Skip to content

dicas técnicas

ondas
cuidados para viajar com instax

6 cuidados para viajar com sua Instax

01 de agosto de 2023

Que a sua Instax é incrível para registrar os melhores momentos da sua vida, você já sabe! Mas sabia que é preciso alguns cuidados para proteger não apenas a sua câmera, como também os filmes?

Isso é importante especialmente durante as viagens, em que eles podem estar expostos a vários riscos. Assim, desde a forma de transporte até o raio-X que pode danificar os filmes, existem alguns cuidados para viajar com a Instax que vão ajudar a proteger a sua câmera, garantir a qualidade das fotos e evitar que você desperdice dinheiro!

Por isso, confira as nossas dicas neste post e boa viagem!

Quais são os maiores riscos que a sua Instax corre durante uma viagem?

Ao pensar nos perigos que a Instax (ou qualquer outro equipamento eletrônico) corre durante uma viagem, logo nos vem à mente o risco de quebrar durante o transporte, cair ou molhar. Todos eles podem mesmo acontecer, mas existem outros fatores que podem prejudicar as suas fotos, fazendo você gastar uma grana extra ou, até mesmo, não conseguir registrar os seus melhores momentos.

Você sabia, por exemplo, que o raio-X dos aeroportos podem estragar os seus filmes? Principalmente desde 2019, quando novos scanners de tomografia computadorizada foram instalados nesses sistemas de segurança.

Isso acontece porque a exposição à luz desses equipamentos pode embaçar as fotografias instantâneas, distorcer áreas de sombra e prejudicar a reprodução da imagem. Além disso, algumas câmeras de uso único também podem ser danificadas por esses equipamentos.

Portanto, continue a leitura para ver como proteger a sua câmera e os seus packs para não ter problemas e frustrações durante a sua viagem!

Quais são os principais cuidados para viajar com a Instax?

Luz, água, quedas e areia são apenas alguns dos elementos — comuns na maioria das viagens — que podem danificar a sua Instax e os seus componentes.

Por isso, listamos algumas medidas simples para evitar tais danos. Veja só!

1. Leve o equipamento na bagagem de mão

As malas maiores passam pelo raio-X, e você não tem nenhum controle sobre isso. Há muitas pessoas que preferem manter os filmes nas caixinhas originais e despachá-los com a bagagem, alegando que as inspeções manuais nem sempre são possíveis. Mas, como dissemos, esse é um grande risco.

2. Solicite a inspeção manual da bagagem

Já na bagagem de mão, o controle sobre a inspeção é maior. Mas, como dissemos, há usuários da Instax que reclamam que, muitas vezes, a inspeção não é feita por causa das grandes filas — sendo reservadas apenas para casos de real necessidade.

Por isso, outra dica é colocar os seus packs em um saco plástico transparentes e levá-los na mão, mostrando o material para os responsáveis. É importante destacar que o raio-X é prejudicial apenas aos cartuchos de filmes — as câmeras vazias podem ser verificadas pelo equipamento sem problemas.

3. Compre ou envie os filmes para o local de destino

Quem quer evitar problemas durante o transporte e a inspeção pode contar com as facilidades da internet e comprar os filmes para recebê-los no local de destino.

Hoje em dia, é possível organizar o dia de chegada do produto — e você pode combinar o recebimento com o hotel ou pousada em que vai ficar, por exemplo. Outra possibilidade é marcar a opção de retirar os seus packs em algum local, como uma loja da cidade.

Vale lembrar, ainda, que os filmes Instax são amplamente vendidos, então, você pode comprá-los com facilidade na maioria dos lugares.

4. Não viaje com as pilhas e os filmes dentro da câmera

Como você já viu, os filmes da sua Instax podem ser prejudicados pelos equipamentos de raio-X. Além disso, o calor excessivo também é capaz de estragá-los, já que os produtos químicos existentes no filme reagem a temperaturas mais elevadas.

Em alguns momentos da viagem, o calor pode aumentar sem você perceber, o que pode fazer o filme estragar dentro da sua câmera — fazendo com que a própria Instax seja danificada. A lógica é a mesma para as pilhas, que podem vazar dentro do equipamento pelos mais diversos motivos — e não apenas pela alta temperatura.

Lembre-se de que um filme estragado já é um prejuízo financeiro. Imagine, então, perder a sua câmera por causa da falta desse cuidado?

5. Use uma capa de proteção adequada para a câmera

O case da Instax é tão charmoso quanto o próprio equipamento, mas não é só pela beleza que você deve usar sempre essa capa de proteção. Como dissemos, o risco de quedas ou batidas são grandes em uma viagem, já que você vai estar sempre em movimento.

Além disso, o contato acidental com água, areia, neve ou terra, por exemplo, é bem maior do que aqueles do dia a dia, já que as férias costumam ser repletas desses elementos.

Entre os modelos de câmeras disponíveis, existem aqueles que são à prova d’água — mas lembre-se sempre de evitar a exposição excessiva ao calor. Por isso, nada de deixar a Instax dentro do case, debaixo do sol, ok?

Mantenha tudo protegido e organizado, em um local mais fresco ou, ao menos, debaixo de uma sombra.

6. Tenha atenção aos filmes vencidos

Os produtos químicos presentes nos filmes podem ser danificados em contato com o calor, alterando a qualidade da sua foto. Se eles estiverem vencidos, as cores ficam mais opacas e com uma resolução pior. Para a sua câmera, os riscos são ainda maiores!

No seu dia a dia, você pode não usar a sua Instax com frequência, fazendo com que os filmes acabem vencendo. Portanto, na hora de organizar o seu equipamento, confira a validade dos materiais.

Viu só como é possível viajar com a sua câmera e garantir os registros instantâneos dos seus melhores momentos? Com alguns simples cuidados para viajar com a Instax, você mantém a segurança dos seus filmes e do seu equipamento, evitando problemas, dores de cabeça e frustrações!

Se ainda restou alguma dúvida sobre os cuidados necessários com a sua Instax ou demais acessórios, entre em contato conosco!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top