Skip to content

DIY

ondas

8 dicas de como organizar fotografias impressas de forma correta

06 de julho de 2022

É realmente muito legal ter as nossas fotos impressas, ao alcance dos olhos e das mãos a qualquer momento, não é verdade? Embora o formato digital seja prático e um tanto mais comum, a emoção de poder tocar nos registros é muito maior.

Para que elas durem mais tempo, é preciso saber como organizar fotografias impressas para conservar mais o material. Se você não tem nem ideia de como fazer isso, não precisa se preocupar.

Neste post, a gente trouxe 8 dicas que vão ajudar você a organizar, fazer a manutenção e conservar as suas fotos como novas por muito mais tempo. Então, que tal conferir logo? Aproveite!

1. Escolha um local adequado

É verdade que as suas fotos podem estar espalhadas pela casa toda. Mas, convenhamos: encher todos os cômodos com fotografia pode deixar os ambientes visualmente poluídos, além de dar a sensação de bagunça. Nesse caos, fica difícil dar destaque aos registros mais especiais e tocantes.

Por isso, é fundamental escolher um local adequado, onde você possa concentrar suas fotos. Pense em um cantinho expositivo, com um varal. Ou então, uma estante cheia de porta-retratos. Cole-as em uma parede de fotos, se preferir. O importante é que tudo fique organizado.

2. Monte uma linha cronológica

Já pensou em montar uma linha cronológica com as suas fotos? Essa ideia não é tão usual, o que a torna ainda mais interessante para fazer na sua casa. Você pode usar as paredes do seu quarto como tela e fazer realmente uma linha.

Nela, basta distribuir as datas marcantes da sua história e anexar as fotos que você tem para ilustrar cada momento. Isso é ótimo para relembrar quais foram as pessoas mais importantes da sua vida em cada uma das suas fases.

3. Destaque fotos espontâneas

Com as selfies, as fotos espontâneas estão perdendo um pouco de espaço entre os cliques, não acha? Fazer caras e bocas destaca nossa beleza e nos deixa com a autoestima lá em cima. Mas, na hora de revirar as fotos antigas, o que aquece o coração, de verdade, são aquelas imagens em que a gente nem se preparou.

Por isso, não deixe de lado esses momentos tão especiais em que você só estava agindo “ao natural”, sem filtros ou poses ensaiadas. Essa é sua verdadeira face, e essa sua versão merece ficar em evidência. Portanto, você pode usar essas fotografias de forma mais centralizada, ou sozinhas em algum outro espaço.

4. Registre quando a data for especial

Quando a gente faz algum registro de um momento especial, acha que aquela data vai ficar marcada para sempre. Mas a verdade é que a nossa vida é recheada de situações únicas, e a nossa memória nem sempre é tão confiável assim.

Por isso, para não esquecer de nenhum dado tão importante, que tal registrá-los na própria foto? Se for em uma instantânea, tem espaço embaixo, mesmo, para escrever. Se não tiver, coloque no verso a data do clique e o nome das pessoas que aparecem na foto.

5. Use os móveis e equipamentos da casa

Os móveis podem ser ótimos quando você pensa em como organizar fotografias impressas. Nós nem estamos falando em utilizá-los para armazenar as caixas cheias de foto, ou os álbuns intermináveis da família dos seus pais e dos seus avós.

Que tal repousar sobre eles alguns porta-retratos com as suas fotos favoritas? Você ainda pode fazer um rodízio com elas, alternando uma vez por mês, por trimestre ou por semestre, por exemplo. Além disso, um rack ou um aparador também pode servir como parte de uma decoração fotográfica, estando abaixo de um varal criativo, que tal?

6. Monte álbuns temáticos

A vida é muito longa para tirar poucas fotos. Nesses casos, a casa também pode acabar se tornando pequena para expor tantos registros. Por isso, nessas horas, é interessante pensar em estratégias para armazenar as fotografias sem estragá-las.

Então, que tal montar alguns álbuns com temas definidos? Você pode começá-los com poucos registros e ir adicionando com o tempo, como:

  • de família;
  • de viagens;
  • de aniversário;
  • de Natal;
  • com os amigos, e assim por diante.

7. Não esqueça de conservar as fotos

Quem já teve a experiência de pegar fotos antigas e não conseguiu distinguir a imagem pela degradação do tempo? Seria uma verdadeira tristeza se as suas fotografias começassem a estragar ao longo dos anos. Então, é importante saber como manusear e armazenar corretamente esses registros.

Até as suas impressões digitais podem danificar as fotos, sabia? Por isso, sempre utilize luvas ao tocar nos papéis e nunca guarde umas sobre as outras. Se quiser garantir a integridade delas, mantenha os arquivos digitais originais ou digitalize as imagens (e faça um backup).

8. Tome cuidado com o sol e a umidade

Esses dois fatores podem destruir as suas fotos. A umidade danifica profundamente o papel e os reagentes químicos da foto, afinal, contribui para a proliferação de bactérias e outros microrganismos sobre ela. Então, sempre deixe-as em locais arejados e, principalmente, secos.

Além disso, evite a luz do sol e as altas temperaturas a todo custo. Pode parecer que não, mas a iluminação do sol também altera a imagem, suas cores e balanços. Então, se tiver dúvidas, sempre pense que quanto menos luz de sol a foto pegar, melhor.

Nossas fotos são registros de recortes da nossa vida que nunca mais voltarão. Por isso, é importante mantê-las bem conservadas, já que não se pode voltar no tempo, muito menos, fotografar cenas que só existirão na nossa memória afetiva, não é mesmo?

Agora, com as dicas, você já sabe como tirar o melhor proveito desses registros e garantir que eles continuem com você por um bom tempo. Então, nada de preguiça e comece a colocar os insights em prática para ontem, no bom e velho estilo “faça você mesmo”.

Se você gostou do que viu por aqui sobre como organizar fotografias impressas e manter esses momentos por mais tempo, não guarde essas informações só para você. Compartilhe este post em suas redes sociais!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top