Filmes Star Wars: entenda a sua importância até hoje
Quando o streaming Disney+ começou a promover a série The Mandalorian, com a descrição de que fazia parte do universo de Star Wars, os fãs de uma das franquias mais antigas da história do cinema foram à loucura. Esse mundo, que abrange não só filmes, mas séries, livros e games, surgiu na década de 1970 e, desde então, os filmes Star Wars têm levado milhões de pessoas a se envolver com suas histórias — que se passam em uma galáxia muito, muito distante.
A criação do diretor George Lucas se encerrou, até então, em 2019, com A ascensão Skywalker finalizando uma trilogia com novos personagens e outros nem tão novos assim… Se você está decidido a entender a magia por trás desse tema, mas não sabe por onde começar, esse artigo vai ajudar. Continue com a leitura!
Quais são os filmes Star Wars?
Fora os spin-offs, ou seja, os derivados lançados como séries ou minisséries no streaming, a franquia Star Wars conta com 9 filmes, tendo sido o primeiro lançado em 1977: Uma nova esperança.
Mas atenção a um detalhe importante: antes de começar a maratonar a saga, você deve decidir se vai fazer isso pela ordem cronológica, isto é, de acordo com o ano de lançamento, ou seguindo a ordem da história em si, que não segue o mesmo caminho. Vamos dar uma olhada!
Filmes Star Wars: ordem cronológica
A primeira trilogia conta com filmes lançados entre 1977 e 1983. Vale dizer que, inicialmente, a intenção do diretor George Lucas era finalizar a saga em O retorno de Jedi. Certamente, a recepção do público e o sucesso da saga mudaram o rumo dos planos e a história continuou.
Os três primeiros filmes apresentam os personagens principais da franquia, com alguns reaparecendo até nos últimos lançamentos, como Han Solo, Leia e Luke Skywalker.
- Episódio IV: Uma nova esperança (1977)
- Episódio V: O império contra-ataca (1980)
- Episódio VI: O retorno de Jedi (1983)
Seguindo a ordem cronológica, vamos à segunda parte da saga, que começou a ser lançada em 1999.
- Episódio I: A ameaça fantasma (1999)
- Episódio II: Ataque dos clones (2002)
- Episódio III: A vingança dos Sith (2005)
Dez anos depois, houve o lançamento da última trilogia da franquia.
- Episódio VII: O despertar da força (2015)
- Episódio VIII: Os últimos Jedi (2017)
- Episódio IX: A ascensão Skywalker (2019)
Filmes Star Wars: ordem da história
Agora, se a intenção é assistir à saga na ordem dos fatos, que não corresponde às datas de lançamento, então, é melhor maratonar da forma apresentada a seguir.
- Episódio I: A ameaça fantasma
- Episódio II: Ataque dos clones
- Episódio III: A vingança dos Sith
- Episódio IV: Uma nova esperança
- Episódio V: O império contra-ataca
- Episódio V: O retorno dos Jedi
- Episódio VII: O despertar da força
- Episódio VIII: Os últimos Jedi
- Episódio IX: A ascensão Skywalker
Vale destacar que essa ordem está considerando apenas os filmes Star Wars. As outras produções podem ser assistidas de modo independente, inclusive em aplicativos. Contudo, é recomendado que, primeiro, assista-se aos filmes, para se familiarizar com o universo e seus personagens.
Qual é a importância dos filmes Star Wars?
Mesmo a trama sendo fictícia, não se pode negar que os filmes Star Wars foram fundamentais para o cinema. Na época em que foram lançados, o termo blockbuster, associados a filmes que são sucesso de bilheteria, só tinha um concorrente: Tubarão, de 1975, dirigido por Steven Spielberg.
O alcance popular de Star Wars também foi fortemente influenciado pelos investimentos de marketing para levar o público ao cinema. Hoje, a maioria dos longas-metragens contam com esse recurso, mas, até então, isso era uma novidade, que mostrou sua eficiência e se tornou convencional.
Marcos técnicos, como os efeitos sonoros e o design dos ambientes mostrados em tela, também fizeram sucesso e se infiltraram no imaginário popular. Mesmo quem nunca assistiu ou sequer gosta dos filmes conhece seus personagens e, ao ouvir o nome da franquia, sabe exatamente a que se refere. Isso demonstra a relevância que a saga tem, ainda que tenha sido criada há quase 50 anos.
Qual é o motivo do sucesso da franquia?
As produções Star Wars vão muito além de simples filmes sobre viagens intergalácticas. Elas quebraram paradigmas, principalmente dentro do gênero ficção científica. Em vez de investir apenas em cenários futurísticos, para além da realidade, George Lucas misturou dois universos, apresentando robôs com sentimentos e traços cômicos, além de planetas desérticos e relações humanas muito bem desenvolvidas.
Também temos a presença da chamada Jornada do Herói, que consiste em apresentar um protagonista que “vence no final”, mas não sem antes passar por situações que o transformam como pessoa. Inclusive, a Jornada do Herói se tornou uma tendência graças à saga.
Por fim, as próprias relações e personalidades dos personagens, como Darth Vader e Han Solo, despertaram o imaginário das pessoas, criando uma gama de possibilidades para que os fãs se sentissem mais próximos da história. Assim, perpetuando o que começou na década de 1970, foram criados parques temáticos e uma infinidade de objetos, fantasias e artigos relacionados à marca Star Wars.
Quando surgiu o Star Wars Day?
O Star Wars Day (ou Dia de Star Wars) é comemorado em 4 de maio. A data foi escolhida pelos próprios fãs, que fizeram um trocadilho com a frase mais famosa dos filmes (May the force be with you – que a força esteja com você), trocando a palavra “force” por “fourth”, o número quatro decimal. Este, pronunciado junto à palavra “may”, é entendido como a data 4 de maio (may the fourth).
Em 2011, começaram as comemorações oficiais da data. A primeira foi no Canadá, no festival Toronto Underground Cinema, que reuniu milhares de fãs para assistir a todos os filmes da saga. Desde então, as homenagens foram centralizadas nesse dia, e até um parque temático na Disney foi criado, com uma programação especial no dia 4 de maio.
Os filmes Star Wars marcaram não só o cinema moderno, mas gerações. Suas criativas histórias deram origens a diversas produções, mercados e fãs apaixonados pelo bem combatendo e vencendo as forças do mal. Vale a pena conhecer a saga e saber a origem por trás de seu sucesso!
Gostaria de saber mais curiosidades sobre o universo cinematográfico? Confira os 10 filmes mais esperados de 2023!
relacionadas
Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.
Saiba onde comprar
Saiba onde comprar