Skip to content

Diagrama dos Componentes

ph01

Carregamento de um pack de filmes

Carregue o pacote de filmes, alinhando as marcas amarelas no pack do filme e dentro da câmera. Quando a capa traseira estiver fechada, a capa do filme será ejetada.

ph02

Bateria recarregável

A instax mini 90 usa uma bateria recarregável, que permite tirar aproximadamente 100 fotos quando carregada completamente. Antes de usar a câmera por um período prolongado, certifique-se de recarregar a bateria.

ph03

Seletor de Modo

Pressione o botão “MODO” e gire o seletor de modo para selecionar um modo de disparo. Aproveite o toque, como se estivesse usando uma câmera fotográfica de 35 mm.

ph04

Fujifilm Instant Color Film “instax mini”

Um pack contém 10 filmes. O filme vem em pacotes com um, dois ou cinco packs. Estão disponíveis diversos tipos de frames com desenhos de personagens ou estampas.

Modos Básicos de Disparo

A instax mini 90 pode capturar belas imagens no modo normal, mas mudando o modo de disparo, você pode adicionar efeitos mais atrativos para as suas fotos.

MODO MACRO

MODO MACRO

Captura belas imagens em close-up

Este é um modo normalmente usado e que você deve se lembrar de usar ao tirar fotos atrativas de algo que está em uma distância curta. Ela faz com que o objeto que está a 30 a 60 cm de distância da câmera seja focado, permitindo tirar uma bela foto em close-up. Se o objeto estiver em uma distância menor do que a distância mínima do foco da lente, ele poderá ficar desfocado.

Modo Normal

A distância mais perto do foco é de 60 cm. Você não consegue tirar uma foto em close-up.

Modo Macro

Você pode tirar uma foto em close-up do objeto escolhido.

ph01

DICA A

A distância ideal para disparo macro é de 40 a 60 cm

A distância mínima de foco no modo macro é de 30 cm, mas as imagens mais nítidas são produzidos a uma distância de 40 a 60 cm do objeto. Prestando um pouco mais de atenção na distância de disparo, você pode tirar fotos mais belas.

ph_tip_a

DICA B

Use junto com o modo L para uma cena escura

O modo macro não requer nenhum procedimento complicado, mas quando for provável que sua foto fique escura, use o modo G (ver página 8). Neste modo, as cores em fotos macro serão mais vivas, fazendo com que alimentos pareçam mais saborosos, por exemplo.

ph_tip_b

CONTROLE DE LUMINOSIDADE

CONTROLE DE LUMINOSIDADE

Produz fotos high-key/low-key de acordo com a sua preferência

Os modos L, L+ e D permitem que você ajuste a luminosidade de sua foto. É possível adicionar um toque leve à foto, deixando um tom de cor mais claro. No modo L, você pode fazer a pele parecer mais bonita em um retrato.

ph02

MODO CRIANÇAS

MODO CRIANÇAS

Captura movimentos rápidos

Este modo é adequado para tirar fotos de uma criança ou animal se movendo rapidamente em um ambiente ou sob céu nublado. A velocidade do obturador é aumentada, reduzindo o desfoque das imagens.

Modo Normal

A velocidade do obturador não é grande o suficiente para evitar a desfocagem da criança no balanço.

Modo Crianças

A velocidade do obturador é mais rápida, tornando a desfocagem menor do que no modo normal.

ph03

MODO FESTA

MODO FESTA

Faz com que o plano de fundo fique mais iluminado

Ao utilizar o flash em uma sala escura, o fundo da foto pode ficar completamente preto. No modo festa, a quantidade de luz do flash é ajustada de acordo com a luminosidade da sala, fazendo com que o fundo fique mais brilhante na foto.

Modo Normal

A luz do flash não atinge o plano de fundo, resultando em uma foto escura.

Modo Festa

O fundo pode ser visto mais claramente, permitindo que você recorde de locais vividamente.

ph04

MODO PAISAGEM

MODO PAISAGEM

Cria fotos cênicas mais impressionantes

Para deixar uma foto cênica mais impressionante, é recomendado o modo paisagem. Ele mostra um assunto a 3 metros ou mais de distância da câmera com precisão.

Modo Normal

O contorno do moinho de vento não está bem nítido.

Modo Paisagem

O contorno das lâminas do moinho está bem nítido.

ph05

Modo de Exposição Bulb

Instax mini 90 NEO CLASSIC X Modo Exposição Bulb

O modo bulb permite que o obturador permaneça aberto por um tempo prolongado. Com este modo, você pode tirar belas fotos de vistas noturnas e também fotos fascinantes de luzes.

MODO BULB

MODO BULB

Captura as vistas noturnas e luzes com longa exposição

O modo bulb da instax mini 90 é um novo recurso da série. Neste modo, o obturador permanece aberto enquanto o botão do obturador for pressionado (máximo de 10 segundos). Você pode tirar belas fotos de vistas noturnas e de interiores difíceis de capturar com outros modelos sem usar o flash.

ph01

Use um tripé para fotografar no modo bulb

No modo bulb, que reduz a velocidade do obturador, a trepidação da câmera muitas vezes acontece mesmo se você segurá-la de forma estável. Ao tirar fotos neste modo, é recomendado o uso de um tripé. Fixe o tripé no orifício de parafuso na parte inferior da câmera.

Camera-Instantanea-Instax-Mini-90-Preta-3393785-1

DICA A

Controle do Tempo de Exposição no Modo Bulb

No modo bulb, o obturador permanece aberto enquanto o botão do obturador for pressionado, o que permite alterar a iluminação da foto, conforme a duração da exposição. Pode ser difícil ajustar a luminosidade no começo, mas você vai achar muito satisfatório atingir o acabamento ideal. As fotos de exemplo abaixo foram tiradas em uma sala bastante escura. A foto tirada na velocidade de obturador de 4 segundos mostra claramente os móveis, mantendo a atmosfera escura do ambiente.

ph_tip_a

Nota: A velocidade máxima do obturador é de 10 segundos. Velocidade do obturador: 1, 4 e 8 segundos, respectivamente.

DICA B

Utilize o Modo Bulb para retratar interiores com um tom de cor natural

O flash de modelos instax anteriores sempre emite luz em locais escuros. No modo bulb da instax mini 90, o flash é desligado automaticamente, expressando a qualidade criada por uma luz incandescente como ela é. Este modo é útil em locais onde é proibido fotografar com flash.

ph_tip_b

Utilize o modo bulb posicionando a instax mini 90 sobre uma superfície estável.

Para utilizar modo bulb sem tripé, posicione a instax mini 90 sobre uma superfície estável a fim de evitar trepidação da câmera. Aproveite o modo bulb com vários itens vistos na rua.

tip_a_colmn_ph

Modo Normal

Os cabides estão brilhando demais e a textura de madeira ficou prejudicada devido à luz do flash.

Modo Buld

A aparência dos cabides de madeira sob a luz da sala está melhor representada.

Use o modo bulb para evitar um ponto brilhante na foto

Ao tirar uma foto de um objeto reflexivo como o vidro, a luz emitida do flash reflete de volta para a lente, causando um ponto brilhante na foto. Ao utilizar o modo bulb, este problema pode ser evitado.

tip_b_colmn_ph

O vidro reflete a luz emitida pelo flash, provocando um ponto luminoso na fotografia.

DICA C

Experimente Características Divertidas oferecidas pelo modo de disparo bulb

N.°1 Vistas noturnas encantadoras brilhando como joias

No modo normal, a velocidade máxima do obturador da instax mini 90 é de 1,8 segundos, o que não é tempo suficiente para capturar uma visão noturna brilhante. Capture luz suficiente com o modo bulb, perfeito para fotografar a cena noturna.

ph_tip_c01

A luz refletida no rio também está muito bem expressa.

N.°2 Retrato em meio a imagens desfocadas de quem passa ao fundo

Use o modo bulb para tirar uma foto interessante de alguém parado em meio a imagens desfocadas de pessoas que passam ao fundo. Para tirar esse tipo de foto, a velocidade do obturador deve ser de cerca de 1 a 2 segundos. Se for mais lento que isso, as pessoas no fundo não ficarão visíveis na foto. É possível conseguir um bom resultado se a rua for iluminada com uma quantidade suficiente de luz.

ph_tip_c02

Zona comercial à noite. As pessoas ao fundo aparecem como faixas desfocadas.

N.°3 Truque com uma lanterna

Uma das melhores maneiras de utilizar o modo bulb de disparo é experimentar com luzes. Desenhe texto ou formas com uma lanterna, enquanto o obturador estiver aberto. O rastro de luz vai aparecer na foto. Esta foto de exemplo foi tirada com o obturador aberto por 10 segundos, o tempo máximo do modo bulb, permitindo fazer um rastro de luz em formato de coração.

ph_tip_c03

O uso de uma lanterna torna a fotografia mais divertida.

N.°4 Rastro desfocado do movimento de uma pessoa

Tire uma foto de alguém mudando de posição no modo bulb e capture um rastro desfocado do movimento. Essa foto de exemplo foi tirada quando o assunto mudava de posição a cada 2 segundos.

ph_tip_c04

Quatro imagens da mesma pessoa podem ser capturadas.

Modo de Dupla Exposição

Instax mini 90 NEO CLASSIC X Modo Dupla Exposição

MODO DUPLA EXPOSIÇÃO

MODO DUPLA EXPOSIÇÃO

Ao liberar o obturador duas vezes no modo de dupla exposição, você pode sobrepor duas imagens diferentes em uma única foto. Experimente acrescentar uma nuance artística requintada, diferente daquela criada por processamento digital normal.

Sobreponha duas imagens diferentes em uma única foto

O modo de dupla exposição da instax mini 90 é um novo recurso que modelos anteriores não possuem. Neste modo, ao liberar o obturador uma vez para uma cena e mais vez para outra, você pode sobrepor duas imagens diferentes para criar uma fotografia criativa singular.

ph01

Com as imagens de flores (primeira imagem) e de um homem (segunda imagem), você pode criar uma foto artística de um homem com flores desfocadas. Experimente a dupla exposição, conforme sua inspiração.

DICA A

A Segunda Imagem é Claramente vista nas Áreas Escuras,como sombras, da primeira imagem

Na foto com dupla exposição, a segunda imagem pode ser vista em áreas escuras, como sombras, na primeira imagem. Para fazer uma dupla exposição correta, verifique se a imagem terá uma área escura ou em que parte a segunda imagem deve ser sobreposta.

ph-tip-a

Primeira imagem com áreas de sombra, segunda imagem. Na terceira imagem, a segunda imagem é vista sobre as áreas com sombra.

 

DICA B

Exemplos de Fotografia de Dupla Exposição

tip_a_colmn_ph-1

Use o modo D em local iluminado

Se for tirada em local iluminado, a segunda imagem pode não ficar nítida na foto de dupla exposição. Escolha o modo D para escurecer os tons, de modo que a segunda imagem tenha mais definição.

 
tip_a_colmn_ph

Na primeira imagem, ao combinar imagens da mesma pessoa em diferentes composições, você pode até criar uma foto divertida fazendo parecer que a pessoa está segurando uma miniatura de si mesma.

Na segunda imagem, a estrada com um placa escrita é adequado para a fotografia de dupla exposição, pois a segunda imagem aparecerá no asfalto.

tip_a_colmn_ph-3

Na primeira imagem, as fontes de luz de iluminação e placas de neon podem ser vistas claramente em uma foto de dupla exposição.

Na segunda imagem, na foto de uma mão estendida ao céu, a segunda imagem pode ser posicionada de forma bela. Esta técnica é especialmente recomendado para iniciantes em fotografia de dupla exposição.

DICA C

Dupla Exposição com Metade da Lente Coberta

Tire a primeira foto cobrindo a metade inferior da lente com fita preta e, em seguida, tire a segunda com a metade superior da lente coberta e no modo de dupla exposição. Ao contrário de fotos de dupla exposição normais onde as imagens se sobrepõem, este método gera uma fotografia que mostra claramente duas imagens diferentes nas metades superior e inferior. Também é possível criar uma foto dividida na diagonal ou uma divisão esquerda-direita.

 

ph_tip_c01

Você pode fazer um truque divertido na foto, mostrando a parte superior do corpo de um homem e a parte inferior do corpo de uma mulher. Recomenda-se utilizar um tripé para que o fundo seja contínuo.

tip_c_colmn_ph

O segredo para uma boa foto de dupla exposição é cobrir uma área ligeiramente maior do que uma das metade da lente. Evite cobrir a parte de fotometria.

ph_tip_c02

Uma foto mágica mostrando as
duas paisagens urbanas.

Realizamos a utilização de cookies para lhe proporcional a melhor experiência possível! Ao clicar no botão ACEITO ou ativar uma opção em Preferência de Cookies, você concorda com isso, conforme descrito em nossa
Para alterar as preferências ou retirar o consentimento, atualize suas Preferências de Cookies.
Política de Cookies
ACEITO
Preferências de Cookies
Realizamos a utilização de cookies para lhe proporcional a melhor experiência possível! Ao clicar no botão ACEITO ou ativar uma opção em Preferência de Cookies, você concorda com isso, conforme descrito em nossa
Para alterar as preferências ou retirar o consentimento, atualize suas Preferências de Cookies.
Política de Cookies
ACEITO
Preferências de Cookies