Skip to content

DIY

ondas
miniestúdio fotográfico

Miniestúdio fotográfico: saiba como fazer um em sua casa

10 de junho de 2022

Já pensou em ter um miniestúdio fotográfico em casa? Para os apaixonados por esse hobby, sem dúvidas, montá-lo seria uma grande realização.

Afinal, ele é o local perfeito para melhorar as habilidades com o uso da câmera, aprofundar-se em conhecimentos mais técnicos (sobre luz e sombra, por exemplo) e explorar diferentes formas de se fazer registros visuais. E o melhor: tudo isso, sem sair de casa!

A ideia animou você, mas acha que comprá-lo ou criá-lo do zero seria algo supercaro ou inviável, na prática? Continue acompanhando este post para saber como ter o seu miniestúdio sem precisar quebrar a cabeça (ou o bolso) para isso!

Por que ter um miniestúdio fotográfico em casa?

Os motivos variam conforme suas necessidades. Você pode aproveitá-lo para fazer imagens de produtos que requerem enquadramentos, tipos de iluminações e backgrounds específicos para serem mostrados em detalhes. Por exemplo, quando chega aquele recebido em casa (de roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração) e você quer repassar as novidades nas redes sociais, sabe?

Por outro lado, um miniestúdio em casa pode ser a chance perfeita para você montar ensaios fotográficos de objetos (conceituais, fantásticos, inspiracionais etc.), principalmente, se você quer crescer na internet com esse tipo de conteúdo.

Outra possibilidade de um miniestúdio para fotos é quando você quer aprimorar suas habilidades de edição de imagem. Nesse caso, você o adapta para esse fim e produz registros de coisas para manipular em programas como Photoshop, Lightroom, Illustrator e afins.

Como montar um estúdio fotográfico em casa?

Em lojas físicas e virtuais de equipamentos fotográficos, você encontra miniestúdios prontos — inclusive, com jogo de iluminação interna — por preços variados. Caso você opte por um modelo assim, precisará apenas investir em uma boa câmera. Por outro lado, se você quiser montar uma versão caseira com o objetivo de reduzir os custos, saiba que dá para fazer isso sem problemas, viu?

O segredo é montar uma estrutura quadrada, de cerca de 50 x 50 x 50 cm (largura x altura x profundidade), com uma tenda de PVC ou plástico branco. A ideia é que ela simule um cubo. No entanto, lembre-se de deixar aberturas na parte frontal e superior.

Assim, você poderá colocar e tirar objetos do centro dele sem dificuldade. Já para fazer a iluminação do espaço interno do miniestúdio, invista em fitas LED — que podem ou não ser coloridas, fica ao seu critério.

Quais erros não cometer ao montar estúdio em casa?

Evite colocar o seu miniestúdio fotográfico em espaços excessivamente claros ou escuros, pois isso pode afetar a luminosidade das suas fotos e demandar a compra de equipamentos extras para ajustar, controlar e/ou aumentar a iluminação.

Outra dica importante é não deixá-lo em espaços abertos, em que é possível ocorrer exposição direta ao sol, à chuva e a outros eventos climáticos. Isso pode ocasionar desde o desenvolvimento de mofo na estrutura até o aparecimento de manchas amareladas na superfície do miniestúdio.

Gostou de saber como montar um miniestúdio fotográfico? Anote a lista de produtos que você vai precisar, defina a forma como você vai utilizá-lo e, por fim, escolha com atenção o espaço da sua casa onde ele será instalado. A partir daí, é só aproveitá-lo e produzir imagens que vão se destacar tanto no online quanto no offline!

A ideia animou você para ter seu miniestúdio? Então, aproveite para nos seguir no Instagram, YouTube e Facebook e conferir dicas especiais para fazer imagens cada vez mais incríveis!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top