Skip to content

lifestyle

ondas
como comprar na black friday

Como comprar na Black Friday sem arrependimentos!

08 de outubro de 2021

Quando chega o final do ano começam as promoções, mas só comprar um produto em oferta não quer dizer que fizemos um bom negócio, não é mesmo? É preciso saber como comprar na Black Friday para aproveitar as melhores oportunidades e economizar de verdade.

A Black Friday é uma grande campanha de vendas que começou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010. Hoje, acontece tanto em lojas físicas quanto virtuais, trazendo um monte de descontos. Ela é ótima para planejar suas compras de Natal, se dar um presente, renovar o guarda-roupa, trocar a mobília, os eletrônicos e o que mais você quiser!

Mas se não ficar de olho nas campanhas você pode ser vítima de fraudes, e a gente não quer que isso aconteça, né? Então, separamos algumas dicas espertas para você não cair nessas furadas e também conseguir encontrar os melhores preços. Vem com a gente e veja como fazer suas compras desse ano sem se arrepender!

Preze pela sua segurança digital

A primeira das nossas dicas para a Black Friday é sobre a sua segurança digital. Os cibercriminosos estão sempre à espreita, esperando qualquer falha para praticar o roubo de dados. Então, você precisa estar um passo à frente deles para não cair nesse tipo de golpe.

O ideal é sempre analisar a segurança oferecida pelos sites. As melhores plataformas de vendas têm o seu próprio sistema de segurança, que garante uma troca de informações mais sigilosa, evitando a exposição dos dados dos clientes.

Uma das formas de saber se o site está em um ambiente seguro é conferir o endereço dele (URL) que aparece lá na barra do navegador. Quando está tudo certo com a segurança, o nome do site começa com “https”: o “s” do final significa “secure” (seguro, em inglês).

Caso a URL seja apenas “http”, sem o “s”, você pode conferir a segurança vendo se existe um desenho de cadeado logo antes do nome do site. Tem também os selos e certificados de segurança, que geralmente estão no rodapé, no carrinho ou na página de pagamento.

Na hora de criar seu cadastro, use a criatividade para montar senhas fortes. Nada de usar a data de aniversário, hein? Isso é muito óbvio. Capriche mesmo, colocando números, símbolos, letras maiúsculas e tudo mais, para evitar o acesso de pessoas mal-intencionadas. Só não se esqueça de anotar para lembrar dela no futuro!

Outra coisa: nada de pressa na hora de fechar o site, combinado? Faça o logout quando não for mais usar a plataforma, para encerrar a sessão do jeito certo e não deixar nenhuma porta aberta para os criminosos.

Encontre sites confiáveis

Sempre dê preferência para sites conhecidos na hora de fazer as suas compras de Black Friday; ou prefira comprar no espaço virtual das lojas que você já conhece. Melhor ainda, é fazer as compras em lojas oficiais das marcas, para evitar cair no golpe dos sites falsos.

Os criminosos da internet criam páginas falsas de vendas para atrair clientes com preços muito abaixo do mercado. Você se encanta com o valor e nem percebe que é uma enganação, eles ficam com o dinheiro e nunca entregam o produto. Ah, e não tem nem como reclamar porque esses sites saem do ar ou os dados de contato não são verdadeiros.

Por isso, aqui vai uma dica muito importante sobre como comprar na Black Friday sem cair em enganação: veja se o site não é fake. Não é difícil fazer isso, você só precisa observar alguns detalhes, como o https no endereço.

Confira com cuidado tudo que está escrito no link porque às vezes os criminosos trocam algumas letras para confundir os internautas, e o nome do site acaba ficando muito parecido com o oficial. Veja se realmente está escrito certo, fique de olho nessa malandragem.

Também confira se tem um CNPJ e consulte o número no site da Receita Federal. Use e abuse das redes sociais para procurar o perfil dessa loja por lá. Veja se tem e-mail, telefone e faça uma verdadeira investigação entrando em contato para ver se a empresa existe mesmo.

Você também pode pesquisar no site do Reclame Aqui, que é um grande aliado do consumidor. Veja se alguém já fez compras naquele site, se existem reclamações de produtos que não foram entregues e se a empresa deu retorno sobre as reclamações.

Fuja dos golpes

Você já deve ter ouvido a expressão “Black Fraude”, não é? Ela é usada para falar das promoções enganosas e fraudulentas que algumas lojas fazem. Um pouco antes da Black Friday elas colocam o preço lá em cima, e na semana das promoções voltam com o preço normal. Ou seja, não há, de fato, desconto nenhum!

Frustrante, não é mesmo? Afinal, vale a pena comprar na Black Friday por causa dos descontos. Para não cair nessa, um pouco antes da campanha, pesquise o valor dos produtos que você quer. Assim, quando for procurar as promoções, já vai saber quem realmente está oferecendo descontos e aqueles que estão mentindo para você.

Mas tem uma coisa importante. Como diziam nossas avós, quando a esmola é demais, o santo desconfia: os preços muito baixos costumam aparecer em sites fraudulentos, aqueles que não existem. São uma forma de atrair os consumidores desatentos ou que querem levar vantagem demais e não estão acompanhando o valor exato dos produtos no mercado.

Evite comprar por impulso

Preste bastante atenção nesta próxima dica sobre como comprar na Black Friday porque ela é preciosa e talvez você não encontre em qualquer lugar. Sabia que muitas lojas aproveitam essa campanha para movimentar o estoque?

Não tem problema nenhum fazer isso, é até uma estratégia de vendas importante para elas. Acontece que muitas vezes são colocados em promoção produtos “genéricos” ou de má qualidade que acabaram encalhados.

O olho da gente chega a brilhar com os preços pequenininhos, né? Também não é para menos, já que dá para comprar um smartphone ou uma câmera fotográfica, por exemplo, por um valor bem baixo. Só que não vale a pena porque o produto não terá uma boa durabilidade.

Tenha muito cuidado para não acabar comprando por impulso só por causa do preço, sem antes analisar o produto, a marca, sua tecnologia, recursos e funcionalidades. Leia com atenção a ficha técnica, veja a disponibilidade de cores, modelos, tamanhos, entre outros detalhes, para ter certeza de que vai atender às suas expectativas.

Não se esqueça de que você vai receber uma avalanche de ofertas e descontos, e isso pode fazer com que também acabe comprando por impulso. Respire fundo e mantenha o foco, comprando primeiro aquilo que você já tinha planejado e deixando os extras para depois. Assim, você não compromete o seu orçamento.

Organize-se financeiramente para comprar na Black Friday

Para finalizar nossas dicas sobre como comprar na Black Friday, se organize para aproveitar ao máximo os descontos que estão por vir. Afinal, de nada adianta encontrar excelentes promoções se você já estiver com a carteira vazia.

Você pode reservar um dinheiro todos os meses para usar durante a campanha de vendas. Também vale quitar as dívidas em aberto para que possa fazer uma nova parcela, se for a sua intenção comprar parcelado.

Faça as contas colocando tudo na ponta do lápis para conhecer o seu orçamento. Calcule quanto você pode gastar, o que tem disponível para fazer a sua compra e o que não vai acabar pesando no seu bolso, para evitar ficar no vermelho e se arrepender. Outro detalhe é primeiro pagar todas as suas contas fixas daquele mês para depois fazer as suas compras de Black Friday, ok?

Sabendo como comprar na Black Friday, você vai aproveitar os ótimos preços dessa campanha de vendas e encontrar condições de pagamento que cabem no bolso para adquirir tudo aquilo que deseja. Só precisa ter atenção para não gastar além do que devia, não perder o foco, manter a segurança e não cair em fraudes.

Gostou das dicas? Então siga o nosso perfil no Instagram para acompanhar outros temas interessantes como esse!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top