Skip to content

tendências

ondas
foto para perfil das redes sociais

6 dicas de como tirar foto para o perfil das redes sociais

17 de fevereiro de 2022

Quando se fala em Facebook, Instagram, Twitter e afins, muita gente logo pensa naquilo que é publicado no feed, não é mesmo? Contudo, não é só o conteúdo gerado nessas plataformas que importa. A forma como você se mostra também é importante. É por isso que a foto para perfil das redes sociais deve ser escolhida com muita atenção.

Para ajudar você a entender o motivo disso, preparamos este post com uma explicação prática sobre a questão, com dicas que vão lhe ajudar a potencializar o seu perfil. Confira!

O que é e qual a função da foto de perfil das redes sociais?

A foto do seu perfil não serve apenas para dar um rosto a ele. Ela tem a função de humanizar a sua conta, dar uma identidade a ela e mostrar quem é a pessoa responsável por trás de cada publicação.

Como deve ser a foto de perfil nas redes sociais?

Agora que já explicamos a importância da foto para perfil das redes sociais, vamos às dicas de como escolher as imagens mais interessantes para elas. Então, tome nota de cada uma das sugestões, pois elas também vão lhe ajudar a saber como editar e a tirar essas fotos para não haver erros.

1. Esteja em foco

Quando falamos de foto para perfil das redes sociais, é importante ter em mente que você deve estar em foco. Sempre. Na prática, isso significa evitar imagens em que você aparece com outras pessoas, seja com elas lhe rodeando, seja com elas na sua frente.

Afinal de contas, isso dificulta para o usuário saber quem é você. E quando isso é algo que se repete em outras fotografias, a sensação que passa é que você está se escondendo de algo.

Por isso, prefira imagens em que você é o único elemento presente nela. “Mas e se eu tenho um registro bem bacana em que apareço com mais gente? Posso recortá-lo?”, você deve estar se perguntando.

A resposta é: depende. Se for possível retirar os demais sem prejudicar a qualidade da foto ou deixar mãos, braços e afins aparecendo, então tudo bem.

2. Faça uma pose positiva e autoconfiante

A sua postura na foto digital, ou mesmo na foto que revela na hora, é muito importante para gerar empatia, fazendo com que as pessoas se identifiquem com você e queiram lhe acompanhar na plataforma. Por isso, preste atenção a alguns pontos-chave na pose que você está fazendo na imagem. Por exemplo:

  • repare se você está sorrindo em vez de ficar com uma “cara fechada”;
  • verifique a sua expressão corporal para que você não acabe com o corpo encurvado;
  • cheque a inclinação da sua cabeça, para que ela não fique muito para cima (e passe a impressão de superioridade) ou muito para baixo (e passe a impressão de inferioridade).

3. Avalie e utilize bem o espaço

Outra dica útil sobre foto para perfil das redes sociais é avaliar e utilizar bem o espaço. Para tanto, dê preferência por imagens em que você está centralizado e em primeiro plano.

Do contrário, a fotografia tem grandes chances de ficar com uma aparência estranha, como se estivesse com um vazio, ou pior ainda: você se torna quase imperceptível mesmo quando se utiliza o zoom. Por via das dúvidas, vale a pena ajustar o enquadramento da imagem antes de publicá-la. Qualquer aplicativo de edição conta com essa ferramenta simples.

4. Não abra mão da qualidade da imagem

Por mais que a foto para perfil não tenha a visibilidade das demais imagens publicadas no seu feed — já que, geralmente, permanece apenas em um ícone (redondo ou quadrado) na página inicial — não abra mão da qualidade dela.

Tenha em mente que a maioria das plataformas, principalmente quando acessadas por um computador, permitem que as pessoas possam clicar na foto e ampliá-la para ver melhor.

Portanto, se você escolhe uma imagem pixelizada, embaçada, desfocada ou mesmo com edições muito acentuadas, os demais usuários vão se dar conta disso. E o pior: essa escolha vai causar uma ideia negativa de desleixo da sua parte.

5. Escolha com atenção a roupa e a make

Um bom look e uma make fazem diferença para o visual, não é verdade? Porém, quando estamos falando de autoapresentação, em especial, por meio de imagens, o ideal é não se esquecer daquele ditado popular: “menos é mais”.

Tenha em mente que qualquer excesso compromete a impressão que os outros têm de você, o que pode ser negativo tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional.

Por esse motivo, escolha roupas sem tons muito chamativos, diversas estampas ou cortes que não valorizem o seu físico. Acessórios são bem-vindos, desde que sob medida, ok? Já em relação à maquiagem , o indicado é optar por algo neutro.

6. Leve em conta o objetivo da rede social

As redes sociais têm conteúdos, formatos de interação e públicos diferentes. Logo, não dá para agir como se fosse tudo a mesma coisa, pois o que funciona para uma, pode ser um verdadeiro tiro no pé na outra. Por isso, considere sempre o objetivo de cada rede social.

Por exemplo, o Twitter é uma rede para se informar sobre as novidades do momento e ter uma comunicação espontânea e instantânea com os outros usuários. Ou seja, ela é mais descontraída e leve. Logo, você pode pegar fotos mais informais para botar no perfil.

Já o LinkedIn é uma plataforma profissional que as pessoas utilizam para alavancar a carreira, ter mais oportunidades de trabalho, participar de processos seletivos e divulgar os próprios serviços. Portanto, a sua imagem para perfil aqui precisa ser mais formal.

Qual é a importância de uma boa foto de perfil?

Uma boa foto para perfil das redes sociais serve para garantir que o objetivo inicial dela, do qual falamos lá no início do texto, seja alcançado. De quebra, as exposições de fotografia ajudam também para que você possa se apresentar e fazer um conteúdo que seja mais realista, honesto e experimental.

Curtiu as dicas para escolher foto para perfil das redes sociais? Pois comece já a utilizá-las para conferir um novo visual à sua conta e deixá-la mais adequada ao formato de cada plataforma!

Aproveite também e compartilhe este artigo com os seus amigos, para que eles também personalizem os perfis deles!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top