Skip to content

dicas técnicas

ondas

7 dicas de como aproveitar sua câmera Instax Mini 11

08 de agosto de 2022

Quem já tem sua Instax Mini 11, provavelmente, quer muito conseguir tirar o melhor da câmera. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, e a gente sabe bem como funciona. Apesar de a Mini 11 ser projetada para simplificar a sua vida, talvez seja preciso alguns truques para encurtar o caminho até a praticidade.

Então, separamos algumas dicas imperdíveis sobre o assunto e esperamos que elas ajudem você. Pegue papel e caneta e prepare sua Instax Mini 11 para sair praticando ao final do post. Aproveite!

1. Conheça as funcionalidades da câmera

A nossa primeira grande dica é que você realmente pesquise e se informe sobre as diferentes funcionalidades da câmera, mesmo antes de comprá-la. A Instax Mini 11 tem aplicações diferentes da sua antecessora. A exemplo disso está a ativação da câmera, que não demanda nenhum ajuste: basta apontar a lente, clicar e esperar que a foto seja impressa.

Além disso, há um modo específico nesse modelo que permite a você ver o enquadramento da foto mesmo ao tirar uma selfie. Trata-se de um espelho na parte da frente da lente, que vai ajudar a ter uma ideia se está apontando para o lugar certo.

2. Teste os recursos da Instax mini 11

Que a Instax mini 11 é uma câmera de fotografia instantânea, você já sabe. Mas esse não precisa ser o único recurso pelo qual você escolheu o modelo. A câmera é super fácil de manusear, pequena, cabe em qualquer lugar, e ainda permite que você tenha as fotos em mãos rapidinho.

Portanto, também é uma ótima forma de presentear alguém ou fazer uma renda extra. Para isso, você precisará dominar todos os recursos dos quais ela dispõe.

Não deixe de testar essas funcionalidades você mesmo. Aplique técnicas que já aprendeu por aí, capture em lugares com diferentes luminosidades, explore ambientes naturais e fechados, observe como sua câmera se comporta em cada momento. Assim, você sempre saberá quando e como fazer bons cliques.

3. Procure a melhor forma de fotografar

Para não perder nenhum recurso da sua câmera, é claro que também vale buscar dicas extras de fotografia, certo? Por isso, é importante ficar ligado em conteúdos que gerem insights sobre enquadramento, iluminação, foco e até posicionamento da câmera para conseguir fazer boas fotos. Aqui no blog, você vai encontrar várias dicas. Mas, caso precise de mais, a internet está aí para isso.

Não se esqueça de que com a Instax Mini 11, você terá recursos exclusivos. O aspecto natural e um pouco vintage das imagens é um deles, algo que com certeza pode ser usado a favor das suas capturas.

4. Fique por dentro das especificações

Quanto às especificações técnicas da câmera, a Mini 11 conta com:

  • filmes instantâneos da Fujifilm Instax Mini;
  • imagens de tamanho 62 x 46 mm;
  • lente de 2 componentes, 2 elementos, f = 60 mm, 1:12,7;
  • visor localizador de imagens reais, 0,37x, com ponto de alvo;
  • alcance de disparo de 0,3 m a 0,5 m;
  • obturador eletrônico programado 1/2 a 1/250 segundos;
  • controle de exposição automático, Lv 5,0 a 14,5 (ISO 800);
  • flash de disparo constante, tempo de reciclagem: 6,5 segundos ou menos;
  • alcance efetivo do flash: 0,3 a 2,7 m.

Além disso, a ejeção do filme é automática e o tempo de revelação das fotos é de, aproximadamente, 90 segundos. Mas pode variar conforme a temperatura ambiente. Ela também se desliga automaticamente, após 5 minutos sem uso.

5. Pesquise mais sobre a câmera

Pesquisar mais sobre a câmera vai fazer com que você tenha acesso a informações diferentes sobre ela. Muitas vezes, alguns recursos só são descobertos após muito tempo de uso. Para não esperar tanto, vale dar uma checada online nas especificações de avaliadores.

É interessante observar, por exemplo, que a Mini 11 é mais fina e estreita que a Mini 9. Isso a torna mais fácil de ser transportada e segurada, ainda que seja por uma criança com as mãos menores. Você ainda tem várias opções de acessórios, como capas texturizadas, que diminuem o risco de ela deslizar.

6. Troque figurinhas com outras pessoas

É sempre importante conversar com que já tem uma Instax Mini 11. Ninguém melhor para orientar você sobre o uso de alguma coisa, do que quem tem uma igual. Como já mencionamos, algumas funcionalidades são descobertas apenas com o uso, como alguns truques de captura e afins.

Então, não tenha receio em perguntar para outras pessoas sobre o funcionamento da câmera, ou mesmo sobre macetes de fotografia. Vale tudo para melhorar a qualidade das fotos, fazer registros cada vez mais nítidos e criativos e aprimorar as suas habilidades.

7. Busque inspiração para as fotos

Nenhum bom fotógrafo surgiu sem uma fonte digna de inspiração. Querendo ou não, todo tipo de fotografia com o qual já tivemos contato até hoje foi inspirado por outras pessoas. Por isso, se você quer fazer os melhores cliques com a sua Instax Mini 11, busque suas próprias fontes.

Navegar pelas redes sociais pode ser uma ótima dica para começar. Existem muitos estilos de fotógrafos amadores por aí fazendo sucesso com as suas capturas criativas. Além disso, você pode achar dicas e insights ótimos na rede.

Você não precisa reproduzir nenhum clique já existente. Apenas pegue como referência aquilo que você achou mais legal e use a seu favor para criar algo diferente. Assim, você vai aprimorando técnicas e exercitando sua criatividade.

É claro que uma boa parte das boas capturas também vai depender do que você está tentando fotografar. Momentos espontâneos e divertidos, com pessoas ou atividades que você gosta, tornam tudo ainda mais especial.

Então, digamos que existem alguns ingredientes importantes para tornar suas fotos mais emocionantes, e conseguir capturar o momento certo é uma delas. Para isso, é importante contar com uma câmera que acompanhe o seu ritmo, certo?

Agora que você já conhece mais da Instax Mini 11 e entendeu como pode aproveitar melhor os seus recursos, está na hora de começar a colocar a mão na massa. Se você ainda não tem a sua câmera, não perca mais tempo. Entre em nosso site e escolha a sua!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top