Skip to content

dicas técnicas

ondas
foto que revela na hora

8 mitos e verdades sobre foto que revela na hora

27 de dezembro de 2021

A foto que revela na hora é uma tendência que voltou com tudo! Afinal, ela eterniza momentos especiais de forma rápida e com um registro material, palpável, revelado instantaneamente. Assim, é só você fazer o clique daquele encontro com os amigos e chacoalhar a foto: está lá o seu registro pronto para enfeitar a porta da geladeira.

Mas, espera aí: será que é mesmo necessário chacoalhar a foto como a gente vê nos filmes? Essa e outras dúvidas ainda são muito comuns. E é justamente por isso que preparamos este post! Continue a leitura e confira os 8 principais mitos e verdades sobre as fotos Instax!

1. “É preciso chacoalhar as fotos após tirá-las”

Mito! Essa resposta é uma surpresa, não é? A gente sempre vê no cinema, mas não é necessário chacoalhar a foto. Os filmes da máquina fotográfica instantânea contêm um composto químico que revela a imagem capturada, independentemente do que você faça.

Ou seja, mesmo que deixe o registro parado sobre uma mesa depois do clique, ela aparecerá em poucos minutos. Aliás, chacoalhar a foto instantânea da Instax pode até ser ruim, viu? Como a revelação depende de processos químicos, agitar o filme da Instax pode fazer com que os compostos sejam mal distribuídos. Assim, o resultado acaba prejudicado.

2. “A revelação demora para ficar pronta”

Mito! Como já adiantamos no tópico anterior, a revelação é rápida: dura de 3 a 5 minutos. Senão, não estaríamos falando de uma máquina fotográfica instantânea, concorda? O que pode acelerar ou atrasar esse processo é a temperatura. Em dias mais quentes, a revelação total é um pouco mais rápida.

Mas nada de colocar a foto próxima ao fogo para ver logo o resultado, hein? Um bom truque é dispor o filme entre as palmas abertas da mão: uma por cima e uma por baixo. O calor do corpo já é o suficiente para acelerar um pouco o processo.

3. “As fotos que revelam na hora podem sumir com o tempo”

Verdade! A foto instantânea é duradoura, mas ela pode desaparecer com o tempo, caso não sejam tomados os cuidados corretos de armazenamento. E o principal é mantê-la longe de ambientes muito iluminados ou úmidos.

Se você colocar a fotografia instantânea em um álbum ou em um porta-retratos dentro de casa, não terá problemas. Agora, se ela ficar exposta à luz solar direta, o filme pode esbranquiçar no médio ou longo prazo.

Então, se usar os registros para montar um varal decorado com a Instax em um ambiente muito iluminado, por exemplo, vale a pena trocar as fotos de vez em quando. Além disso, é preciso tomar cuidado no próprio processo do clique: se usar filmes vencidos, é claro que você não terá o mesmo resultado em termos de durabilidade ou qualidade de imagem.

4. “A qualidade e resolução das fotos reveladas na hora não são boas”

Mito! É claro que a foto que revela na hora não terá a resolução dos cliques feitos no smartphone, isto é, a nitidez de uma imagem digital. Como a revelação se dá por meio de processos químicos e mecanismos analógicos, a fotografia instantânea tem um pouco mais de saturação.

Mas é aí que está o charme, concorda? Os registros ficam com aquele ar retrô e nostálgico, que é uma graça!

5. “Os filmes Instax têm data de validade”

Verdade! Os filmes Instax têm validade de dois anos a partir da data de fabricação. Esse prazo sempre estará descrito na tampa: dia, mês e ano. Caso você use filmes vencidos, a qualidade da foto ficará prejudicada. Elas ficam com um aspecto de “lavadas”, com cores mais opacas.

Porém, em dois anos dá para tirar muita foto instantânea, não é? Dificilmente esse prazo será um problema ou você perderá filmes por vencerem.

6. “Não pode abrir o compartimento do pack após colocá-lo na câmera”

Verdade! Se você comprar um pack novo, abrir, colocar dentro da câmera e depois ficar morrendo de vontade de ver como ele está lá dentro, muito cuidado! Depois de expelir a primeira película preta, o filme pode estragar caso você abra o compartimento do pack.

Isso porque o filme virgem é muito sensível à luz. Lembre-se de que toda a tecnologia por trás da foto instantânea tem a ver com compostos químicos, e eles podem sofrer reações. Aquela película preta que sai ao tirar o primeiro clique serve, justamente, para proteger os filmes da luminosidade.

Então, o ideal é usá-los até que você tenha os packs vazios. Se precisar muito — mas muito mesmo — abrir o compartimento, é importante fazer isso em um ambiente totalmente escuro. Porém, isso dificilmente será necessário: quando o filme emperra, por exemplo, é hora de trocar a pilha da câmera, não de abrir o compartimento.

7. “É preciso guardar o filme no congelador”

Mito! A não ser que onde você mora faça um calor inacreditável, basta manter o filme em temperatura ambiente. Mesmo que seja necessário procurar um local mais fresco para guardá-lo, certamente, não será necessário colocá-lo no congelador. 

Agora, como você já sabe que os filmes são sensíveis à temperatura, uma dica importante é não guardá-los em locais que possam aquecer, como em uma gaveta no meio de roupas. Nesse caso, pode acontecer de o calor queimar o seu filme, literalmente.

8. “Não pode cortar ou furar a foto”

Verdade! Como a foto instantânea é muito usada para decorar presentes, álbuns, paredes etc., surge a dúvida sobre o que pode ou não ser feito nela. Anote aí: desenhar ou escrever em cima da foto, usar fita adesiva, carimbos ou prendedores está liberado.

Agora, cortar, grampear, rasgar ou furar a foto, não! Esse tipo de intervenção na estrutura do filme pode estragar a imagem. Afinal, as moléculas podem ser machucadas, prejudicando as ligações químicas que fazem a revelação dar certo.

Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre a foto que revela na hora? Então, você já pode entrar para o time dos Instaxlovers sem medo. Tudo isso com a vantagem de usar os registros para estilizar presentes, decorar a casa, fazer um scrapbook e muitas outras ideias criativas!

Aproveitando a deixa, leia nosso post com um passo a passo para fazer um porta-retratos feito com caixinhas para suas fotos Instax!

Tags TAGS:

1 Comment

  1. Narcio em 1 de outubro de 2022 às 05:27

    Simples mas objetivo. Ajuda bastante

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top