Skip to content

dicas técnicas

ondas
tipos de iluminação para fotografia

Conheça os 4 tipos de iluminação para fotografia

08 de junho de 2022

A luz está entre as partes mais importantes de uma boa fotografia. Por isso, é importante saber como usá-la a seu favor para tornar a foto suficientemente nítida e causar o efeito desejado, despertando as emoções certas em quem vê a imagem. E isso só é possível com diferentes tipos de iluminação para fotografia.

Neste post, você terá a oportunidade de conhecer melhor os principais deles e poderá começar a testar os efeitos. Gostou da ideia? Então, vamos lá!

Quais são os tipos de iluminação para fotografia?

Chegou a hora de conhecermos as principais diferenças entre os tipos de iluminação. Eles, certamente, vão ajudar a criar as melhores fotos, ainda mais as que revelam na hora.

1. Luz natural e luz artificial

A principal diferenciação entre os tipos de iluminação de fotografia são as luzes natural e artificial. A primeira se refere a todas as fontes naturais de luz, principalmente aquela do sol em um dia sem nuvens, mas também a luz refletida pela lua e de dias nublados. Ela não é moldável, e o modelo deve se ajustar a ela.

Já a luz artificial é mais dinâmica e flexível, vem de diferentes equipamentos e pode gerar efeitos específicos. Entre lâmpadas incandescentes tradicionais, LED, strobe e flashes — todos entram nessa categoria. Diferentemente da luz natural, a luz artificial é que se molda ao modelo.

2. Luz frontal e contraluz

A luz frontal é aquela responsável por refletir mais as cores, ao mesmo tempo em que deixa a imagem mais saturada, com mais intensidade. Nos retratos, ela acaba disfarçando melhor aquelas imperfeições na pele e, por isso, favorece uma espécie de suavização dos traços.

A contraluz é justamente a contrária. Nela, a luz é usada na parte de trás do modelo ou do objeto a ser fotografado. Sua principal função é definir o recorte da imagem, ou seja, evidenciar todo o seu contorno. Assim, ela pode ser usada em combinação com outros tipos de iluminação para fotografia.

3. Luz de três quartos e luz lateral

A luz lateral serve justamente para evidenciar o lado em que está posicionada. Por isso, pode ser ideal para realçar aspectos artísticos de um modelo ou mesmo de um objeto ou cena que precisam ganhar destaque. Ela é diferente da luz de três quartos, por exemplo.

A luz de três quartos é aquela usada nos chamados retratos clássicos. Ela é posicionada de tal maneira que consiga projetar a sombra do rosto, por exemplo, desde o nariz até a boca. No entanto, é importante que ela chegue até os lábios, do contrário, recebe outro nome — iluminação de laço.

4. Luz suave e luz dura

A dureza da luz, por sua vez, é o que define o nível de nitidez sobre o que está sendo fotografado. Um exemplo bem simples e usual disso é uma fotografia tirada sob a luz direta do sol e uma tirada em um dia nublado. Na primeira, a luz incide direto sobre o objeto, na segunda, não.

Assim, a luz suave é aquela que torna os contornos da imagem mais sutis. Ela confunde os limites e deixa indefinido onde a sombra começa ou termina. Já a luz dura faz com que a imagem fique extremamente nítida e bem desenhada, com sombras definidas.

Como usar a iluminação na fotografia?

Não existe uma receita de bolo para acertar na iluminação. Na verdade, você vai precisar de diferentes recursos e um estilo próprio para iluminar seus cliques. Assim, é importante experimentar diferentes técnicas para entender com qual você se identifica mais:

  • comece com a iluminação natural e exercite diferentes posicionamentos, já que não pode trocar o ponto de luz;
  • depois, experimente salientar o ponto de foco da foto, direcionando o olhar de quem vê a imagem;
  • o próximo passo é começar a atentar ao fundo, escolhendo se ele fica mais visível ou escuro;
  • certifique-se de que as sombras estejam gerando os contrastes necessários, sem excessos;
  • em retratos, coloque a luz acima da linha dos olhos do modelo para evitar que ela reflita;
  • invista em equipamentos de iluminação que possam ser posicionados como você precisar;
  • conte com várias fontes de iluminação e brinque com elas.

Pronto para explorar diferentes tipos de iluminação para fotografia. Então, agora, que tal colocar a mão na massa e testar o que aprendeu? Depois, faça uma exposição com os melhores cliques!

Não se esqueça de seguir a gente no Facebook e no Instagram e ficar por dentro de novidades e dicas de fotografia.

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top