Skip to content

dicas técnicas

ondas
aplicativo para editar fotos

6 aplicativos para editar fotos no celular

26 de abril de 2023

Você gosta de registrar momentos para atualizar o feed das redes sociais, montar decorações customizadas para o lar ou mesmo criar portfólios digitais? Então, muito provavelmente, os aplicativos para editar fotos fazem parte da sua rotina.

Afinal, por meio deles, é possível ajustar as configurações básicas das imagens (como contraste, sombras e iluminação), colocar filtros, fundos criativos e legendas, produzir colagens, realizar recortes e manipulações de objetos e muito mais. Ou seja, são uma verdadeira mão na roda!

Por essa razão, montamos uma seleção com 6 apps repletos de funcionalidades para quem quer turbinar a edição de fotos — e o melhor: todos oferecem download gratuito! Portanto, tome nota de quais são eles!

1. Adobe Lightroom

O primeiro app para celular é o Adobe Lightroom — ou mais precisamente, a versão dele para aparelhos portáteis, como smartphones e tablets. Isso porque, para quem não sabe, ele é um dos programas mais conhecidos de edição de fotografias no planeta.

Assim como o Photoshop ele pertence a Adobe, e por isso ele permite que você tenha um acessibilidade grande ao usá-lo, podendo aproveitar o mesmo arquivo em ambos os programas, simultaneamente, sem problemas.

“Mas para que ele serve, afinal?”, você pode estar se perguntando. Saiba que ele é excelente para ajustar e realçar a qualidade das imagens, alterando aspectos como cores, perspectiva, recuperação de background, reforço de detalhes, balança de sombras e luz etc.

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

2. VSCO

Já o VSCO é a escolha certa para quem gosta de trabalhar com predefinições avançadas. Ou seja, oferece pacotes de edição pré-montadas por você que podem ser replicados em outras imagens, com poucos toques. Dessa forma, você economiza tempo e agiliza as suas edições.

Além disso, há uma variedade grande de funcionalidades, como texturas, filtros e ajustes criativos para montagens. Fora, é claro, o recurso de conexão direta com o Instagram e o Snapchat para facilitar suas publicações sem a perda de qualidade delas.

Para completar, o app conta com uma comunidade interna que pode ser acessada pelo seu perfil. Nela, dá para encontrar as criações de outros usuários, compartilhar ideias de customização de registros e até divulgar produções autorais. Algo que é um atrativo à parte para quem é apaixonado pelo mundo da fotografia e até sonha em trabalhar na área.

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

3. Tezza

O Tezza, por sua vez, é um aplicativo para editar fotos com uma pegada voltada para o Tumblr e o Pinterest. Isso porque ele traz filtros, efeitos e, até mesmo, frames que imitam lentes de câmeras tradicionais entre os anos 80 e 90. O que, como é de se imaginar, acaba dando um efeito vintage aos seus registros.

Mas não para aí, viu? Isso porque ele traz um acervo especial de templates para colagens. Muitos deles remetem aos tradicionais filmes de aparelhos analógicos. Dá para você se inspirar bastante e produzir vários ensaios a partir dele.

Vale mencionar, ainda, que você dispõe de recursos extras para edição rápida de videos curtos. Algo que, certamente, vai ajudar a “upar” produções personalizadas no Instagram e no Tik Tok.

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

4. Picsart

O Picsart reúne uma série de comandos para quem quer editar fotografias de paisagem, pessoas e objetos. Alguns dos que mais se destacam são o de remoção de fundo, dos templates com ilustrações e da inclusão de texto. Além disso, ele também oferta função de estilização de imagens, retoque de maquiagem, adição de stickers e multicolagens.

Um grande diferencial dele em relação aos demais é que o app tem um banco de imagens próprio. O material é desenvolvido para que você possa criar edições profissionais para páginas na internet. Vale a pena testá-lo!

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

5. Afterlight

A quinta dica de aplicativo para editar fotos é o Afterlight, que tem como premissa a realização de montagens e manipulações de objetos. É por isso que ele disponibiliza molduras personalizadas, efeito de lentes e iluminação natural e junção de camadas para sobreposição de pessoas e fundos.

Ele ainda permite que você altere a resolução final da imagem entre pequena, média ou máxima. Pode parecer um detalhe pequeno, mas acredite: isso é muito útil quando você fica transferindo fotos entre diferentes serviços da internet.

Um ponto de destaque desse app é o alinhamento não só com uma, mas várias redes sociais. Entre elas, estão o Facebook, o Instagram e o Twitter. Portanto, ao terminar de editar suas fotografias, você já pode subir para uma ou mesmo todas elas.

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

6. Snapseed

Para encerrar nossa lista, temos o Snapseed. Ele é um app que ajuda editar as fotos com recursos bastante avançados e simples de manusear. Prova disso são as funcionalidades dele que ajudam a centralizar objetos e a criar planos de fundo, como o “head pose” e o “portrait“.

Fora isso, há uma diversidade grande de filtros para você usar a sua imaginação, que exploram temáticas como imagens dramáticas, retrô, vintage, com glow up e por aí vai.

Outra funcionalidade interessante nesse aplicativo é a de desfazer edições em fotos já finalizadas e salvas. É uma forma de você se precaver, caso queira recuperar o formato original dos seus registros.

Onde ele pode ser baixado: iOS e Android.

Viu só como você conta com vários aplicativos para editar fotos no seu smartphone? Portanto, é interessante experimentar cada um deles e ver como se opera o layout, o uso da câmera do aparelho, as funcionalidades e a conectividade com outros apps.

Assim, você vai identificando aqueles com os quais é mais fácil e rápido trabalhar na hora de manipular e personalizar imagens. Vale a pena, também, conferir quais recursos extras estão disponíveis para os apps que contam com assinatura de planos mensais ou anuais. A depender dos seus objetivos, eles podem ser um grande diferencial para você obter fotos com uma qualidade diferenciada.

Curtiu as nossas indicações? Aproveite para conferir quais são os melhores aplicativos para organizar as suas fotos!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top