Skip to content

Indicação de filmes e séries

ondas

Confira 6 filmes para comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+

20 de junho de 2023

No mês de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, marcando a luta pelo reconhecimento dos direitos humanos desta comunidade. Um dos grandes objetivos, portanto, é conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à discriminação e violência contra homossexuais e pessoas trans no Brasil.

Existem diversos filmes LGBT que tratam da temática. As produções se destacam pelas diferentes histórias e enredos, que prendem a atenção dos espectadores do início ao fim.

Acompanhe a seguir e confira 6 filmes para comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+!

Um dia de luta por respeito todos os dias

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho em todo o mundo. A data foi criada após um acontecimento chamado de Rebelião de Stonewall, que aconteceu em 1969. Na ocasião, policiais de Nova York invadiram um bar frequentado por homossexuais.

Na época, as pessoas sofreram inúmeras represálias por parte das autoridades e, dessa forma, acabaram sendo presas. Desde 1970, são realizadas as marchas do orgulho gay, como maneira de relembrar os episódios de violência contra a comunidade e celebrar a diversidade.

Portanto, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é considerado uma data de alegria, mas principalmente de protesto. O mês de junho, em todo o mundo, é recheado de eventos, festas, paradas e desfiles. O objetivo, como citamos anteriormente, é conscientizar a população sobre a luta por direitos iguais.

Qual é o significado da sigla LGBTQIAP+?

Com o intuito de dar maior visibilidade à causa, foi criada a sigla LGBT. No entanto, com o passar do tempo, o termo foi sendo modificado para contemplar melhor os segmentos que fazem parte da diversidade sexual. Atualmente, a sigla LGBTQIAP+ é a mais utilizada.

Veja o que significa cada letra:

  • lésbicas;
  • gays;
  • bissexuais;
  • transexuais, transgêneros e travestis;
  • queer;
  • intersexual;
  • assexual;
  • pansexual.

6 filmes com temática LGBTQIAP+ para maratonar com orgulho!

Sem dúvidas, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é uma data de muita reflexão e conscientização. Hoje em dia, inclusive, existem diferentes filmes LGBT novos e antigos que abordam o tema. As obras cinematográficas exploram o assunto de diversas maneiras, desde dramas até comédias.

A seguir, separamos uma seleção com 6 filmes LGBT para assistir e maratonar com muito orgulho. Confira!

1. Meu Policial

capa livro e filme meu policial

Lançado em 2022, “Meu Policial” é uma adaptação do livro de Bethan Roberts e conta com a atuação do músico e ator Harry Styles. O longa-metragem retrata o romance entre dois homens na Inglaterra, em 1950. O filme acompanha Tom, um jovem policial que se apaixona por Patrick, em uma época em que a homossexualidade era crime.

Os personagens mantêm um relacionamento em segredo, com isso, a obra aborda as consequências do preconceito e a dor do tempo perdido. O filme está disponível no Prime Video.

2. Azul é a Cor Mais Quente

azul é a cor mais quente filme

Lançado em 2013, “Azul é a Cor Mais Quente” é um dos filmes LGBT feminino que retratam muito bem um novo mundo para duas mulheres que se apaixonam. A narrativa apresenta os desejos e frustrações de uma jovem, Adèle, de 15 anos, que segue em busca de se posicionar e se descobrir como mulher.

É uma história simples, mas com um enredo muito bem estruturado e com personagens que vivenciam as tristezas e alegrias que uma relação pode trazer. “Azul é a Cor Mais Quente” também pode ser assistido no Prime Video.

3. Com Amor, Simon

cartaz filme com amor, simon

“Com Amor, Simon” é uma produção lançada em 2018, inspirada em um livro de Becky Albertalli, que narra a vida de um adolescente gay, Simon Spier. O personagem tem dificuldade em se assumir para sua família e amigos. A todo momento, o filme mescla elementos de drama, comédia e romance.

O filme trata das dificuldades e anseios de Simon, que vivencia um momento complicado na adolescência. “Com Amor, Simon” pode ser assistido no Disney+.

4. Moonlight

cartaz filme moonlight

“Moonlight” é um filme norte-americano, lançado em 2016, que conta a trajetória de Chiron, um homem negro e homossexual que vive na periferia de Miami. A história apresenta diferentes etapas de sua vida, envoltas de violência e criminalidade, até chegar à aceitação da sua própria sexualidade.

A principal curiosidade é que o longa-metragem foi eleito o melhor filme por 65 críticos da área, recebendo mais de 140 premiações, como o Oscar de melhor fotografia. A obra é um dos filmes LGBT de maior destaque na Netflix.

5. Me Chame Pelo Seu Nome

me chame pelo seu nome cartaz filme

“Me Chame Pelo Seu Nome”, lançado em 2017, conta a história de um adolescente que se apaixona por um homem mais velho na Itália. A trama se passa nos anos 1980 em uma casa de veraneio, quando Elio está em viagem e desfruta da bela paisagem na companhia de seus pais.

Na ocasião, Elio se encanta com um amigo da família que chega para auxiliar o pai do personagem em sua pesquisa acadêmica. No filme, Elio vivencia grandes oportunidades de amadurecimento e descobertas. Essa é uma excelente opção de filmes LGBT Paramount, mas também está disponível no Amazon Prime.

6. Anne+

cartaz filme anne +

“Anne+” é um filme de 2021 que conta a história de uma jovem universitária lésbica em Amsterdã. Dirigido por Valerie Bisscheroux, a produção holandesa engloba diversos gêneros, como romance, comédia e drama para contar as dúvidas e inquietações da personagem que tem um relacionamento estável com Sara.

A obra representa muito bem o universo LGBTQIAP+, explorando a vida da protagonista, Anne, com muita delicadeza. O filme está disponível e pode ser acessado na Netflix.

Qual é a importância de todos celebrarmos essa data?

Como falamos ao longo do conteúdo, o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é uma data fundamental para refletirmos sobre a importância do combate à homofobia na sociedade. O intuito é conscientizar a população sobre a diversidade e inclusão de todas as pessoas.

Os eventos da celebração são de extrema relevância para trazer visibilidade à luta pelos direitos das populações que não se encaixam nos padrões heteronormativos. É uma data que demonstra resistência e inspira cada vez mais pessoas a terem orgulho de serem exatamente quem são.

Se o seu objetivo é assistir filmes LGBT em 2023, vale muito a pena buscar as recomendações listadas neste conteúdo. Além de se divertir maratonando os diferentes enredos, essa também pode ser uma excelente oportunidade de se conscientizar ainda mais sobre a importância da garantia dos direitos da comunidade LGBTQIAP+.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e conheça 5 aplicativos para assistir filmes e séries!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top