Skip to content

tendências

ondas
fotografia em 2022

Descubra 10 tendências de fotografia em 2022

27 de maio de 2022

É sempre bom ficar por dentro do que há de novo no cenário da produção de imagens, não acha? Isso ajuda a ter mais fontes de inspiração, além favorecer que você exercite vários estilos diferentes com sua câmera. Então, que tal conhecer algumas tendências de fotografia em 2022?

Nós separamos uma lista com as principais delas, além de dicas e sugestões que vão facilitar a sua prática. Preste atenção para não perder nenhum detalhe e, é claro, aproveite a leitura!

1. Fundos orgânicos

A fotografia, em si, é uma oportunidade de registrar momentos que podem ser simulados ou reais. Nesse sentido, explorar os recursos naturais está entre as tendências mais fortes para o ano. Por isso, os fundos orgânicos serão bastante explorados em 2022.

As paisagens e elementos mais rústicos são fundamentais para compor o clique. Isso vai desde fundos verdes até elementos rebuscados, como madeira, bambu, pedras e folhas. Além disso, é muito interessante combinar alguns registros com água, gotículas, terra ou grama, por exemplo.

2. Drama

Conseguir elaborar uma fotografia com elementos dramáticos pode ser bastante difícil. Mas vale o esforço, já que o resultado é lindíssimo e beira a arte. Portanto, convém reunir o máximo de informações que caracterizem esse estilo.

Caso você não saiba muito bem o que é uma fotografia de alto drama, são aquelas imagens que contam com composições, como:

  • cores marcantes e diferentes;
  • elementos naturais grandiosos, como o céu e o mar;
  • efeitos de luz;
  • alto contraste entre cores, preto e branco;
  • elementos específicos com grande ênfase;
  • capturas com superclose;
  • imagens que beiram o irreal.

3. Foco na orientação da ciência

Em época de pandemia e do grande alvoroço em busca de uma vacina que seja eficiente na imunização da população, a ciência ganhou destaque, também, na hora de fotografar. É claro que essa tendência tem muito mais a ver com o pessoal que trabalha na área, mas ela pode ser flexibilizada, em alguns casos.

O conceito científico pode ser abordado sob diferentes vieses, sendo adaptado a cada profissão. Além disso, imagens corporativas que remetam à proteção individual também estarão em alta. Portanto, prepare as máscaras, as luvas e os aventais, e corra para o clique.

4. Sutileza nos filtros

Com o excesso gritante de informações em todos os lugares, seja de cores, seja de assuntos, pessoas ou elementos em uma decoração, nós realmente começamos a entrar em uma era em que menos é mais. Por isso, depois de tantos filtros e recursos, pegar leve nas edições tem um grande apelo na fotografia em 2022.

É hora de se valer dos filtros mais sutis, até mesmo, em fotos profissionais. Portanto, suavizar a luz, em vez de contrastar, acaba sendo uma ótima opção. A ideia é dar a sensação de que a foto não foi editada. Além disso, essa distância e até certa frieza de cores é muito interessante de ser usada como uma assinatura pessoal.

5. Natureza morta

Flores secas, folhas mortas, frutas murchas… Quem diria que elas ganhariam tanta dramaticidade e espaço na fotografia, não é mesmo? Em 2022, parece que elas se tornaram bem populares e conceituais, o que valoriza muito o estilo.

Essa tendência exige um preparo dos itens, para que eles estejam apresentáveis e possam ser capturados pelo ângulo certo. Em geral, itens culinários, joias e produtos pequenos, fáceis de enquadrar, são ótimas composições para fotografas.

6. Valorização de silhuetas

Silhuetas também são uma abordagem interessante, afinal, atribuem certo ar de mistério aos registros. Além disso, são ótimas para trabalhar conceitos sem dar enfoque no modelo em si. Assim, você pode se concentrar na mensagem do clique.

Existem formas diferentes de explorar essa possibilidade. A mais comum delas é enquadrar uma pessoa contra a luz, focando o fundo da captura. Ou então, fazer um trabalho com as sombras e tirando a atenção de outros elementos específicos.

7. Contraste com muita arte

A arte também estará muito presente na fotografia em 2022, especialmente, a chamada arte de rua. Inclusive, esse é um movimento que já se faz muito presente nas redes sociais e que tende a ganhar cada vez mais espaço entre a preferência dos usuários.

Essas fotos têm uma pegada mais descontraída, alto astral e, é claro, são bem coloridas. Isso ajuda a evidenciar a arte urbana e a valorizar os artistas e suas expressões. Inclusive, essa acaba sendo uma maneira de capturar com criatividade cenas cotidianas de muitas cidades.

8. Autenticidade em alta

Não tem nada mais original do que encontrar o seu espaço no mundo e ajudar as pessoas a se encontrarem, também. No primeiro caso, nos referimos a achar sua marca pessoal dentro da fotografia, descobrir o seu estilo e a sua forma de clicar.

O segundo está relacionado à veracidade dos modelos. Para isso, é importante arrancar deles o que há de mais natural: um sorriso, uma expressão, o brilho no olhar, os detalhes únicos. Uma dica bem bacana é usar o modelo tal como ele é, sem maquiagem e retoques, com roupas usuais e cercado de pessoas que ama.

9. Fotos panorâmicas

Se antes era difícil abrir um panorama limpo, hoje, os recursos tecnológicos tornaram essa uma possibilidade bem mais próxima da realidade. Esses itens permitem fazer registros de tirar o fôlego e com a captura de cenários completos.

Então, desde a cidade até uma vista isolada, é possível obter uma visão panorâmica perfeita e bem conceitual. Essa também é uma ótima maneira de capturar imagens de empresas, fábricas, da natureza e visões aéreas, em geral.

10. Fotos verticais e selfies

Enquanto a maior parte dos profissionais de fotografia aposta em imagens horizontais, outros estão ligados na tendência da fotografia vertical. Elas têm um forte apelo nas redes sociais, o que acaba aumentando a demanda para os fotógrafos.

Outro ponto alto são as selfies, que devem ter a cara de quem está sendo fotografado. Por isso, é fundamental que haja harmonia com o ambiente e com o estilo pessoal da pessoa no autorretrato. Sorrisos e grupos são muito bem-vindos nessa modalidade.

Todas as tendências de fotografia em 2022 que foram vistas aqui podem ser colocadas em prática agora mesmo. Então, que tal procurar alguns elementos e começar a exercitar suas habilidades? Elas vão bombar na internet!

Se você quer ficar por dentro de outras informações e novidades sobre fotografia em 2022, curta nossa página no Instagram!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top