Skip to content

outros

ondas
como fazer scrapbook

Como fazer um scrapbook com fotos instantâneas

26 de janeiro de 2022

As fotos congelam momentos importantes e são excelentes recordações, não é? Justamente por isso, elas merecem ser guardadas muito bem. E não estamos falando de serviços em nuvem ou dos velhos álbuns de fotografia! Existe um jeito muito mais charmoso para isso: o scrapbooking.

Nunca ouviu falar? Trata-se de uma técnica de artesanato em papel. Com adesivos, fitas, recortes, carimbos, botões e outros acessórios, você pode criar lindas páginas decoradas para abrigar suas fotos. Se for criar um álbum de scrapbook para dar a alguém, então, é tiro certo! Afinal, nada melhor do que um presente totalmente personalizado.

Para que você conheça melhor essa técnica, saiba como fazer scrapbook e ainda confira alguns dos materiais necessários para começar esse passatempo, preparamos este texto. Continue a leitura e confira!

A tendência das fotos impressas

Antes de mais nada, vale a pena comentar um pouco sobre a tendência das fotos impressas. É isso mesmo! As redes sociais de imagem, como o famoso Insta, estão cada vez mais populares. Porém, as tendências vêm e vão, já reparou? 

Hoje em dia há um crescimento cada vez maior de grupos interessados em um “retorno ao analógico”. Talvez seja justamente por conta de um certo excesso do digital em nossas vidas. E, nesse contexto, as fotos impressas estão com tudo!

Elas são excelentes para o uso decorativo e como forma de celebrar momentos. Olhar para fotografias de momentos ou pessoas especiais sempre remete a uma lembrança. E quando temos aquela foto fisicamente em nossas mãos, em um porta-retrato, emoldurada na parede ou em um álbum de scrapbook, há uma sensação maior de que aquilo é material, palpável e mais durável.

Dicas sobre como fazer scrapbook

Depois de filosofar um pouco, que tal irmos ao que mais interessa? Veja só alguns passos fundamentais sobre como fazer scrapbook!

Pense no tema

Para começar, é interessante escolher o tema do projeto. Geralmente, as páginas de scrapbook são temáticas, e isso ajuda bastante na escolha dos materiais que serão utilizados na sua produção. Dê uma olhada nestes exemplos:

  • um scrapbook de viagem, só com lembranças daquelas férias perfeitas;
  • uma página de comemoração pelo seu aniversário de namoro;
  • um mini-álbum todo dedicado ao seu pet;
  • um porta-retrato personalizado para dar de presente;
  • um álbum de casamento personalizado da primeira à última página.

Separe as fotos

Agora que você já tem um tema em mente, é hora de selecionar as fotos para seu projeto de scrapbook. Aí, você tem duas opções: a primeira é imprimir as imagens profissionalmente, em papel adequado e com qualidade. A segunda é investir em uma câmera de fotos instantâneas, o que é uma supertendência!

Reúna os materiais necessários

Se você só quer experimentar a ideia do scrapbooking, não precisa de muito: vá a algum armarinho da sua cidade ou busque na internet por e-commerces de artesanato e adquira somente aquilo que vai utilizar no seu projeto.

Agora, se você está pesquisando sobre como fazer scrapbook porque quer entrar de cabeça nesse hobby, é legal providenciar alguns equipamentos e insumos. Veja só uma lista com alguns dos materiais mais utilizados:

  • base de corte — elas são excelentes para que você possa cortar seus papéis e evitar aqueles vincos indesejáveis do estilete na sua mesa de jantar ou escrivaninha, pois têm um material resistente e ainda trazem diversas medidas e marcações;
  • estilete — falando nisso, o estilete é bem-vindo, pois garante um corte mais preciso e limpo do que a tesoura;
  • tesoura de precisão — apesar disso, você vai precisar de uma tesoura de ponta para cortes menores ou circulares;
  • régua de aço — as réguas de plástico são danificadas com a lâmina do estilete e acabam cheias de fiapos que prejudicam a precisão dos cortes. Então, as de aço são mais indicadas no scrapbook;
  • cola para scrapbook — artesanato de papel sem cola simplesmente não existe. Porém, atenção: invista nas colas sem ácido (acid free), porque aquelas escolares podem deixar as fotos amareladas com o tempo;
  • fita dupla-face — ela será sua melhor amiga na hora de colar os enfeites nas páginas. Vale a pena ter uma simples e uma banana, aquelas espumadas, para que sua página fique com relevo;
  • papéis de scrapbook — existe uma variedade imensa de papéis para scrapbook, com diferentes cores, estampas, texturas e muito mais. Quanto ao tipo de papel, os mais utilizados são os cardstock, color plus e canson;
  • furadores — nas seções próprias para scrapbook das lojas de artesanato, você encontrará furadores com diversas formas, ideais para cortar figuras decorativas;
  • carimbos e carimbeiras — outro recurso muito utilizado em scrapbook é o carimbo. Também há muita variedade por aí;
  • outros materiais decorativos — fora isso, você pode utilizar fitas, botões, figurinhas, canetas diferentes, glitter e muito mais!

Busque inspirações

Já está com as fotos em mãos? Então, aproveite todo o material que existe na internet para buscar boas inspirações. Pode apostar: é só pesquisar o tema de seu interesse mais o termo “scrapbook” ou navegar um pouco pelo Pinterest que você vai lotar uma pastinha aí nos seus favoritos com tantas ideias e referências. 

Além disso, coloque a sua criatividade em jogo. Depois que já estiver com os materiais selecionados, você verá que é muito gostoso imaginar diferentes composições com eles e descobrir as estéticas mais agradáveis para você.

As vantagens de usar fotos instantâneas para fazer um scrapbook

Agora que você sabe como fazer um scrapbook, é só colocar a mão na massa! E isso fica melhor ainda ao usar fotos instantâneas. As câmeras instantâneas estão fazendo o maior sucesso, e isso não é à toa. Uma das principais vantagens é que sua foto é revelada ali mesmo, alguns segundos depois do clique.

Assim, você não precisa se preocupar com aquela logística toda de selecionar as suas fotos preferidas na galeria e mandar imprimir. Tudo isso com a qualidade de uma câmera fotográfica compacta, que você pode levar para qualquer lugar.

Gostou de descobrir como fazer scrapbook? Como você viu, não há regras: com os materiais certos, boas inspirações e, principalmente, com fotos de momentos incríveis para você, basta usar a criatividade para enfeitar as páginas e guardar essas lembranças com carinho.

Ah, aproveitando a vibe do “faça você mesmo”, que tal conferir algumas ideias muito criativas para reaproveitar os packs vazios dos filmes Instax e criar objetos decorativos lindos?

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top