Skip to content

dicas técnicas

ondas
modo flash

Descubra como usar o modo flash nas câmeras Instax da Fujifilm

12 de setembro de 2023

A luz é um dos elementos mais importantes da fotografia. Por isso, cliques feitos com uma boa luz natural ficam lindos. Agora, se aquele momento especial acontece em um ambiente com iluminação ruim, o modo flash salva vidas, concorda?

Para quem vai fotografar com o smartphone ou uma máquina digital, geralmente há a opção de ativar ou desativar o flash. Além disso, fotógrafos profissionais podem até mesmo trabalhar com flashes externos. Então, já deu para perceber que esse é um recurso essencial, né?

Já nas câmeras instantâneas da linha Instax, esse recurso é disparado automaticamente em todos os registros, conforme o nível de luminosidade do ambiente. Por isso, vale a pena entender melhor como funciona o flash nas fotos instantâneas para tirar as melhores fotos! Continue a leitura para conferir!

Descubra o que é o flash e por que ele faz diferença

Como você deve saber, o flash na fotografia é uma fonte de luz grande e direta. Ele pode ser utilizado como acessório, mas muitas câmeras já contam com esse recurso integrado.

Em geral, o flash é utilizado em registros feitos em situações de pouca luz, mas ele também pode criar efeitos na fotografia. Por isso, também é aplicado em fotos com bastante claridade para preencher ou criar sombras.

Assim, ele consegue aumentar relevos, incluir texturas e destacar pessoas ou objetos. Por ser tão interessante para a estética dos registros, aprender a usar o modo flash é praticamente essencial para quem se interessa pela fotografia profissional ou como hobby.

Entenda como funciona o modo flash nas câmeras Instax

Febre nos anos 1990, as fotografias instantâneas acabaram perdendo um pouco o espaço com o sucesso das câmeras digitais. Porém, o charme retrô da foto que revela na hora voltou com tudo com a linha Instax da Fujifilm.

Além de terem um design superdiferenciado — com diversos modelos e cores —, as câmeras Instax são muito fáceis de operar. Na hora da captura, não é necessário nenhum ajuste especial: basta apontar, clicar e aguardar alguns segundos para ter a impressão em mãos.

Essa facilidade se estende ao modo flash da Instax, que é totalmente automático. Então, você não precisa ligar ou desligar esse recurso, como acontece com a câmera do smartphone, por exemplo.

O flash de alto desempenho da Instax é sempre ativado, isto é, de disparo constante. O que acontece é que há uma tecnologia de ajuste automático de luz, conforme os níveis de claridade do ambiente.

Então, você não precisa se preocupar nem com aquele ponto de luz forte nos seus cliques, nem com registros escuros. Com o ajuste inteligente, as fotos instantâneas saem sempre estrategicamente iluminadas.

Saiba como aproveitar melhor o flash na Instax

Como você viu, as câmeras instantâneas da Fujifilm têm flash automático e com ajuste inteligente. Porém, para aproveitar melhor esse recurso, a dica é conhecer bem os modos de captura da sua Instax.

Para isso, vale a pena ler com atenção o manual do usuário. Por lá, você não apenas vai tirar suas dúvidas para fazer cliques incríveis, como também vai conferir todas as informações que precisa para cuidar bem da sua Instax.

Quanto mais conhecimento sobre as funções do seu equipamento e os cuidados necessários, melhores serão seus registros. Por exemplo, um ponto essencial é utilizar sempre filmes dentro da validade: a tecnologia que permite a revelação na hora tem a ver com agentes químicos, por isso, após o prazo de validade, a qualidade da impressão pode ser comprometida.

Confira dicas de iluminação para tirar fotos melhores

Como você viu, os flashes fotográficos têm como principal objetivo compensar a falta de luz em ambientes escuros. Afinal, a boa iluminação é um pré-requisito para boas fotografias.

Pensando nisso, que tal conferir também outras dicas para melhorar a luz na hora dos cliques? Veja só!

Invista em câmeras de qualidade

Mesmo que você só tenha a fotografia como um hobby, não deixe de investir em câmeras de qualidade. E isso não significa que o equipamento deve ser caro ou cheio de funções, viu? As Instax são um exemplo de câmeras com bom custo-benefício, que entregam ótimos resultados.

Com um equipamento de qualidade, é possível fazer excelentes registros mesmo em situações em que a iluminação natural não é tão boa.

Estude mais sobre iluminação para fotografia

Para entender melhor os efeitos da luz — ou da falta dela — sobre o seu registro fotográfico, vale a pena estudar um pouco sobre os tipos de luz para fotografia. Termos como contraluz, luz de três quartos, luz suave e luz dura podem entrar na pesquisa.

Tenha um apoio firme para a sua câmera

A estabilidade do equipamento se relaciona diretamente com o tempo de exposição e a velocidade de obturação. Então, os ajustes automáticos de flash da Instax também são impactados pelo movimento da câmera.

Para obter os melhores resultados, é importante ter um bom apoio para que a sua câmera fique bem firme. O tripé é uma excelente opção, mas também é possível garantir a estabilidade do equipamento usando superfícies de apoio.

Faça registros em ambientes externos

Essa é uma dica que parece banal, mas não é: para ter fotos com boa iluminação, use e abuse dos ambientes externos. Além de melhorar a qualidade dos registros com luz natural, sair um pouco de casa e respirar lá fora pode beneficiar a sua saúde mental, proporcionando momentos de lazer bem especiais.

Agora que você já conhece melhor o modo flash e o funcionamento desse recurso nas câmeras instantâneas, é só usar a sua Instax para tirar fotos incríveis e imprimi-las na hora.

Então, que tal conhecer os modelos para escolher a seu? É fácil: acesse nosso site e venha você também para o time dos Instaxlovers!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top