Skip to content

tendências

ondas
fotografia de família

Fotografia de família: entenda a importância de guardar memórias das pessoas que você gosta

29 de março de 2022

Há alguns anos, era impossível pensar na ideia de registrar em imagem um momento que só acontecia na vida real. Hoje, no entanto, a possibilidade de produzir a fotografia de família está cada vez mais acessível e presente no nosso dia a dia.

Por isso, é importante saber como captar esses registros de uma maneira espontânea e divertida para todos. É exatamente para ajudar você a fazer isso que nós trouxemos uma série de dicas e insights sobre o assunto. Vamos conferir? Aproveite!

Por que a fotografia é importante para a família?

A fotografia é uma forma interessante de guardar uma imagem da família nas suas diferentes fases. Por exemplo: logo que um casal se forma, eles são os únicos integrantes dessa nova família. Com a chegada de um bebê, há mais um marco para registrar. Quando o segundo filho surge, outro.

Da mesma forma acontece quando a família começa a crescer, quando o primeiro filho casa e tem filhos. Outros registros interessantes envolvem os momentos em que alguém chega ou sai, quando o grupo se muda de cidade, alguém se forma na universidade ou ocorre qualquer conquista.

As fotos são uma maneira especial de registrar esses acontecimentos e contar a história dessas pessoas de uma forma bastante leve e visual. Quem já teve a oportunidade de revisitar fotos antigas dos pais, avós ou tataravós sabe bem como é isso.

As tendências de moda da época, a jovialidade de cada membro, as relações que duraram e as que se desfizeram… Em cada um desses registros há uma infinidade de informações gostosas de descobrir e relembrar. Portanto, fazer fotos da sua família hoje também pode se tornar uma forma de contar sua história no futuro.

Quais momentos em família registrar?

Com a chegada das câmeras digitais e a própria câmera do celular, as pessoas saem registrando tudo, e isso tira um pouco da relevância de cada momento. O excesso de informações também pode atrapalhar. Por isso, é importante saber o que priorizar na hora de fazer as fotografias de família.

Comemorações especiais

Algumas comemorações valem um registro especial, como é o caso de um aniversário de casamento, do aniversário de algum integrante da família, das formaturas, e assim por diante. Esses momentos são relevantes e merecem uma atenção a mais, tanto em um ensaio mais formal quanto em um informal.

Marcos na vida da família

Nem todo marco na vida de uma família é uma comemoração especial. Quando um filho está de partida para oura cidade, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade de registrar os seus últimos momentos no núcleo familiar. O mesmo vale para a chegada de um novo membro.

Um dia comum

Outra tendência que vem ganhando muito espaço dentro da fotografia de família humanizada é registrar um dia comum na vida dos modelos. Isso significa acompanhar todos os momentos, desde a manhã até o fim do dia, fazendo imagens das interações, expressões, momentos felizes e tensos no decorrer das horas.

Como tirar boas fotos da família?

Para acertar a mão na hora de fazer esses registros, existem dicas e técnicas específicas. Quer conferir algumas delas? Então, fique com a gente!

Invista em uma formação técnica ou artística

Embora não seja obrigatório, uma formação vai munir você de conhecimentos para desenvolver um bom domínio técnico e artístico do trabalho. Isso resulta em cliques mais humanizados e que realmente consigam capturar a emoção dos momentos.

Busque a autenticidade de cada família

Cada família é única, assim como os seus membros. Por isso, em vez de pedir que as pessoas posem para as fotos, aproveite os seus detalhes mais espontâneos. Para isso, é preciso ter atenção a:

  • forma como as pessoas se tocam e olham;
  • olhos das pessoas quando sorriem com verdade;
  • riso banguela das crianças;
  • jeito como o cabelo cai sobre os ombros;
  • maneira como um dos membros arruma o óculos no rosto.

Tudo isso é único e merece ser capturado. Portanto, não trate os detalhes inesperados como imperfeições a serem corrigidas, mas algo a ser mostrado com carinho.

Sinta e mostre a emoção

Família é emoção. Por isso, é fundamental que as fotos transbordem esses sentimentos a cada clique. Quando uma mãe amarra o cabelo da filha, ela não está só preparando o penteado, mas também, transmitindo amor. Treine seus olhos e suas lentes para registrar isso.

Fotografe a vida real

Você já olhou algum ensaio fotográfico que retrata a família em momentos que ela jamais viveria na vida real? Não há nada mais frio e desconexo que isso.

Portanto, mostre que é bonito, real e tocante registrar o que é verdadeiro naquelas pessoas, seja um cabelo despenteado, seja uma boca suja de sorvete ou uma roupa amassada. As imperfeições da vida real também são maravilhosas.

Registre os momentos

Aquilo que vivemos no dia a dia desaparece em um piscar de olhos. Quando isso acontece, nada pode trazê-los de volta. É impossível fotografar uma memória, por isso, cerifique-se de clicar, também, os movimentos da vida, a correria, as gargalhadas, tudo o que não estava previsto, mas que aconteceu.

Como guardar as fotos da família?

Existem inúmeras maneiras de guardar as fotografias da família. Desde álbuns físicos até os digitais, é importante que você recorra a uma técnica que ajude a manter o ensaio em segurança.

Uma boa dica para organizar as fotos é sempre fazer anotações sobre o momento, o que ele significa e, até mesmo, quando foi feito. Assim, quando você for manusear as fotos físicas, pode levantar mais informações sobre aquele registro.

Outra ideia bacana é fazer álbuns, organizando os registros por época ou por ano. Assim, é possível contar uma história fotográfica dos acontecimentos que foram mais marcantes a cada 365 dias.

Mas se você gosta de modernidade ou não quer fazer volume na sua casa, pode recorrer aos álbuns digitais, mesmo. Aí, a nossa dica é investir em um bom serviço de nuvem, como o Google Fotos, para garantir que nenhum registro vá ficar de fora.

A fotografia de família é um tipo de registro que se tornou tradição há muitas décadas, e que sempre ajudou a contar, até mesmo, importantes momentos da história. Por isso, não deixe de usar esse recurso para guardar as lembranças das pessoas que vivem com você.

E aí, curtiu as dicas que conferiu por aqui? Então, fique de olho em várias outras, seguindo a nossa página no Facebook e, é claro, no Instagram!

Tags TAGS:

1 Comment

  1. fotografia de famílias em 20 de outubro de 2022 às 15:55

    Gostei muito do seu conteúdo sobre fotografia de famílias

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top