Skip to content

tendências

ondas
iluminacao-ruim

6 dicas de como tirar fotos boas em locais com iluminação ruim

31 de março de 2022

Todo mundo quer tirar boas fotos, mas nem sempre isso é possível, especialmente, se o ambiente não colabora e tem uma iluminação ruim. Nessas horas, além da boa vontade e de uma pitada de talento, é preciso contar com algumas técnicas que vão ajudar a extrair o melhor das imagens.

Nem precisa se preocupar, porque nós não estamos falando de conhecimentos superavançados em fotografia, tá? A gente apenas preparou alguns insights que podem ser colocados em prática por qualquer um para não perder boas fotos, ainda que a luz do lugar seja péssima.

Ficou a fim de saber mais? Então, não perca mais tempo, e vamos conferir que técnicas são essas. Aproveite!

É possível tirar boas fotos com iluminação ruim?

Se você ainda tem dúvida se é ou não possível tirar boas fotos, mesmo com uma iluminação ruim, a resposta é: sim, tem como! Só que, para isso, você vai precisar de um pouco de jogo de cintura e algumas dicas de quem entende do assunto.

Então, para não arriscar perder um monte de registros de momentos importantes que não poderão ser aproveitados em função de uma má iluminação, a gente quer te ajudar a superar esse desafio. Por isso, é melhor ficar de olhos bem atentos ao post!

Qual é a função da iluminação nas fotos?

Antes de conferir as dicas que nós elegemos para você, precisamos explicar qual é, afinal, a função da iluminação nas fotos e por que ela é considerada tão importante por profissionais e amadores da área. Vamos lá?

A iluminação é a maneira encontrada pelos melhores fotógrafos para evitar foto e imagem escuras. Isso, certamente, vai fazer com que o registro perca exposição e, em determinados casos, até mesmo qualidade e nitidez.

Não é à toa que a luz é um dos elementos mais importantes e complexos em uma foto. Ela pode suavizar expressões e atribuir mais naturalidade, como no caso de um retrato, ou simplesmente aumentar drasticamente a exposição sobre um objeto.

É muito indicado que os locais para as fotos sejam sempre escolhidos com uma ótima iluminação, seja natural, seja artificial. Mas nem sempre é possível, por isso, é importante conhecer alguns recursos aos quais recorrer quando o espaço não ajudar.

Como tirar boas fotos, mesmo com iluminação ruim?

Agora, chegou o momento de conferir algumas dicas práticas que vão tirar você da posição de “fotos ruins” para “fotos incríveis” (mesmo com a iluminação ruim). Vamos nessa?

1. Utilize câmeras de qualidade

Muitas pessoas confundem uma câmera de qualidade com uma profissional e cheia de recursos. Você pode ter um equipamento simples, desde que ele cumpra excepcionalmente com as funções das quais dispõe. Não existe nada mais inútil que uma câmera cheia de recursos que não funcionam bem ou deixam a desejar.

É claro que as profissionais oferecem mais recursos potentes e de extrema qualidade. Mas você não precisa especificamente delas para conseguir tirar boas fotos. Mais importante que isso é se certificar de que o seu equipamento cumpre satisfatoriamente com aquelas funções e funcionalidades que tem.

2. Use câmeras que têm controles manuais

Os controles manuais das câmeras são os mais indicados para quem deseja tirar fotos de qualidade, mesmo naqueles ambientes com iluminação ruim. Isso porque elas permitem evitar os efeitos negativos na imagem, tal como manchas e borrões.

Elas também permitem alcançar um ajuste mais adequado da amplitude do diafragma, da configuração dos recursos, o tempo de exposição da imagem e o tempo de disparo. Esses recursos são encontrados, até mesmo, em câmeras com foto que revela na hora.

3. Saiba como utilizar o flash

Para resolver o problema de falta de iluminação: luz. É isso o que o flash faz, proporciona boa iluminação de forma rápida e concentrada, compensando a falta de exposição do ambiente. A consequência é a captura de fotos melhores e mais detalhadas.

É claro que, para isso, você precisa saber usar o recurso a seu favor. Para tanto, é importante conhecer a potência do flash com antecedência, entendendo a que distância ele deve ser utilizado do objeto a ser fotografado. Em alguns casos, você poderá regular o flash para se ajustar a situações diferentes.

Uma dica extra é: dispense o uso de flashes em momentos como reuniões, apresentações teatrais e dentro de museus. Além de prejudicar a qualidade e a naturalidade das fotos, ainda pode atrapalhar as pessoas que estão no local.

4. Tenha um apoio firme para a câmera

Se você quer tirar fotos dignas de exposições de fotografia, sem depender de ambientes com uma boa iluminação, é melhor ter um bom apoio para a câmera. Seja com um tripé, seja com um monopé, será preciso garantir a estabilidade da câmera para que o tempo de exposição seja maior e a velocidade de obturação menor, sem que a imagem fique tremida.

É claro que outras superfícies também podem ser usadas como apoio. Aí, vale tudo, dependendo da sua criatividade:

  • muros;
  • mesas;
  • chão;
  • cadeiras etc.

O objetivo é evitar a oscilação durante a manipulação da câmera.

5. Trabalhe com o tempo de exposição da câmera

O tempo de exposição é o período em que a imagem fica exposta para encontrar a melhor captura. Em algumas câmeras, existe a alternativa de optar por cenas prontas, entre elas, o modo céu estrelado. Ele tem um tempo de exposição de imagem que pode chegar a um minuto, justamente, para permitir várias tentativas, até que a câmera consiga captar a cena sem tremores.

Nesse modo, o equipamento faz a captura de uma forma rápida e fracionada, sequenciada em uma série de exposições diferentes. O resultado é produto dessas capturas, fornecendo uma fotografia mais nítida, mesmo com fotos escuras.

6. Edite suas fotos

Caso suas fotos continuem muito escuras, mesmo com todas as nossas dicas, você ainda pode recorrer a um editor de fotos. Existem várias opções gratuitas no mercado (além dos editores do próprio equipamento). Nossa dica de ouro, aqui, é escolher uma ferramenta que tenha bastante recursos de ajuste, inclusive, aqueles que você possa fazer de maneira livre.

Neles, você pode aumentar ou diminuir a exposição da imagem, ampliar os brancos ou dar destaque às sombras, além de fazer ajustes de cores. Mas atenção: qualquer edição pesada demais vai deixar a foto artificial. Por isso, utilize esses recursos com cautela, apenas para realçar alguns pontos, sem exageros.

Como amante da fotografia, amadora ou profissional, é importante que você consiga ter uma assinatura fotográfica, uma marca que é só sua na forma como você registra os momentos. Mas, para que isso funcione, a luz deve estar a seu favor. Nesse momento, você já sabe como amenizar uma iluminação ruim, certo?

Então, agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top