Skip to content

Foto

ondas
fotos viajando

Como tirar fotos viajando: 6 dicas para eternizar sua trip

15 de maio de 2023

Tirar fotos viajando é um desafio para bastante gente. Isso porque não se trata apenas de ter uma “comprovação” da sua passagem pelo lugar X ou Y. Tem a ver com registrar memórias e eternizar momentos de pura felicidade, descobertas e aventuras. Para tanto, é fundamental que as fotografias tenham o mínimo de qualidade, não é mesmo?

E é justamente nesse ponto que surgem dúvidas e complicações, já que muitas pessoas não sabem se planejar nem quais macetes adotar para garantir que as imagens fiquem com um resultado bacana. Foi com tudo isso em mente que escrevemos este artigo. Continue lendo e fique por dentro de como ter os melhores registros nas suas viagens!

1. Planeje ideias de poses e ângulos

Comece pelo básico: planejando quais poses e ângulos lhe favorecem. Isso vai ser essencial para que você não precise tirar inúmeras fotos até uma ficar boa. Ou seja, otimiza o seu tempo e torna os seus registros bem mais rápidos — algo que vai ser de grande valia, principalmente em lugares muito movimentados!

Se, até aqui, você ainda não sabe quais poses e ângulos combinam mais com você, não tem problema. Posicione uma câmera de frente para uma parede branca e faça vários retratos (em pé, sentado, de lado, de perfil, inclinando-se etc.).

Depois, é o momento de conferir em quais deles você se sente mais confortável, além de perceber que feições faciais e características positivas do seu corpo estão realçadas. Daí em diante, é só reproduzir.

2. Pesquise referências de fotos dos pontos turísticos

Não importa se o seu destino é muito ou pouco conhecido: sempre é importante listar as principais referências de pontos turísticos do local. Além de servir como base para você montar um roteiro de programas e passeios, elas vão ser úteis para saber com antecedência como são esses lugares.

Isto é, a arquitetura, o estilo estético, os aspectos culturais, as paisagens naturais (como praias e bosques), o fluxo de pessoas, a tecnologia empregada e por aí vai. A partir dessas informações, você consegue estabelecer áreas que vão render boas fotos e onde você pode colocar em prática as poses e os ângulos que planejou.

3. Tenha um tripé e use o timer

Embora selfies sejam legais e espontâneas, é preciso admitir que elas deixam a desejar quando o objetivo é mostrar os cenários e as paisagens que você está visitando. Afinal elas focam, basicamente, no seu rosto. Todo o resto, quando aparece, fica no segundo plano.

Por isso, aqui vai uma dica para você conseguir fazer fotos viajando, registrando cada ponto turístico, mesmo estando sozinho: tenha um tripé e use o timer da câmera.

Isso vai lhe dar a liberdade de fotografar em qualquer ambiente, sem auxílio de terceiros, e o melhor: no seu tempo. Assim, você consegue avaliar os locais, para planejar onde vai fazer os seus registros e tirar fotografias de teste, para ver o que melhorar.

Fora, é claro, que vai poder planejar imagens diferentonas, gravar vídeos e já pensar nas publicações para as redes sociais. O bom é que existem diferentes modelos de tripé, desde aqueles de mesa até os mais profissionais, que podem chegar a quase dois metros de altura — e ainda trazem suporte para outros acessórios de fotografia.

4. Aprenda a usar a luz ao seu favor

Não importa qual seja o seu destino: você precisa aprender a usar a luz ao seu favor para as imagens ficarem com mais qualidade. Para tanto, há algumas dicas úteis.

Por exemplo, evite o sol do meio-dia para retratos pessoais em áreas abertas. Devido à intensidade da iluminação natural, é mais fácil as sombras ao redor do seu rosto e corpo ficarem acentuadas. Além disso, ela também afeta a visão, causando incômodo. Justamente por esse motivo, as pessoas acabam com os olhos fechados ou semifechados e a testa franzida.

No lugar, aproveite o momento do sol a pino para registrar as paisagens naturais. As fotos de retrato podem ser deixadas para antes das 10h ou depois das 16h. Já à noite, o problema é a falta de iluminação, o que torna as imagens escuras e sem detalhamento.

Para tanto, uma boa solução é adquirir um iluminador para a sua câmera, como os populares ring light. Graças à potência deles, você consegue reduzir o impacto da ausência do sol e o melhor: sem ficar com fotos estouradas ou esbranquiçadas por conta do flash.

5. Organize os looks das fotos de antemão

Além dos cenários arquitetônicos, obras de arte, paisagens naturais, construções seculares e afins, há algo que também faz total diferença na hora da foto: o look que você está usando. Ele reflete sobre o seu humor, personalidade, energia e interesses pessoais.

Mas não é só. As cores, as texturas, as estampas, os tecidos e os acessórios também contam história, e o principal: dialogam com o ambiente onde você está. A depender da escolha das peças, elas podem se integrar com o fundo da fotografia, se destacar nele ou simplesmente destoar de tudo o que está ali.

Por isso, uma dica bacana para as suas viagens é montar antecipadamente os visuais que você usará no destino. Eles podem ser pensados conforme os pontos turísticos que serão visitados ou os passeios e programas que serão feitos.

6. Imprima as imagens na hora

Se você adquire uma impressora portátil para fotos instantâneas, como a da Instax, pode aproveitá-la para ter registros físicos da sua viagem e, inclusive, presentear as pessoas que estão compartilhando com você esse momento. Essa é, sem dúvidas, uma forma bem simbólica e afetiva de gerar memórias para todo mundo que embarcou nessa viagem.

Ah, e o mais legal: além de acessível em mãos, esse recurso permite que você crie fotografias personalizadas para edição — já que ele disponibiliza diferentes layouts e filtros. Ou seja, é um excelente investimento!

Como ficou claro até aqui, não é preciso grandes malabarismos para fazer boas fotos viajando. Ao contrário, com alguns conhecimentos básicos de uso de luz, referências de pontos turísticos, organização de looks e planejamento de poses e ângulos, as suas imagens ficarão incríveis.

E para fechar com chave de ouro, existe a opção de, como mencionamos, você editar as imagens e imprimi-las tão logo as produz. Portanto, mande ver nos registros!

Já que estamos falando sobre viagens e como torná-las inesquecíveis, aproveite para saber como curtir suas férias mesmo com pouco dinheiro!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top