Skip to content

tendências

ondas
fotografia lifestyle

Descubra o que é a fotografia lifestyle e entenda porque você deve aderir a esse estilo

08 de abril de 2022

Quem curte fotografia sabe que, dentro dessa área, existem muitos caminhos a serem seguidos. Por isso, é importante escolher o quanto antes aquele que melhor combina com você e que também permita manifestar seus gostos e valores pessoais, como acontece na fotografia lifestyle.

Se você ainda não conhece muito bem esse perfil de estilo e nem sabe como utilizá-lo a seu favor, pode continuar com a gente para descobrir mais. No post de hoje, você vai entender o que é a fotografia lifestyle, qual é a sua diferença para a documental, por que aderir a ela e como fazer isso.

Curtiu a ideia? Então, vamos logo ao que interessa!

O que é fotografia lifestyle?

Fotografia lifestyle foi o termo encontrado para se referir àquelas fotos que buscam registrar o que tem de mais real em uma cena. Para isso, o fotógrafo serve como um orientador da cena, para aproveitar a locação, a luz e o ambiente, mas o protagonismo é todo dos modelos, dos sentimentos e das expressões que eles estão produzindo.

Portanto, quando falamos da fotografia lifestyle em uma foto de família, por exemplo, as poses não importam tanto quanto o afeto que está sendo trocado entre os membros. Por isso, as intervenções são mínimas, só para corrigir algum ângulo ou iluminação.

Em tradução literal, lifestyle significa estilo de vida e esse estilo pertence única e exclusivamente a quem está sendo fotografado. Isso é o que dá aquele “quê” a mais nos registros e faz com que eles fiquem espontâneos e, principalmente, verídicos.

Então, em vez de tentar contar uma história qualquer por meio das fotos, o foco é contar a história do modelo, com suas preferências, gostos e até momentos da sua vida cotidiana. Por que não?

Qual é a diferença entre lifestyle e documental?

É muito importante entender que a fotografia lifestyle se diferencia da documental, especialmente porque o fotógrafo interage com os modelos. Na fotografia documental, é importante que os registros sejam feitos sem quaisquer intervenções, mas no lifestyle isso não é um problema.

A ideia é manter os registros naturais. Isso não significa que o fotógrafo não possa pedir para que as pessoas fiquem em um ângulo diferente ou mesmo que ele proponha qualquer atividade para melhorar a dinâmica das fotos.

Inclusive, é muito interessante que você pense em um script de atividades para que as pessoas não se sintam perdidas ou sem graça com os registros. Portanto, algumas ideias incluem:

  • propor brincadeiras envolvendo as crianças;
  • pedir que os modelos contem histórias de onde se conheceram, quem são e assim por diante;
  • desafiar, principalmente os casais, a ficarem se olhando profundamente por alguns minutos;
  • e o que mais a sua imaginação permitir!

Diferentemente dos registros documentais, você também pode mexer no ambiente. Se as fotos forem feitas na casa do modelo, por exemplo, você pode mexer na decoração, tirando itens excessivos, ou posicionar melhor as pessoas em relação à luz.

Nas fotos documentais essa relação de interação com o cenário e com as pessoas não existe. É importante que os registros sejam fidedignos à realidade e, portanto, qualquer alteração pode atrapalhar e mudar o sentido das fotos.

Por que aderir à fotografia lifestyle?

Os motivos para aderir e recorrer a esse estilo são vários. Por isso, a seguir elencamos os principais deles. Fique de olho!

Sua assinatura nas imagens

Muitos fotógrafos têm dificuldade de conseguir se expressar nos trabalhos que realizam, sentindo tudo muito engessado e convencional. Com a fotografia lifestyle é possível soltar algumas amarras e experimentar algo novo e diferente.

Como esse não é um trabalho para qualquer um, recorrer ao lifestyle é também uma forma de colocar a sua assinatura nas suas imagens, ou seja, relacionar o seu trabalho com aquilo que você acredita e também com o que há de mais verdadeiro nas pessoas. É uma maneira de se conectar com a sua essência.

Mais expressividade e autenticidade

Várias pessoas encontram na fotografia um verdadeiro desafio. Apesar de querer muito fazer registros das etapas das suas vidas, tem gente que não gosta de foto porque precisa ficar posando e, principalmente, porque não parece (e não é) algo natural.

Nesses casos, a fotografia lifestyle atribui mais expressividade e autenticidade às fotos, já que o modelo não precisa “fazer carão”, sorrir quando não quer ou colocar a mão na cintura. Ele só precisa se soltar e ser ele mesmo, com o seu próprio estilo e jeito de ser.

Diferenciação no trabalho

É muito comum encontrarmos postagens de fotógrafos profissionais nas redes sociais que dão aquela enorme sensação de “mais do mesmo” e de que todos os ensaios são iguais. Isso é desagradável para o modelo e também para você.

Se você não pode competir por um fator que diferencia você, porque todas as fotos são iguais ou parecidas, então, só resta competir por preço. Se isso não é o que você quer, a fotografia lifestyle é uma maneira de atribuir valor ao seu trabalho, algo que o dinheiro não pode pagar.

Como fazer fotos lifestyle?

Não existe um único segredo sequer sobre como fazer fotografias lifestyle. A dica é respeitar a vida real dos modelos e deixar a coisa toda fluir de forma natural. A ideia é fazer o ensaio menos posado e produzido e mais real.

Por isso, em vez de recorrer a um “dê um sorriso” você deverá propor que as pessoas se lembrem de momentos felizes da sua vida. Uma ótima ideia é pedir que ela ou elas contem sobre esses acontecimentos. Ao contar sobre eles, a emoção revive e a pessoa traz à tona olhares, sorrisos e expressões que dificilmente seriam reproduzidas de outra maneira.

Isso é o que vai trazer a energia das pessoas aos registros, bem como a sua história e a sua fase de vida. Portanto, sua missão é deixar que cada um aja naturalmente e estar pronto para captar esses registros únicos e especiais.

Se você estiver atento aos detalhes, pode tornar o ensaio bem mais do que uma sequência de poses. Você pode transformar o seu trabalho em uma experiência emocional para os seus modelos, o que certamente gerará mais valor e deixará tudo mais humanizado.

Além das expressões, os objetos selecionados pelo modelo também contam muito. Um anel, um cordão, um sapato ou mesmo uma forma de amarrar o cadarço podem dizer muito sobre aquela pessoa. O mesmo vale para aqueles momentos em que elas não estão esperando serem fotografadas, como quando se emocionam, quando fazem uma brincadeira ou uma careta, por exemplo.

Assim, nenhum trabalho ficará igual ao outro, porque cada indivíduo trará para o ensaio sequências únicas. Cada detalhe será exclusivo, dotado de personalidade e de autenticidade. Isso é o que fará seu trabalho ser diferente, afinal, ninguém gosta de “mais do mesmo”.

Se você gostou do que viu por aqui, que tal dividir com outras pessoas e chamar a atenção para esse tipo de ensaio? Compartilhe nas suas redes!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top