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6 boas práticas de como usar e aproveitar a ferramenta do TikTok

30 de março de 2022

Não há o que questionar: o TikTok cresceu muito nos últimos anos. Segundo levantamento de 2022 do We Are Social com o Hotsuite, atualmente são mais de 74 milhões de usuários só no Brasil. Não é para menos que muita gente quer saber como funciona o app e, em especial, busca informações sobre como usar o TikTok para crescer digitalmente. Isso sem falar na possibilidade de até, quem sabe, seguir carreira de influencer.

Por essa razão, trouxemos um post com 6 dicas para você dominar a plataforma e descobrir como produzir um material estratégico para ela. Acompanhe!

1. Use toda a sua criatividade nos desafios do TikTok

O TikTok é conhecido pelos desafios que são produzidos e reproduzidos por milhares de pessoas. Isso faz parte da essência do app, assim como usar filtro no TikTok. Portanto, não decida nadar contra a maré, e sim aproveitar essa característica ao seu favor.

Defina o tipo de conteúdo que você vai fazer (por exemplo, mais humor, universo fashionista ou DIY) e realize diferentes desafios nesses segmentos. Porém, saia da zona de conforto e acrescente detalhes extras, que mostrem criatividade, senso estético e capacidade de reinvenção. Ou seja, que deixem a sua assinatura, a sua marca.

2. Publique conteúdos originais

Teve ideias de conteúdos que vão além dos desafios, trolagens, memes ou montagens, tão comuns na rede? Pois invista neles! Quanto mais original, diferenciado e instigante é o seu material, maior é o potencial que ele tem de se destacar, viralizando não só dentro do TikTok, mas também em outras plataformas.

3. Escolha as melhores hashtags

Para além do roteiro, da gravação, da edição ou mesmo das atividades realizadas nos vídeos, lembre-se de escolher as hashtags que vão ajudar a aumentar o alcance do seu material. Para tanto, elas precisam não só ter conexão com o tema, mas também com categorias amplas de interesse dos usuários.

Assim, os algoritmos do TikTok vão trabalhar para impulsionar seus conteúdos, exibindo-os para um número maior de pessoas, tanto por meio da aba “Descobrir” quanto pela aba “Para Você”.

4. Fique por dentro das tendências musicais

Use outras redes sociais (como Twitter e Instagram) e plataformas de streaming de música (como Deezer e Spotify) para conferir as canções que estão entre as tendências do momento ou mesmo aquelas que são aposta para entrar nas próximas paradas de sucesso.

Com isso, você pode se adiantar e ser pioneiro na produção de vídeos com coreografias, desafios ou encenações que as utilizem como faixas musicais. A partir daí, o seu material se converte em referência de originalidade e criatividade para outros tiktokers.

5. Poste em horários estratégicos

Durante o período de uma semana, publique vídeos em diferentes horários do dia e acompanhe como flui o alcance e o engajamento com eles nesse tempo. A partir daí, você identificará em quais horários a sua audiência é maior e poderá se planejar para postar sempre no mesmo período, aproveitando mais esse retorno dos seus seguidores.

6. Foque na qualidade dos vídeos

Por último, sobre como usar o TikTok, grave os seus vídeos com qualidade, preferencialmente HD ou Full HD. Para isso, tenha um bom smartphone ou uma câmera fotográfica. Tenha em mente que uma baixa resolução e definição de cores, ou mesmo atrasos na reprodução das cenas, afeta diretamente a experiência do usuário ao consumir o seu conteúdo.

E então, ficou claro como usar o TikTok? Pois se inspire nas nossas dicas e lembre-se de aproveitar ao máximo os assuntos que são tendência para turbinar ainda mais o seu perfil na plataforma!

Já que o assunto aqui é rede social, siga a gente no Facebook, Instagram e YouTube para não perder nossos próximos posts!

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