Skip to content

dicas técnicas

ondas

Entenda a importância da maquiagem HD para fotografia

20 de julho de 2022

Quando você vê uma superprodução em fotografia, logo consegue perceber aquela make incrível que valoriza os traços da pessoa retratada, não é mesmo? Na verdade, muitos deixam esse detalhe passar despercebido, mas ele faz toda diferença no resultado das capturas, especialmente, quando se trata de uma maquiagem HD.

Se você não sabe muito bem como diferenciar esse trabalho ou não tem clareza sobre a importância desse tipo de maquiagem na fotografia, chegou a hora de entender mais sobre o assunto. Então, prepare-se, porque nós preparamos tudo o que você precisa para aprender sobre o tema. Vamos lá?

Qual é a relação entre maquiagem e fotografia?

Seja na fotografia de um filme, seja em uma imagem estática, é muito importante que a pessoa que atua como modelo esteja bonita, de um jeito natural. É claro que essa captura depende muito do tipo de equipamento utilizado e do talento do profissional de fotografia, mas também, da maquiagem que é feita.

Hoje em dia, os equipamentos fotográficos estão cada vez mais avançados e capazes de pegar uma quantidade absurda de detalhes, incluindo as imperfeições da pele, como marcas, cicatrizes, eventuais espinhas, e assim por diante. Como é sabido há algum tempo, a maquiagem é uma grande aliada para disfarçar esses contratempos.

Acontece que, com a definição das imagens, até mesmo a maquiagem começou a se tornar mais visível. Isso foi se transformando em um problema tão incômodo, a ponto de ter sido criado um recurso exclusivo para solucionar o caso — as maquiagens de alta definição.

Com elas, além de ressaltar naturalmente os traços mais bonitos do rosto do modelo, o artista e maquiador ainda consegue disfarçar os principais indícios de que a pessoa está, de fato, maquiada. Isso é útil para ensaios mais espontâneos, mas também, para filmes.

Como funciona a maquiagem HD?

A maquiagem HD é aquela que é feita com a tecnologia de alta definição — High Definition. É o mesmo recurso utilizado na TV, por exemplo, responsável por tornar uma imagem simples muito mais nítida. Isso é feito por meio do aumento do detalhamento das imagens e, no caso da fotografia, do disfarce das imperfeições.

Então, quando capturadas por esses equipamentos que salientam tudo, é importante que as pessoas estejam impecáveis nas gravações. Assim, o trabalho de um maquiador HD é, justamente, tirar todo e qualquer sinal que possa ficar gritante na fotografia.

O processo todo é desenvolvido com micropigmentos fotocromáticos, que melhoram a qualidade do aspecto da pele, sem aparecer nas filmagens ou fotografias em HD. Para isso, as coberturas devem ser superleves e até fáceis de ser aplicadas.

Outro efeito bacana é que elas reagem de uma forma diferente à luz. Quando em contato com a iluminação, esse tipo de maquiagem cria um “efeito-perfeição” na pele, sem aquela famosa expressão dura e sobrecarregada de maquiagem.

Portanto, os produtos de qualidade HD — o que inclui o primer, a base, o corretivo, o pó e o blush —, escondem quaisquer saliências e marcas que estejam sobre a pele indicando imperfeições. Ao mesmo tempo, criam uma cobertura com um aspecto bem natural, com rápida absorção e um efeito seco, deixando a pele uniforme.

Outro ponto positivo é que essa maquiagem é bastante duradoura, mais do que a comum. Ela se adapta a todos os tipos de pele, integrando-se às células, refletindo adequadamente à luz e eliminando aquele efeito refletor da pele nos flashes mais fortes.

O que é maquiagem 4K?

Se a maquiagem HD é boa, a 4K é uma versão melhorada daquilo que já tinha tudo para ser ótimo. Ela é ultra HD, uma tecnologia ainda mais avançada, que serve justamente para os trabalhos mais difíceis, como fotografias com superzoom e aproximações de cinema, com superfoco.

O efeito, nesse caso, é realmente impecável. O resultado é uma maquiagem praticamente invisível a olho nu, o que cria a impressão de que a pele é homogênea e perfeita. Além disso, ao mesmo tempo em que esses efeitos são provocados, a maquiagem ainda adere à pele, aumentando a sua durabilidade e provocando sua hidratação.

Os produtos vêm com componentes que diminuem o aspecto oleoso, principalmente, do rosto, e ainda dão luminosidade às áreas certas, salientando os traços naturais do modelo ou ator, por exemplo. Tudo isso sem causar qualquer excesso.

No fim, podemos perceber quase uma segunda camada de pele, melhorada e mais saudável, que parece mesmo de verdade. Não fica nenhum indício de pó, base, corretivo ou qualquer outro componente que, normalmente, é percebido em uma maquiagem normal.

Em quais produtos de maquiagem investir para fotografia?

A fotografia, geralmente, não é tão detalhista quanto um superfoco de filme, por exemplo. Por isso, dependendo da distância que você costuma aproximar o modelo, uma maquiagem HD pode muito bem resolver todas as suas demandas.

Ela vai fazer com que você disfarce perfeitamente os sinais da pele, evitando aquela pincelada excessiva de edição na foto depois de pronta. Assim, o resultado final do ensaio fica muito mais natural e espontâneo, aproximando a imagem da realidade do dia a dia.

Para isso, é importante contar com os produtos adequados. Então, não se esqueça de pesquisar antes sobre cada linha indicada de acordo com a sua lente, câmera e, até mesmo, o estilo da sessão fotográfica que você está prestes a fazer. Algumas aceitam mais maquiagem, outras, menos.

Além disso, nunca escolha seus produtos com base no preço. As maquiagens mais baratas costumam dar mais trabalho, exigir mais retoques durante o ensaio e mais edição depois dele. Se for preciso, procure um especialista ou a indicação de outros profissionais que já utilizam esse tipo de produto.

Lembre-se, também, de dar preferência aos produtos opacos, que vão retirar todo o excesso de brilho e de reflexo que o flash ou as luzes podem causar. Até mesmo os lápis usados precisam ter um aspecto muito mais suave do que brilhoso.

Quando o modelo é colocado em um ambiente ou sob uma luz específica, a intenção é que a maquiagem se adeque à iluminação, e não que a reflita. Por isso, a opacidade tem um papel tão importante no caso da fotografia.

Agora, você já sabe tudo o que precisa para tirar o melhor proveito da maquiagem HD e 4K e surpreender seus clientes na hora do ensaio. Não se esqueça de que quanto mais realista e natural você quer que seja o resultado, mais fina e precisa deve ser a maquiagem.

Se você curtiu as nossas dicas, lembre-se de compartilhar este post nas suas redes sociais!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top