Skip to content

dicas técnicas

ondas
instax mini 11

Instax Mini 9 ou Mini 11: qual escolher?

08 de fevereiro de 2022

Quem adora a ideia de tirar fotos que revelam na hora, certamente, já andou dando uma olhada nos modelos Instax Mini 9 e Instax Mini 11, certo? Em um primeiro momento, quem não tem tanta familiaridade assim com as câmeras pode ficar confuso na hora de escolher, mas não tem problema. A gente ajuda!

Neste post, separamos uma série de informações e comparativos que vão acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas e ajudar a escolher a melhor Instax Mini para você. Então, se tem interesse, não perca mais tempo!

Por que conhecer a fundo as diferenças entre as Instax Mini?

Antes de comprar qualquer câmera, em especial, uma instantânea, é importante conhecer bem o modelo. Isso porque quando uma empresa cria, dentro de uma mesma linha, modelos diferentes, é porque eles têm características distintas que podem atender um pouco mais ou um pouco menos às suas necessidades.

Isso faz toda a diferença na hora de colocar a câmera para funcionar e registrar os momentos importantes da sua vida. Sem contar com a variação de preço entre elas, que também pode ser importante para o seu bolso.

No caso das Instax Mini, especificamente, os modelos 9 e 11 e estão muito próximos um do outro. O que significa que eles se assemelham em muitos aspectos. Justamente por isso é que é preciso compreender em que pontos estão suas diferenças.

Quais são as principais diferenças entre a Instax Mini 9 e a Instax Mini 11?

Chegou a tão esperada hora de entender as diferenças entre a Instax Mini 9 e a Instax Mini 11. Então, fique de olho!

Exposição

Uma das principais evoluções de um modelo para outro é o investimento que foi realizado na exposição automática das imagens. A Instax Mini 9 conta com um recurso que é um sensor de captação de luz no ambiente. Então, a pessoa começa a fotografar e a câmera indica com um LED qual é o modo recomendado para aquela cena.

No design da câmera, isso significa que ela acende um luz entre os ícones de:

  • casinha;
  • solzinho;
  • solzão;
  • nuvem;
  • high key.

Cada um deles atende a uma necessidade, seja de um flash mais alto em um ambiente escuro, seja com a iluminação estourada para criar efeitos, por exemplo. Na Instax Mini 11, esse recurso não é necessário. A própria câmera identifica a luz do ambiente no momento em que o obturador é acionado, então, ela mesma joga a intensidade de flash, de acordo com a iluminação do ambiente.

Isso faz com que os registros fiquem mais adequados, além de mais ágeis. Em vez de selecionar o modo ideal de acordo com o ambiente, a câmera mesmo faz os ajustes necessários para que a captura fique com a melhor qualidade possível.

Na Mini 11, as fotos em ambientes escuros são bem mais claras. Enquanto na Mini 9 não é possível ver nada no fundo de onde a pessoa está, na Mini 11, conseguimos identificar todo o ambiente. O flash dela é mais intenso e ela tem fotos mais claras. Quando falamos de ambientes, isso é um ponto importante.

Lente macro

A Instax Mini 11 conta com um recurso que é o modelo “selfie on”. Não existe uma lente macro a ser acoplada. Em vez desse recurso ser um acessório, ele já vem embutido. Então, quando você liga a câmera, a lente pode ser puxada para acionar esse outro modelo de registro. Isso graças a uma pecinha, uma rosca com ida e volta, que quando acionada, já ativa o modo selfie.

Então, vale a pena mencionar que a Mini 9 conta com uma lente macro que pode ser acoplada para fotos com 30 a 50 centímetros do objeto capturado. Esse é um recurso interessante para captar mais detalhes da imagem, além de fazer selfies.

Ele vem com a câmera, mas não é fixo. Isso significa que toda vez que a pessoa deseja atribuir esse efeito à fotografia, precisa acoplar o dispositivo manualmente.

Acessórios

Se você adora acessórios, já pode comemorar. A Instax Mini 11 também vem com eles, e são dois! O primeiro é uma alça de mão, que também vem na Mini 9. O segundo são acessórios para botão, algo bem interessante. A Mini 11 ainda vem com um pingente extra que pode ser acoplado no botão de disparo de fotos.

Design

Por fim, outras mudanças que podem ser percebidas de um modelo para outro incluem o seu design, com cores e detalhes de ergonomia um pouco diferentes. O peso também varia, já que a Instax Mini 11 é mais leve e fininha, superfácil de carregar por aí.

Quais são as semelhanças entre elas?

Explicadas as diferenças entre as câmeras, é chegada a hora de saber o que se assemelha entre elas. Afinal, quem já teve a oportunidade de utilizar uma Instax Mini 9, certamente, vai querer alguns recursos preservados na Mini 11.

Então, o primeiro ponto é: a Instax Mini 11 continua servindo ao mesmo propósito da Mini 9, ou seja, o mesmo filme e com revelação instantânea. Quem já gostava do line up de filmes da Mini 9 pode ficar bem tranquilo, que o novo modelo segue a mesma linha, com opções de estampas diferentes, cores de fundo e tudo mais.

Além disso, ela não perde o charme da fotografia analógica e nem o plus das fotos saírem na hora. Com isso, dá para compartilhar os registros mais especiais com quem você gosta, e tudo ao mesmo tempo.

Para quem é fã do design da Mini 9, pode contar com produtos lindos no modelo Instax Mini 11, também. Suas cores estão super em alta, o que enriquece ainda mais a experiência fotográfica que, além de registro, é também uma forma de colocar estilo no mundo.

A experiência entre a Instax Mini 9 e a Instax Mini 11 é a mesma, então, você não sai perdendo em nada. A única diferença relevante é a questão técnica de captação de imagem. O registro da Mini 11 é mais facilitado, já que se tem menos controle da luz, mas de resto, a experiência é igual, o modo de curtir e os filmes são os mesmos.

Quando investir na Instax Mini 9 e na Instax Mini 11?

Tanto a Mini 9 quanto a Mini 11 são para qualquer pessoa que não tenha maiores necessidades de aspectos técnicos, quando falamos de fotografia. Como são câmeras fáceis de operar, você não precisa pensar em configurar modos, iluminação, abertura, velocidade, ISO, nada disso, porque ela é para curtir!

Elas são mais para aproveitar a experiência do que fotografar profissionalmente. Então, elas são adequadas para qualquer pessoa que queira se divertir com a experiência fotográfica, sem ter conhecimentos aprofundados em fotografia.

É claro que existem pessoas que fazem eventos com Instax! Inclusive, em casamentos, aniversários e barzinhos já foram organizados momentos em que os convidados poderiam tirar a foto e receber ela na hora (isso, antes da pandemia). Logo, a Instax é uma parceira para o que a sua imaginação permitir.

Então, na hora de escolher a sua, não se esqueça de que a Instax Mini 11 é uma câmera mais nova, sucessora da linha e, além da maior facilidade para tirar as fotos, ela vem com um design repaginado. Agora, se você realmente quer mais controle sobre a iluminação da imagem, o indicado é a Mini 9, mesmo.

E aí, gostou de saber mais sobre as câmeras instantâneas? Então, que tal acompanhar a Instax no nosso Facebook e Instagram?

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top