Skip to content

DIY

ondas
decoração das paredes

10 maneiras de usar fotografia na decoração das paredes

05 de agosto de 2022

Já pensou em fazer a decoração das paredes da sua casa usando fotografia? Decorar o ambiente do seu lar com objetos pessoais é uma ótima forma de manifestar o seu estilo e personalidade. Logo, uma das fórmulas mais usadas hoje em dia é decorar a casa com fotos que ilustram momentos inesquecíveis.

Além dos tradicionais porta-retratos, que tal arriscar em decorar as paredes da sua casa formando um mural inspirador e criativo? Antes disso, você deve escolher em que lugar você planeja instalar seu mural de fotos.

Dê prioridade a locais amplos e visíveis, como na parede do seu home office, por cima da cama ou nos corredores, por exemplo. Portanto, para te ajudar, preparamos as 10 melhores dicas de como usar fotos na decoração das paredes. Continue a leitura com a gente até o fim!

Como usar fotos na decoração das paredes?

Antes de tudo, devemos dizer que não há uma regra específica para fazer uma decoração de paredes com fotografias. Na verdade, existem várias dicas que podem te ajudar a criar o ambiente que mais combina com você. Sabendo disso, veja a seguir tendências valiosas para fazer decoração de paredes usando fotos!

1. Quadro fotográfico

A primeira dica é a mais clássica de todas: o painel de fotos. São aqueles grandes quadros que tem diversas divisórias para colocar fotos. A vantagem desse estilo de decoração é que ele é bem simples de fazer e não exige tanto trabalho do decorador.

Você pode escolher um quadro ou, caso queira que sua decoração fique mais bonita ainda, é possível combinar dois ou três quadros que tenham o mesmo tamanho. E assim ocupar os espaços com vários tipos de fotografias. Nesses espaços, escolha as suas melhores lembranças para a exibição. Fotografias de família é uma ótima ideia.

2. Varal fotográfico

Caso você planeje fazer a decoração de fotos em um ambiente mais romântico, ou até mesmo no seu quarto, uma excelente ideia é colocar um varal fotográfico com as lembranças mais importantes para você.

A montagem é bem simples de fazer. Com uma linha, barbante ou que você achar melhor, faça pequenos varais na sua parede. Use pregadores pequenos e coloridos (você pode encontrar em papelarias) e escolha suas fotos, depois pregue as fotos no varal.

Se você preferir pode colocar na mesma parede dois ou mais varais de fotos. Montando um em cima do outro e transformando o espaço da forma que achar melhor.

3. Estilo pôster

Se a decoração da sua casa tem um ambiente mais moderno, contemporâneo e cheio de atitude, a melhor opção é montar uma parede de fotografia colada no estilo de pôster, sem vidros ou molduras para cobri-las.

Para isso, imprima as imagens ou faça revelação 20×30, em tamanho grande. Em seguida, com fita adesiva colorida, fixe as imagens na parede, de modo que os detalhes do adesivo fiquem à mostra.

Além disso, é possível combinar fotografias de diversas cores e tamanhos para que a decoração fique ainda mais despojada.

4. Estilo clássico

Caso o seu lar tenha um ambiente mais clássico, uma ótima opção é optar por porta-retratos em formatos ovais ou com molduras em arabescos, o que remete às fotografias mais tradicionais e antigas. Você também pode fazer a mistura de vários estilos e compor uma só parede. Porém, lembre-se que a decoração exige detalhes mais delicados e organizados.

5. Combine e misture

Uma ótima forma de decoração das paredes com fotografias mais ousadas, é a mistura e combinação de diversos formatos de molduras, cores e tamanhos. Portanto, escolha uma parede que tenha um grande espaço para ser aproveitado, evitando locais onde tenham armários ou objetos pendurados.

Depois disso, escolha algumas fotografias e molduras e elabore uma composição. A melhor coisa a se fazer é escolher entre 8 a 12 quadros para as suas fotos. Dessa forma, com todos esses tipos de modelos, a decoração ficará mais descontraída e ousada.

6. Sequência de imagens

Caso você queira uma decoração mais tradicional e séria para usar no seu espaço de trabalho ou escritório, por exemplo, escolha quatro ou cinco fotos sequenciais. Utilize um quadro grande com molduras mais simples e faça uma combinação das fotos na parede.

Você pode fixar os quadros um do lado do outro em sequência, ou optar por um estilo que te agrade. Uma ótima opção que combina bastante com esse estilo é utilizar fotografias em preto e branco, trazendo um ambiente mais sofisticado para a decoração.

7. Estilo rústico

Se o ambiente da sua casa é mais rústico e traz uma esfera mais natural, é possível elaborar um painel de imagens com superfícies de cortiça com diferentes formatos. Em relação à quantidade de quadros, você é quem decide o que é melhor.

A ideia é ter esse local para pregar recados e fotografias de maneira mais descontraída. Outra ideia interessante é você criar o seu mural utilizando rolhas de garrafas. Ficará diferente e personalizado.

8. Painel em formato de cortina

Uma ótima opção de decoração para os ambientes mais descontraídos é você mesmo montar o seu painel de fotos no modelo de uma cortina de fotografias. No entanto, será necessário ter uma placa de madeira. Ela irá segurar os fios da cortina e o barbante colorido na parte superior.

Contudo, amarre os barbantes de modo espaçado na placa de madeira, criando uma cortina, depois pregue as imagens utilizando mini pregadores. Para deixar mais legal, você pode fixar, entre um barbante e outro, alguns fios de luz, o que dará mais elegância para o seu painel.

9. Mural customizado

O mural customizado lembra muito os murais coloridos de metal mais antigos. Só que esse é como se fosse uma versão mais adulta. Além disso, ele pode ser feito por você mesmo.

O mural customizado pode ser montado com varetas de metal ou madeira, em formato de quadro. Porém, é possível montá-lo direto na parede utilizando barbantes coloridos. É só escolher um local na parede e colocar pregos conforme o formato planejado.

Logo após, basta enrolar o formato da teia de acordo com a sua imaginação. Para prender as fotos é possível utilizar clipes e prendedores.

10. Painel magnético

Para concluir, uma dica bem interessante é compor um painel com imãs coloridos e divertidos, que deixam com um ar mais moderno a placa magnética. Existem vários tamanhos e modelos desse painel no mercado. É só escolher! Outra dica demais é fazer decoração com fotos instantâneas.

Por fim, você viu nesse post as 10 principais dicas de como utilizar fotografias na decoração das paredes. São diversas opções, desde ambientes mais clássicos, modernos ou despojados. Ou seja, basta escolher qual é a decoração que mais faz sentido para você e aproveitar.

O que você achou dessas dicas de decoração das paredes com fotografias? Você gostou? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e faça com que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top