Skip to content

dicas técnicas

ondas
blue hour fotografia

Blue hour fotografia: conheça essa tendência!

12 de agosto de 2022

As diferentes estações do ano podem nos proporcionar luzes naturais incríveis a serem registradas. Assim também é com a Blue Hour ou Hora Azul, aquele instante que está entre o fim da noite e início do dia.

Caso tenha se cansado de fotos Golden Hour e quer se diferenciar na fotografia, descubra sobre a tendência Blue Hour e tenha imagens igualmente incríveis, feitas antes do nascer ou depois do pôr do sol. Quer saber como? Então, continue a leitura!

O que é fotografia Blue Hour?

A Blue Hour é aquele momento de transição da noite para o dia (ou vice-versa). O sol não está totalmente em aparição, mas o céu também não está totalmente escuro, deixando um tom azulado, com misturas alaranjadas refletidas do sol.

Esse momento também pode render imagens tendências, aquelas que são a cara de um feed lindo, mas com uma diferença: elas são perfeitas para paisagem, não muito para fotografar pessoas. Se você quer dar uma diversificada sem fugir das fotografias legais, pode apostar em Blue Hour para suas próximas imagens de horizonte, mares ou, até mesmo, objetos.

Quais suas características?

Enquanto a Golden Hour tem como cor predominante o laranja, a Blue Hour trabalha com tons azulados como enfoque. Ela se dá quando o céu está em transição, não totalmente escuro da noite, mas ainda não tão claro do dia. Oferece a sensação de uma mistura de tons magenta com rosa, dependendo da composição das nuvens.

Basicamente, a Blue Hour antecede a Golden Hour no turno da manhã, ou vem depois dela, se você preferir fotografar no final do dia. Ela não é tão falada, mas se mostra igualmente importante para quem quer se aperfeiçoar na fotografia.

Por que fazer fotografia Blue Hour?

Por ser um momento pouco explorado, essa pode ser uma ótima tendência para quem busca se diferenciar na hora de fotografar, tendo como objetivo imagens com tons mais suaves. A Hora Azul ilumina o horizonte de maneira uniforme, trazendo aspectos opostos das imagens habituais, cheias de sombras ou destaques.

Além disso, você pode ter uma fotografia diferente da outra sempre. Afinal, nem todos os dias são iguais, tendo uns mais nublados e outros mais claros, mas ainda assim, com suas cores azuis predominantes.

Quem consegue uma boa imagem da Blue Hour deve apreciar e realmente se apaixonar. É preciso ser rápido para captar o momento perfeito, levando em consideração que ele passa quase de forma acelerada.

Como fazer ótimas fotografias Blue Hour?

Já sabemos que é um curto período do dia em que ela acontece, e você terá menos tempo para aperfeiçoar as imagens. Portanto, trouxemos algumas dicas essenciais para captar esse momento perfeito para garantir uma boa foto no feed. Confira, agora, como aproveitar essa tendência.

Planejamento prévio

Diferentemente da Golden Hour, em que você tem mais tempo para acertos e erros, a Blue Hour é muito mais rápida. Então, o planejamento é essencial e, dentro disso, a previsão do tempo precisa se encaixar.

Prefira fotografar em dias limpos. Como nem sempre é possível, certifique-se de que as nuvens não tomarão todo espaço do cenário, pois assim, vai garantir que o céu seja o instrumento de cores.

Outra questão, aqui, é ter em mente o que será registrado, estudar os enquadramentos, pensar na composição certa a partir da posição a ficar. Para isso, você pode apenas observar por alguns dias o local.

Fique em diferentes ambientes e veja de que forma a luz reflete, com o objetivo de decidir em que ponto terá mais sucesso na captação. Além disso, deixe câmera, tripé e demais acessórios montados antes da hora azul, para quando o ponto perfeito chegar, você apenas clicar.

Use ajustes manuais

Para garantir a melhor luz possível, você vai precisar contar com os ajustes manuais da câmera. Lembre-se de que nesse período, a presença de luz natural é pouca, e controlar as configurações de exposição deve ficar por sua conta.

Além da presença de luz, os ajustes manuais vão ajudar a controlar granulação, foco, velocidade e ISO, para o melhor cenário possível. Portanto, ter um ISO mais alto e velocidade do obturador mais lenta vai proporcionar melhores experiências, que só serão possíveis com regulagem manual.

Tenha um tripé

O uso do tripé é essencial na Blue Hour, por conta da sua pouca luz do período. Ele vai ajudar a garantir fotografias mais nítidas. Além disso, ajuda com os ajustes manuais que foram feitos previamente e longas exposições, se for o caso.

Trabalhe rapidamente

Como foi mencionado, a Hora Azul dura bem menos que a Golden Hour, e você precisa ter rapidez e agilidade para aproveitar. Deixar os ajustes pré-configurados e saber como modificar de forma imediata vai ajudar nos cliques perfeitos e, principalmente, a não perder o ponto certo.

Use a criatividade

É possível captar imagens da Blue Hour em diferentes cenários, seja na praia, com reflexos do horizonte ao mar, seja na cidade, no dia a dia e, ainda assim, ter ótimas recordações. A exemplo disso e, como nem sempre é possível estar na praia, você pode apostar em luzes da cidade para transformar a sua Hora Azul.

Seus reflexos em prédios espelhados podem trazer um destaque especial, mesclando cores quentes e frias na mesma imagem. Apostar na criatividade, principalmente, falando de iluminação na fotografia, vai destacar ainda mais a sua identidade na imagem.

Aposte na pós-produção

É possível garantir boas imagens da Hora Azul apenas com a câmera e os ajustes certos, mas usar a edição pode acrescentar o destaque perfeito para a sua foto. Você pode contar com a pós-produção para reduzir ruídos, aumentar contraste ou, até mesmo, transformá-las em algo mais artístico, deixando a criatividade fluir nessa hora.

Essa dica apenas não pode ser usada para quando estiver usando câmera que revela foto na hora, justamente, por conta da sua instantaneidade.

A Blue Hour é essencial para quem busca criatividade, pois é preciso ter rapidez e intensidade, a fim de garantir a imagem perfeita. Ela também pode ajudar você a se diferenciar. Enquanto muitos buscam a hora de ouro perfeita, é possível se destacar com breves momentos antes ou depois da mais desejada.

Ficou com alguma dúvida sobre a Hora Azul? Deixe um comentário aqui para ajudarmos a ter fotos lindas desse instante.

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top