Skip to content

lifestyle

ondas
bandas de rock

Dia Mundial do Rock: saiba mais sobre o gênero que fez história

06 de julho de 2023

Desde o seu surgimento na década de 1950, o rock se estabeleceu como um dos gêneros musicais mais influentes e revolucionários de todos os tempos. Com suas guitarras distorcidas, batidas enérgicas e letras marcantes, o estilo musical transcendeu fronteiras, rompeu padrões e cativou corações ao redor do mundo.

Ao longo dos anos, inúmeras bandas surgiram, cada uma trazendo sua própria identidade e deixando uma marca inegável na história da música. A influência desse gênero transcendente sobre o estilo de vida das pessoas é inegável, moldando não apenas a indústria musical, como a moda, a cultura jovem e os movimentos sociais.

Diante desse cenário, convidamos você a embarcar em uma jornada para conhecer um pouco mais sobre algumas das principais bandas de rock de todos os tempos, descobrindo as histórias por trás de seus sucessos e compreendendo a magnitude de seu legado. Aproveite para desvendar o mistério por trás da comemoração do Dia do Rock, uma data especial que celebra a força e a paixão desse gênero musical.

Quando é o Dia do Rock?

O rock teve seu início nos Estados Unidos e ganhou rapidamente a adesão do público. Geralmente, as bandas são compostas por um vocalista, um baterista, um baixista e um ou dois guitarristas. Seu ritmo envolvente influencia o comportamento e o visual das pessoas, definindo roupas, acessórios, linguagem e outros aspectos da vida humana.

A data comemorativa foi estabelecida em 13 de julho porque foi nesse dia, em 1985, que ocorreu um dos maiores eventos musicais do gênero: o Live Aid.

Grandes nomes do gênero participaram do festival, como David Bowie, Queen, Led Zeppelin, U2, Mick Jagger, Dire Straits, Black Sabbath, Elton John, Eric Clapton e Phil Collins.

Quais bandas de rock fizeram história?

Bandas de rock internacionais

Para começar, conheça alguns do grupos musicais estrangeiros mais destacados no gênero. É provável que você já seja fã de, pelo menos, uma dessas bandas!

The Beatles

Não poderíamos deixar de falar em The Beatles, banda que surgiu na década de 60 na Inglaterra e fez história no mundo todo, sendo o grupo que mais vendeu discos no mercado da música.

The Beatles atuou de 1960 a 1970, mas faz sucesso ainda hoje. Formavam o grupo os seguintes membros:

  • John Lennon;
  • Paul McCartney;
  • Ringo Starr;
  • George Harrison.

Queen

A banda Queen se tornou famosa por causa do vocalista Freddie Mercury. Ela surgiu em 1970 e continuou com os mesmos integrantes até o falecimento de Fred, em 1991.

Recentemente, foi produzido um filme contando a história do grupo, o que ajudou a impulsionar ainda mais o seu sucesso.

Guns N’ Roses

Esse é, sem dúvida, um dos grupos musicais mais bem-sucedidos do final da década de 1980 e início dos anos 1990. O Guns N’ Roses surgiu em 1985, fez uma parada de alguns anos e retornou aos palcos — sendo, inclusive, figura marcada nos palcos do Brasil com certa frequência.

Ao todo, a banda vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo todo. É formada pelo vocalista Axl Rose, pelo baterista Steven Adler, pelos guitarristas Slash e Izzy Stradlin, e por Duff McKagan no baixo.

Pink Floyd

A banda Pink Floyd apareceu em Londres, em 1965. Com seu rock progressivo, logo ela começou a figurar entre as paradas de sucesso.

O álbum The Wall (1979) tornou-se lenda entre os sucessos da música mundial. Sua influência estendeu-se a outras bandas, como Queen, Rush, Pearl Jam e The Mars.

The Rolling Stones

The Rolling Stones teve seu início em 1962, em Londres, tornando-se célebre ao mesmo tempo em que The Beatles estourava nas paradas de sucesso.

Atualmente, Keith Richards e Mick Jagger ainda estão ativos e fazendo sucesso. Entre seus prêmios, estão três Grammys e três MTV Video Music Awards.

Black Sabbath

Essa é uma banda britânica que surgiu em 1968. Entre seus sucessos, destacamos Iron Man, War Pigs, Paranoid, Sabbath Blood Sabbath e Symptom of the Universe.

A banda Black Sabbath foi, na opinião de alguns fãs e estudiosos do rock, a fundadora do heavy metal. O vocalista Ozzy Osbourne se destaca pela excelência de sua voz.

Iron Maiden

O grupo se formou na Inglaterra, em 1975. Um importante diferencial da banda é o repertório musical, abordando temas históricos. Uma dessas canções é Alexander, the Great (Alexandre, o Grande). Um dos motivos para explorar essa temática é que o vocalista da banda, Bruce Dickinson, tem formação em História.

Bandas de rock nacionais

Entre os grupos musicais mais destacados do gênero, não existem somente as bandas americanas, alemãs, britânicas — o Brasil também tem grande relevância nesse cenário!

A seguir, veja algumas das melhores bandas de rock nacionais!

Os Mutantes

Combinando rock progressivo com uma pegada psicodélica e outras influências de fora, Os Mutantes surgiram em 1960, durante o Tropicalismo — movimento que buscava mais autonomia em relação à Bossa Nova.

Em sua primeira formação, estava Rita Lee, considerada a Rainha do Rock brasileiro. Do grupo original, somente Sérgio Dias permanece.

Legião Urbana

A banda surgiu em 1982, composta por Renato Russo e Marcelo Bonfá, trazendo influência de bandas internacionais — como The Cure, Bob Dylan e The Smiths.

Depois da morte de Renato Russo, durante os anos 90, o Legião Urbana encerrou suas atividades, retornando à ativa a partir de 2010.

Barão Vermelho

Formado em 1981, o Barão Vermelho contou com a participação de grandes músicos do país, como Cazuza, Frejat e Peninha. Suas letras expressavam a linguagem do jovem da época, conquistando um grande público e influenciando significativamente a música popular do país.

Quais são as principais curiosidades sobre o estilo musical?

Para finalizar, vamos apresentar algumas curiosidades sobre as bandas e esse estilo musical. Para começar, o gênero varia conforme os seus diferentes estilos:

  • Rockabilly;
  • Blues Rock;
  • Hard Rock;
  • Punk Rock;
  • Garage Rock;
  • Heavy Metal;
  • Rock Psicodélico;
  • Rock Progressivo;
  • Grunge;
  • Glam Rock;
  • Folk Rock;
  • New Wave;
  • Rock Alternativo;
  • Pop Punk;
  • Indie Rock.

O indie é um estilo que caracteriza produções independentes — ou seja, sem vínculo com grandes gravadoras ou empresas. Com o tempo, ele alcançou outras áreas, como decoração, moda e fotografia — onde deu origem às fotos indie.

Veja outras curiosidades:

  • uma das pioneiras dessa vertente musical foi uma mulher negra — Rosetta Tharpe, que usava sua guitarra para cantar músicas gospel. Ela abriu caminho para as bandas de rock e influenciou Elvis Presley, o Rei do Rock;
  • a finalidade do evento Live Aid era arrecadar fundos para ajudar a Etiópia;
  • o nome Guns N’ Roses faz referência a duas outras bandas — Hollywood Roses e L.A. Guns;
  • Phil Collins sugeriu que o dia 13 de julho fosse considerado o Dia Internacional do Rock, mas somente no Brasil a data pegou de verdade.

Se você curte esses músicos e grupos musicais, vale a pena guardar as lembranças dos shows na forma de fotos personalizadas. Você pode aplicar alguns efeitos e escrever sobre elas. Coloque legendas também, indicando qual show é aquele!

Ao explorar a história das bandas de rock que marcaram época, percebemos a influência duradoura que tiveram na música e na cultura. Suas melodias e letras continuam a ressoar nos corações dos fãs, reafirmando o poder atemporal desse gênero revolucionário.

Continue se atualizando sobre fotos: assine a nossa newsletter para receber conteúdos atrativos, diretamente em seu e-mail!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top