Skip to content

lifestyle

ondas
fotos-com-qualidade-no-instagram

Descubra como publicar fotos com qualidade no Instagram

06 de abril de 2022

Preocupar-se em ter fotos com qualidade no Instagram é algo recorrente não só para quem quer ter um feed bonito por motivos pessoais, mas principalmente, para quem trabalha com as redes sociais. Afinal, a imagem é o principal meio de divulgação que se pode ter para os serviços e produtos ofertados na internet.

Logo, buscar alternativas para caprichar nas publicações é essencial. Por isso, trouxemos um post que explica o que significa a qualidade de uma foto, o que afeta essa característica e como garantir que os seus registros fiquem excelentes quando estiverem na rede. Confira!

O que define a qualidade de uma foto?

Para se ter fotos com qualidade no Instagram e demais plataformas, elas devem ter uma série de fatores técnicos, criativos e de composição presentes. Só ter um ou dois deles não é o suficiente, e você vai entender o porquê!

No primeiro grupo, entra o que se conhece por pixels, que são os pontos de cores que, quando juntos, formam um registro visual. Quanto maior a quantidade deles, maiores serão os níveis de resolução e de proporção da imagem — nós vamos abordar mais sobre esses dois pontos, adiante.

No segundo, por sua vez, há a ideia, a mensagem que se deseja passar na foto — e como isso é feito por você. É justamente por esse motivo que a criatividade é tão importante, porque o uso de referências, paleta de cores, recursos estéticos, metalinguagem e afins enriquece e dá diferentes camadas à imagem.

Por último, mas não menos importante, nós temos o fator de composição da fotografia. Ou seja, como ela é estruturada no enquadramento, na sequência de planos, na escolha dos elementos (incluindo os que vão ser protagonistas) etc.

Por que as fotos perdem a qualidade no Instagram?

Existem duas razões técnicas para as suas fotos ficarem com a qualidade reduzida ao serem publicadas no Instagram: a resolução e a proporção padrões mantidas pela plataforma. Duas questões de que muita gente desconhece o significado e que, por esse motivo, acabam errando a mão nelas. Portanto, antes de abordarmos como se dá essa perda de qualidade, vamos explicar o que cada uma define, combinado?

Resolução e proporção na rede

Quanto à resolução, a regra é clara: todas os registros devem ter 1080 pixels de largura, podendo variar entre 556, 1350 e 1080 pixels de altura. Isso mantém o nível de nitidez da cena entre o standard definition (SD) e o high definition (HD).

Por outro lado, temos a proporção para as imagens. Basicamente, o Instagram estabelece duas categorias para ela. A mais tradicional é a quadrada (1:1), herdada ainda das primeiras versões da rede — época em que ela sequer pertencia ao Facebook.

Logo em seguida, vem o formato estendido, que pode ser tanto vertical (4:5) quanto horizontal (1,91:1). Algo que é perceptível na página inicial, onde aparecem as atualizações de quem você segue, e quando você clica para ver as publicações dos feeds (seu e de outras pessoas). Essa mudança veio para ficar com a reformulação do Instagram, em 2016.

Impacto dessas características na sua foto

“Entendi as configurações de cada uma. Porém, como isso impacta as minhas fotos?”, você deve estar se questionando. A resposta é simples: hoje, uma grande parcela dos smartphones faz registros com resoluções superiores às que são suportadas pela rede.

Alguns aparelhos ficam no full high definition (Full HD), enquanto outros chegam, até mesmo, a fazer fotos e vídeos em 8k. Para se ter ideia da proporção desse formato, a quantidade de pixels fica em torno de 7680 pixels de largura por 4320 pixels de altura. Quase oito vezes a média da largura suportada no Insta. Ou seja, muita coisa!

Portanto, por mais que o seu celular ou câmera seja de última geração e produza imagens incríveis, infelizmente, a realidade é que o Instagram sempre vai remodelar a resolução delas para menos. É inevitável.

Para completar, quando a sua foto não está na proporção adequada à rede, nem você faz essa correção em um editor de imagens, o Instagram faz o ajuste automático — o que prejudica o enquadramento e o dimensionamento dela. Como consequência, isso também reduz a resolução final do arquivo, deixando ele bem inferior à versão original.

Como postar as fotos com qualidade no Instagram?

Há algumas táticas que você pode adotar para sempre ter fotos com qualidade no Instagram. A primeira delas é tirá-las pelo próprio aplicativo da plataforma. Dessa maneira, o registro será produzido a partir das configurações da rede, evitando que a parte técnica das imagens seja reduzida, alterada ou, simplesmente, afetada.

Ou seja, sua preocupação será, basicamente, cuidar dos aspectos que envolvem criatividade e composição das fotografias. Bem mais prático assim, não acha? Outra dica útil é ajustar as configurações da câmera do seu celular — caso você já esteja habituado a fazer imagens por ela e não queira abrir mão disso.

Embora a resolução, em si, não possa ser modificada, você consegue um controle direto sobre a proporção das fotografias. O ideal é que você selecione e trabalhe sempre com aquelas utilizadas pelo Instagram (1:1, 4:5 e 1,91:1).

Também é importante não exagerar na hora de fazer edições, usar filtros ou alterar coisas que aparecem nas imagens. Manipulações em excesso nas fotografias impactam diretamente a resolução delas. Opte sempre por planejar a composição dos registros e por utilizar editores mais profissionais, como o Photoshop e o Lightroom.

Como ficou claro, conseguir postar fotos com qualidade no Instagram não é um assunto complexo, mas que requer conhecimento e familiaridade da sua parte para que seja tirado de letra e você construa um perfil com autoridade e reconhecimento pelo conteúdo que publica. Assim, a sua atenção aos detalhes, em especial, a resolução e a proporção das imagens, tornará o seu trabalho online muito mais profissional e de destaque na internet.

Tem amigos que também trabalham com essa plataforma e enfrentam o mesmo dilema com relação à qualidade das imagens? Então, que tal compartilhar este post com eles por meio das redes sociais?

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top