Skip to content

dicas técnicas

ondas
Hi-key Instax comparativo entre fotos e close na opção em volta da lente da câmera Instax Mini 9 branco gelo

Hi-key Instax: o que é, como e quando utilizar?

10 de outubro de 2021

Falando superficialmente, o modo Hi-key presente em alguns modelos das câmeras Instax como Mini 9 e Mini 8 é uma potencialização da claridade no obturador (o “olho” da câmera) para que entre mais luz e deixe o aspecto da foto mais claro e suave.

Para que serve o modo Hi-key?

O modo Hi-key na Instax é uma opção de modo de fotografar para locais com pouca iluminação. Ou seja, dentro de casa, em restaurantes, em ambientes pouco iluminados em geral. Também é indicado para cenas com sombra, ao início ou ao fim do dia quando o céu já está escurecendo, entre outras situações de baixa luminosidade.

Importante: não é possível utilizar em uma cena totalmente escura – é necessário ter um objeto claro para que o flash possa iluminar. Tenha em mente que se o ambiente estiver muito estiver escuro e o flash não alcançar o objeto (a distância máxima é de 2,7 metros), a imagem ficará preta.

Como usar o modo Hi-key na sua Instax?

O modo Hi-key, presente nas câmeras Instax Mini 9 e Mini 8 é a última opção do ajuste de luminosidade que está em volta da lente. Para o Hi-key, o sensor da Instax não o indica com a luz laranja como ele faz nos outros modos (casinha, nuvem, solzinho e solzão) pois ele é uma função extra. Caso queira utilizá-lo, é necessário girar o seletor até a bolinha em volta da lente até ficar alinhada com a opção Hi-key (mesmo que a luz esteja indicando outro modo).

Importante: o obturador fica aberto por mais tempo no modo Hi-key, então, é essencial manter a Instax bem firme para evitar que a foto saia tremida, combinado?

Quando é o melhor momento de utilizar o Hi-key?

Geralmente, os melhores ambientes para utilização do modo Hi-key (caso queira uma foto ainda mais clara) é quando a câmera indica o modo interno (casinha), pois se você usar em um ambiente que o sensor já considerou como “claro” e indicou os outros modos, certamente o Hi-key irá deixar a foto estourada ⚠️

Ou seja, o modo Hi-key não é recomendado para ambientes com boa iluminação como ao ar livre em um dia ensolarado, por exemplo. Caso você utilize-o neste condição, certamente sua foto ficará superexposta (com a luz “estourada”/muito clara”) ou até completamente branca.

Modo Hi-key em selfies:

Em selfies, ele atenua os traços, deixando uma leve suavização no rosto além de trabalhar a claridade do brilho natural da pele. Também traz um efeito “blur” nas imagens, ou seja, traz um desfoque sutil para a cena. Mas atenção: cuidado com a distância para a foto não estourar já que, quanto mais perto, mais chances da luz do flash refletir neste brilho da pele e a foto ficar com uma luz exagerada (estourada) – o ideal é tirar a selfie a partir de 40 cm de distância.

E aí, agora que você sabe tudo sobre o Hi-key da Instax, que tal dar uma olhada em váaarias outras dicas para suas fotos no nosso Instagram? Ficou com alguma dúvida? Manda no direct, bb 😉


1 Comment

  1. Thalyta em 22 de maio de 2022 às 14:44

    Obrigada pelas dicas!!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top