Skip to content

dicas técnicas

ondas

5 dicas de como aproveitar sua câmera Instax Mini 9

22 de junho de 2022

Sempre que você decide investir em um novo equipamento, como uma câmera fotográfica, é importante conhecer as suas especificidades antes de concluir a aquisição. Isso vai permitir que você faça um bom uso dele, além de ter certeza de que é mesmo a opção mais indicada para a sua demanda.

Pensando nisso, vamos ajudar você a entender melhor como aproveitar a Instax Mini 9 ao máximo, com todas as suas funcionalidades e recursos, topa? Então, está na hora de começar a nossa jornada. Aproveite!

1. Use o modo selfie

Tirar fotos com a galera é mesmo uma das partes mais divertidas de ter uma câmera instantânea à mão. Por isso, não dá para perder o timing tentando acertar o enquadramento de todo mundo, né? Então, a Instax foi pensada com a solução ideal.

Ao optar por uma Instax Mini 9, você tem o diferencial do recurso de selfie à sua disposição. Trata-se de um pequeno espaço espelhado na frente do equipamento, logo ao lado da lente, que serve justamente para acompanhar se todas as pessoas ou toda a imagem que você quer captar estão devidamente enquadradas.

Como você não tem como acompanhar a foto no visor da câmera, como ocorre no seu celular, por exemplo, esse se torna um recurso ainda mais relevante. Assim, é possível aproveitar para clicar os melhores momentos sem perder tempo, e ainda revelar as imagens na mesma hora.

2. Evite fotos contra o sol

Se você não quer aquelas fotos com a iluminação estourada, ou mesmo com o excesso de projeção de sombra sobre alguns aspectos, é melhor evitar as fotos contra o sol com a sua Instax Mini 9. Como você já viu, essa é uma câmera bastante peculiar e com um monte de pontos positivos, mas imagens contra a luz não favorecem nenhum equipamento.

Para garantir uma boa captura, é importante que você tenha uma iluminação adequada no ambiente. Além disso, existem vários recursos na própria câmera que ajudam a ajustar essa questão na hora de fotografar.

Mas, ainda assim, é importante não forçar a amizade, e sempre posicionar a sua câmera de modo que ela não fique de frente para o sol. Inclusive, essa é uma dica que serve também para aumentar a durabilidade de qualquer outro equipamento fotográfico que você tenha, está bem?

3. Controle a luminosidade

A Instax Mini 9 tem um recurso interessante de controle de luminosidade. Ele é muito útil para ajustar a qualidade da foto em relação à quantidade de luz que entra no dispositivo. A própria câmera faz uma leitura das condições de iluminação do ambiente e proporciona quatro opções diferentes de controle:

  • casa;
  • nuvem;
  • sol;
  • sol forte.

Assim, quando você ligar a câmera, uma luzinha vai se acender na cena recomendada, de acordo com os sensores da câmera. A partir daí, você tem a opção de aceitar a sugestão ou selecionar outro modo de sua preferência.

Ainda tem o recurso do modo High Key. Quando a configuração da câmera está selecionando essa opção, as fotos são impressas de uma maneira mais suave, dando um efeito todo especial e retrô no resultado final da imagem, uma alternativa cheia de estilo.

4. Use filmes válidos

Existe um pack de filmes pensado exclusivamente para os equipamentos da Fujifilm. Eles são projetados para que a câmera consiga alcançar seu máximo desempenho e revele fotos de qualidade, com características únicas, diferenciadas.

Quando você coloca filmes de outra qualidade no equipamento, além de correr o risco de danificá-lo, pode ainda não obter o funcionamento que espera. Cada filme é pensado com uma tecnologia com certas particularidades, e os materiais das Instax Mini são produzidos para otimizar o desempenho da câmera.

Então, você pode tem a opção dos filmes:

  • branco clássico;
  • monochrome;
  • rainbow;
  • black;
  • sky blue;
  • pink lemonade;
  • comic;
  • macaron.

Os filmes têm o tamanho de 54 mm de largura por 86 mm de altura. São 2,13 polegadas por 3,39. Nesse formato, as fotos são impressas com as dimensões de 46 mm x 62 mm, ou 1,81 x 2,44 polegadas. Cada embalagem conta com 10 impressões de imagem.

5. Pesquise sobre as funcionalidades

A Instax Mini 9 é uma câmera para fotografia instantânea, ou seja, ela revela na hora as suas imagens. Esse é o seu principal atrativo, visto que a maioria das câmeras não tem essa funcionalidade. Por isso, é importante saber que a sua principal finalidade, como câmera instantânea, é fazer com que você tenha acesso rápido, imediato, à foto que foi tirada.

Além disso, as capturas seguem um estilo muito característico, com uma pegada quase retrô, que é essa suavização das bordas das imagens, fazendo com que a fotografia pareça antiga.

Se você não conhece essa funcionalidade, pode ser que confunda isso com um ponto fraco do equipamento, quando, justamente, trata-se de um diferencial importante. Portanto, se você quer fotos com um estilo diferente e autêntico, a Instax Mini 9 é uma ótima alternativa.

Escolher a câmera ideal nem sempre é uma tarefa fácil. O caminho mais certo para fazer isso é avaliar quais são as suas necessidades e expectativas sobre o equipamento. Se você quer uma câmera para fotos profissionais, talvez a melhor opção não seja a Instax Mini, mas se você procura por diversão, então, você tem muito mais vantagens nela.

Além disso, você ainda pode escolher o modelo que mais se adéqua à sua personalidade e ao seu estilo. A Instax Mini 9 tem um design todo arredondado, conta com várias cores diferentes e ainda pode ser usada com alguns acessórios. Você personaliza sua câmera do seu jeito.

Se você gosta de dar aquele close e aproximar as imagens, ainda é possível usar um acessório: a lente close-up. Ela permite que você tire fotos com até 35 centímetros de distância do objeto, aumentando consideravelmente os detalhes da captura.

Viu como as nossas dicas podem ajudar você a aproveitar melhor a sua Instax Mini 9? Aproveita para segui-las e tire o melhor proveito do seu equipamento!

Se você curtiu tudo isso que viu até aqui, é melhor não perder tempo, nem continuar com dúvidas. Converse com a gente e saiba muito mais sobre a Instax Mini 9!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top