Skip to content

tendências

ondas

Fotografia Vintage: Conheça o estilo!

24 de abril de 2024

Editar e compor imagens para que fiquem com aspecto de fotografia vintage lhes dá um toque autêntico e original. Pela sua popularização, já surgiram inúmeros aplicativos com filtros e recursos que ajudam a editar as imagens, aproximando-as desse estilo. Mas também existem técnicas possíveis de usar na hora do registro para garantir bons cliques!

Aliás, se você é uma usuária de redes sociais como o Instagram, provavelmente, já se deparou com alguma que captou sua atenção. O feed está cada vez mais enxuto e as poucas postagens revelam um ar mais nostálgico, como se feitas há bastante tempo. Sabia que é possível reproduzir esse efeito?

O que é vintage?

A palavra vintage é abrangente. Tanto que está associada não só a fotografia, mas à moda e à arquitetura, bem como a decoração de ambientes. Esse estilo retrata o que já foi criado e deve ter, no mínimo, 20 anos de existência. Na moda, por exemplo, refere-se a peças que surgiram em outra época, não se tratando de uma simples releitura.

Essa é a diferença principal entre o vintage e o retrô. Esse último é uma releitura, ou seja, uma nova roupagem do que já foi usado no passado. Em outras palavras, não existe retrô sem vintage, mas esse existe de forma independente. De todo modo, são estilos e tendências válidas, que rendem excelentes resultados quando relacionadas a fotografia.

Quais as características da fotografia vintage?

Saber diferenciar o vintage do retrô é o primeiro passo para reconhecer o estilo de uma foto, mas em quais outras características prestar atenção para identificar com exatidão? Confira algumas a seguir.

Idade do registro

Para ser considerada vintage, a foto tem que ter, no mínimo, 20 anos. Isso significa que, estando em 2022, um registro de 2002 seria classificado como uma foto vintage? Se ele foi feito com o intuito de memorizar uma época, a vida da sociedade daquela época, então, sim.

O mesmo vale se a foto foi produzida com o estilo próprio de um fotógrafo. O ideal é que não tenha nenhuma modificação. Se for uma inspiração, voltamos à ideia da releitura, portanto, trata-se de uma foto retrô.

Registros analógicos

As fotos analógicas são aquelas que foram feitas em máquinas que dependem de processos químicos e físicos para capturar e compartilhas as imagens. Surgiram no século XIX e só perderam espaço 100 anos depois. Ainda hoje, amantes desse estilo recorrem a relíquias para perpetuar seus registros que são, sobretudo, autênticos.

Tendo caído em desuso, esse tipo de imagem é considerado, automaticamente, vintage. O uso da cor magenta, do sépia e do contraste ajudam a identificar quando se trata de uma fotografia realizada em uma máquina analógica. Além dessas características a granulação e a nitidez desse tipo de registro também são esteticamente marcantes.

Formatos alternativos

O formato também influencia no estilo da fotografia. Um dos mais populares é o dos instantâneos analógicos. Quem nunca viu aquelas imagens menores, com a borda branca? São fotografias feitas e reveladas na hora.

As arestas arredondadas também rementem à estética da fotografia vintage. Estar atento a esses detalhes vai ajudar você a ter uma noção de qual tendência o fotógrafo quis reproduzir.

Técnicas para fazer fotografias retrô

Claramente, não dá para criar uma fotografia vintage. No entanto, dá para se inspirar nas que já existem, criando a sua versão retrô, ou seja, uma releitura, seguindo algumas estratégias. Aprenda-as a seguir e capriche nos cliques!

Edição fotográfica

Mexer no contraste e na saturação – com equilíbrio – pode ajudar com o efeito desejado. Se não souber como manuseá-los, busque algumas inspirações em aplicativos como o Pinterest!

Assim, vai ter uma noção de como fazer toques sutis, sem exagerar nem comprometer a imagem.

A iluminação e o brilho também ajudam. Repare que fotos antigas são menos iluminadas, pois não existiam tantos recursos para edita-las. Os fotógrafos se apoiavam quase que 100% na luz natural, sendo o flash muito mais restrito, por ter um curto alcance (principalmente nas câmeras amadoras.

Uso de filtros

Essa é a forma mais popular de transformar uma foto comum em uma fotografia vintage. Existem dezenas de aplicativos disponíveis para fazer essa mudança. Alguns dos exemplos mais conhecidos é o app Huji Cam, que simula uma câmera analógica. Faixas de luz e filtros de “poeira” marcam a estética desse app.

Agora, para quem quer viver a experiência de fotografar como antigamente, o melhor aplicativo para fazê-lo é o Gudak. Para se ter uma ideia, são exigidos 3 dias para que as imagens registradas sejam “reveladas”. Além disso, apenas depois de formar o rolo (que é de 24 fotos), é possível visualiza-las. Bacana, não é?

Registro com câmera analógica

Se a ideia é unir o moderno e o retrô, por que não optar por uma câmera que faça isso? É a proposta da Instax. Câmeras dessa linha capturam fotos e fazem a revelação instantaneamente. São apresentadas tanto na versão analógica quanto na híbrida. Mas, independentemente do modelo, o diferencial dessa câmera é sua praticidade.

E a melhor parte, para quem decide investir nelas, é que existem diferentes opções, atentas as diferentes necessidades do público que gosta de fotografar. Tem os profissionais, aqueles que querem apenas registrar o momento, quem curte, além de usar a câmera, usa-la como item de decoração e por aí vai. Veja aqui quais foram os modelos já lançados.

Escolha do figurino e cenário

A forma de se vestir e o ambiente ajudam a identificar a época de uma fotografia. Se, por exemplo, tiver acesso a uma foto que retrate uma mulher cujo estilo seja de uma pin up, logo saberemos que ela foi feita entre os anos 1930 e 1950. Se for de um grupo de amigos em um concerto de música, trajando roupas largas e cabelos longos, vamos associa-los ao movimento hippie, dos anos 1970.

Portanto, para fazer uma foto vintage, o figurino e o cenário contam. Considere isso na hora de se vestir e de escolher o lugar onde as fotos serão realizadas.

Agora você já sabe como reproduzir uma fotografia vintage! De preferência, comece escolhendo um bom equipamento cuja qualidade lhe permita escolher as melhores fotos e prosseguir com suas devidas edições. A Fujifilm tem excelentes opções, que reúnem praticidade e modernidade, para dar o toque que você precisa!

Se você gostou do conteúdo, aproveite a visita para conhecer 5 aplicativos para fazer colagem de fotos!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top