Skip to content

DIY

ondas
plano de fundo para fotos

Plano de fundo para fotos: descubra como planejar o seu!

13 de janeiro de 2023

Quando o profissional ou mesmo o fotógrafo amador deseja eternizar um momento e capturar uma imagem com sua câmera, é preciso ter atenção a uma série de fatores, como a composição, a iluminação e o item principal para conseguir resultados satisfatórios. Pensando nisso, preparamos um conteúdo mostrando como planejar o seu plano de fundo para fotos.

Trata-se de uma parte crucial para promover uma boa composição e, dependendo dos objetivos, pode ser um recurso interessantíssimo para quem deseja contar uma história, passar informações e produzir um contexto. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é plano de fundo?

De forma resumida, podemos dizer que o plano de fundo de uma foto é a parte que fica atrás do foco principal, sendo utilizada para compor, personalizar ou decorar a imagem. Ele é tão importante que, hoje em dia, existem diversos recursos, ferramentas e aplicativos para alterá-lo, trazendo novas perspectivas e percepções para o observador.

Quem deseja uma fotografia impecável ou atua com publicidade, por exemplo, pode colocar o objeto ou pessoa que está sendo retratada em primeiro plano, utilizando o fundo para dar destaque ou contexto para a cena. Além disso, com suas cores e tonalidades, tem a capacidade de harmonizar a composição e complementar a paleta.

Qual é a importância do plano de fundo?

Como dissemos, um bom plano de fundo pode ter funções muito relevantes para o trabalho de um fotógrafo. O profissional pode usar sua criatividade e conhecimentos para evidenciar o objeto principal da imagem, trazer contexto ou mesmo contar uma história, dependendo dos seus objetivos e das expectativas com o seu trabalho.

Para isso, é preciso observar os chamados blocos de construção das fotografias, que são o primeiro plano, plano médio e plano de fundo. Com isso, um belo pôr do sol, o horizonte ou mesmo uma parede decorada podem formar o cenário ideal, conduzindo a atenção do observador para transmitir a mensagem que se deseja passar.

O que observar no plano de fundo?

Agora que você já sabe o que é plano de fundo e aprendeu um pouco mais sobre a sua importância, é possível que esteja ansioso para utilizar esse recurso nas suas próximas fotografias, não é mesmo? Porém, para conseguir os melhores resultados possíveis, é essencial seguir algumas dicas. Veja, a seguir, quais são elas.

Observe a abertura da câmera

Um dos aspectos mais relevantes e que você não pode deixar de observar no plano de fundo para fotos é a abertura da câmera. Afinal, é um ponto que influencia diretamente no cenário e na forma como você produzirá a imagem. É possível, por exemplo, alterar a profundidade de campo, permitindo que você desfoque o panorama, se assim desejar.

Quando o objeto central da foto e o fundo estão distantes, também é viável realizar o famoso efeito Bokeh, um dos recursos mais famosos e conhecidos entre os fotógrafos. Para isso, é preciso desfocar, produzindo luzes em formas circulares para uma bela composição. Seu alvo deve estar dentro da profundidade de campo (depht-of-field), e o fundo deve estar fora.

Analise bem o ângulo

Na prática, podemos dizer que fotografar nada mais é do que a arte de conseguir extrair toda a beleza de uma cena para uma única imagem. No entanto, para conseguir fazer isso com sucesso, é preciso analisar bem o ângulo, o que nem sempre é uma tarefa das mais simples, pois qualquer leve alternação pode promover mudanças consideráveis.

Sendo assim, um dos aspectos mais relevantes é a altura, que pode estar no nível dos olhos da pessoa ou do assunto, ficar abaixo ou acima, no chamado plongée (palavra francesa que significa mergulho). Para ter mais variedade e repertório, o profissional não pode deixar de se mover, avaliando o que funciona melhor para a situação e desenvolvendo suas próprias ideias.

Utilize as linhas principais

Uma técnica muito conhecida é o uso de linhas principais para criar um novo plano de fundo para fotos. Também não deixa de ser uma maneira estratégica de trazer atenção do observador para o assunto principal, tornando o panorama um elemento importante, mas apenas de composição para a imagem, cujo foco será a pessoa ou objeto central.

Uma estratégia que vem sendo muito usada são os “túneis”, em que o olhar é conduzido para um ponto focal. É bem provável que você já tenha visto fotos assim no Instagram e nas redes sociais, pois elas têm um efeito incrível e promovem um excelente controle sobre o enquadramento, trazendo impactos sensacionais.

Varie a abertura do diafragma

As variações de abertura do diafragma interferem diretamente no plano de fundo e mudam bastante a qualidade da iluminação para fotografia. Com isso, é possível fazer com que a imagem fique mais desfocada ou nítida, dependendo das suas aspirações e objetivos naquele momento.

De forma resumida, podemos dizer que, quando você aumenta a abertura do diafragma, diminui a profundidade de campo e desfoca o panorama. Já o oposto, quando você diminui a abertura do diafragma, se produz o efeito contrário, deixando o fundo mais nítido. Por isso, tenha atenção redobrada quanto a esse aspecto.

Aposte em padrões e texturas

Por fim, não podemos fazer um conteúdo mostrando como planejar o seu plano de fundo para fotos sem falar que você precisa ter atenção em relação aos padrões e texturas. Não importa se você está trabalhando com um equipamento profissional de ponta, uma câmera que revela a foto na hora ou mesmo um smartphone: eles podem ser um recurso essencial para acertar.

Nesse sentido, um plano de fundo texturizado, como uma bela parede ou muro, funciona muito bem para fotografar pessoas, seja ele feito de tijolos, seja fachada antiga, seja em tonalidades específicas. Por outro lado, dependendo do objetivo, um fundo limpo pode funcionar muito bem para outros estilos.

Pronto! Agora você já sabe como montar o seu plano de fundo para fotos. Analise bem o seu objetivo com a imagem e faça escolhas acertadas para ter os melhores resultados!

Gostou de aprender como planejar o seu plano de fundo para fotos? Então, não deixe de fazer seu comentário aqui no post!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top