Skip to content

dicas técnicas

ondas
fotografia impecável

8 filmes com fotografia impecável que você deveria assistir

31 de março de 2022

Já viu ou ouviu algum crítico ou canal de entretenimento audiovisual comentando que um filme tem fotografia impecável, mas ficou em dúvidas do que isso se trata exatamente? Pois você não é a primeira pessoa a passar por isso!

Muita gente desconhece o que significa esse termo e o porquê ele é usado com tanta frequência. Inclusive, é uma das categorias de grandes premiações cinematográficas, como o Globo de Ouro e o Oscar. Porém, isso muda hoje, viu?

Neste post, você ficará por dentro desse assunto. De quebra, ainda vai conferir uma lista especial de longas que, além de um ótimo roteiro, encantam os olhos como poucos. Pegue papel e caneta e anote as sugestões!

O que significa a fotografia de um filme?

Quando falamos da fotografia de filme (também pode ser de um clipe musical, uma série, uma novela etc.), estamos nos referindo ao visual dele, o que serve para contextualizar, apresentar e incrementar a história que é contada. Um exemplo que deixa isso bem claro são os clássicos filmes de faroeste, que têm uma estética bastante conhecida no cinema.

Isso ajuda a construir a narrativa deles, de forma a manter a verossimilhança com esse período histórico e a torná-lo mais realista. Muitas vezes, os elementos visuais presentes na cena, até mesmo, nos transportam para esse mundo de faz de conta.

É o caso das locações no deserto, as gravações do clima árido, a composição dos cenários, assim como os registros históricos, a iluminação mais puxada para tons amarelados/alaranjados, o percurso ágil que a câmera assume nos famosos embates armados entre os cowboys etc.

Não é para menos que esse aspecto dos filmes é constantemente avaliado e premiado, não só pelas agremiações internacionais que citamos no início do texto, mas também, por grandes festivais (como o de Cannes e o Internacional de Berlim) e sites de críticas (como o Metacritic e o Rotten Tomatoes), especializados em produção cinematográfica.

Quais produções têm uma fotografia impecável?

Agora que já sabe o que representa a fotografia de um filme, é hora de conferir algumas produções que mostram como a construção das imagens nessas produções é crucial para nos levar a viver uma imersão na história de cada obra.

1. A Favorita

O primeiro da nossa lista é o filme A Favorita. Enquanto acompanhamos a história da excêntrica rainha Ana e a disputa de poder de Abigail e Sarah para ver quem cai nas graças dela, somos presentados por uma fotografia incrível.

Isso porque ela retrata com fidelidade a Inglaterra do século XVIII e o contraste da vida no palácio real: centro do luxo e da riqueza, mas, ao mesmo tempo, um lugar vazio.

2. O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno, por sua vez, brinca com a fotografia fantasiosa, que ora explora locações inquietantes e ligadas à natureza, ora ambientações sombrias e assustadoras. Tudo isso para apresentar a vida de Ofélia, uma criança que, ao encontrar uma criatura mágica, embarca em uma aventura para se tornar imortal em um período de guerras que assolam a Espanha.

3. Avatar

Não dá para falar de fotografia impecável e não citar Avatar, concorda? Afinal, o longa, que é ganhador do Oscar nesse quesito, nos apresenta a um mundo novo, onde habitam criaturas especiais responsáveis por garantir a vida humana fora da Terra. A produção é um verdadeiro deleite, com cada cenário e personagem sendo uma experiência visual única.

4. As Aventuras de Pi

Assim como nos outros longas já citados, a fotografia não decepciona em As Aventuras de Pi, com takes de tirar o fôlego do mar e do céu aberto. Prova disso é que ela é peça-chave na narrativa para mostrar como o jovem Pi, que dá nome à produção, se vê solitário e sem escapatória, após um desastre em alto-mar que o deixa na companhia de um tigre.

5. Gravidade

Por sua vez, Gravidade traz uma história de dois astronautas que tentam sobreviver no espaço após problemas que ocorrem na operação deles. Para nos fazer ter uma imersão na seriedade do problema deles e dos riscos que os dois correm, a direção do filme usa e abusa de recursos visuais que trazem à tona o velho comparativo de como somos pequenos diante da imensidão do universo.

6. Birdman

Birdman, que conta a história de um homem que fez sucesso na indústria cinematográfica, e agora está com a carreira por um fio, também mostra como a estética visual de um longa é crucial para um bom filme. Isso porque os elementos que compõem cada cena ajudam a passar a profundidade dos sentimentos do personagem, à medida que ele enfrenta a decadência iminente.

7. La La Land

Outro filme que deve estar aqui é La La Land — sim, aquele ficou bastante falado no feed do Instagram e outras mídias sociais por conta de toda a confusão sobre a categoria de melhor produção na edição de 2017 do Oscar (mas essa é uma história para outra hora!).

Afinal, a fotografia dele é um espetáculo à parte, pois mostra o desenvolvimento do romance entre Mia e Sebastian enquanto eles exploram ambientes e espaços ao ar livre em Los Angeles, que se encaixam com a evolução do amor deles e dos obstáculos que os dois encontram.

8. O Grande Hotel Budapeste

Por fim, temos O Grande Hotel Budapeste, que nos apresenta visualmente várias narrativas de pessoas contadas por meio das recordações de Gustave. Para tanto, é a fotografia impecável que ajuda a entender a origem e a realidade de cada indivíduo, e como todos esses personagens se cruzam no hotel mais famoso do velho continente.

Como ficou claro no post, ter uma fotografia impecável não é algo opcional no mundo do cinema. Afinal, além de um recurso fundamental para a qualidade do longa, é uma ferramenta que contribui para a narrativa e a evolução dos personagens. Portanto, vale a pena dar atenção a esse detalhe ao assistir novas produções. Sua experiência com os filmes vai ser ainda mais proveitosa, interessante e inspiradora!

Gosta de conteúdos como este? Então, siga nossa página no Facebook, pois assim você não perde nenhuma publicação sobre cinema, fotografia, moda, viagens, estilo, tendências das redes sociais e muito mais!

Tags TAGS:

1 Comment

  1. Aaron Dominguez em 2 de dezembro de 2022 às 18:26

    Site incrível ! mau posso esperar pelo próximo post, obrigado.

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top