Skip to content

lifestyle

ondas
cronograma capilar

Cronograma capilar: aprenda a fazer em casa!

09 de março de 2023

O Brasil está entre os cinco maiores mercados de beleza do mundo e isso tem uma razão: nossas mulheres fazem questão de manter os cuidados em dia, seja com a pele, seja com os cabelos. De uns anos para cá, um termo que está na moda e ganhado milhares de adeptas é o cronograma capilar. Sabe no que ele consiste?

A ideia por trás desse conceito é de que o fio tem três necessidades básicas: ser hidratado, nutrido e reconstruído. Agora, como fazer isso? Quais produtos apresentam resultados mais promissores? Continue a leitura e descubra!

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo baseada em suas necessidades e tipo. Ainda que todos precisem de hidratação, nutrição e reconstrução, o histórico e a textura vão influenciar a organização dos tratamentos.

Peguemos como exemplo um cabelo cacheado com mechas. Por apresentar curvatura, ele já é um fio que demanda mais atenção. Isso porque a oleosidade natural encontra no cacho um obstáculo para chegar até as pontas. Portanto, tem que dar uma mãozinha para garantir que o visual não fique ressecado nem poroso.

Então, além desse detalhe, temos a descoloração, processo que agride consideravelmente as madeixas e exige o dobro dos esforços em sua recuperação. Nesse caso, não podemos dizer que o cronograma elaborado para um cabelo ondulado sem química faria efeito. Assim, identificar as suas necessidades é a maneira mais inteligente de seguir o protocolo.

Quais as etapas do cronograma capilar?

Todo cronograma é composto por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. O que vai mudar é a periodicidade de cada tratamento.

O passo da hidratação consiste em devolver água aos fios. Eles andam sem brilho e embaraçando com facilidade? Uma boa hidratada ajudaria nesse sentido! Na hora de comprar, busque produtos com glicerina e D-pantenol.

A nutrição é a reposição dos lipídios. O cabelo está com mais frizz que o normal? Tem baixa elasticidade? Óleos e manteigas vegetais, como a de abacate e a de babosa, são excelentes para reverter esse quadro.

Por fim, a reconstrução é recomendada quando os fios precisam ser reparados, isto é, passaram por fortes processos químicos e sua fibra capilar tem que ser restaurada. Nesse caso, aminoácidos e proteínas precisam estar na composição. Vamos a um prático passo a passo?

Como montar seu cronograma?

Com base no histórico e no aspecto dos seus fios, você mesma pode elaborar o cronograma. Considere também sua rotina e o tempo que pode dedicar aos tratamentos, pois isso vai influenciar a compra dos produtos. Em geral:

  • cabelos lisos naturais demandam mais hidratação para garantir o movimento;
  • cabelos com curvatura demandam mais nutrição;
  • a reconstrução é mais indicada para quem adere a processos químicos.

Se os seus fios forem alisados, por exemplo, recomenda-se que haja reposição de massa (reconstrução) uma vez por semana, seguida de hidratação e nutrição. Se for cacheado e sem químicas, a reconstrução pode ser quinzenal, enquanto a nutrição pode acontecer duas vezes por semana, intercalada com uma hidratação.

Hidratação

Madeixas hidratadas são brilhantes e com bastante movimento. Nessa fase, escolha uma máscara de tratamento composta por ingredientes como babosa e vitaminas. Se você é adepta de fontes de calor, como secador e chapinha, esse processo é bastante bem-vindo e vai ajudar a devolver nutrientes para o fio, tornando-o mais saudável e bonito.

Nutrição

A nutrição é a parte mais versátil do cronograma capilar pois é possível faze-la até mesmo com o cabelo seco. O meio para isso é a umectação. Lembra-se de quando dissemos que nesse passo o tratamento se dá com uso de óleos e manteigas vegetais? Eles podem ser usados sem que o fio esteja úmido.

Duas horas antes da lavagem, pegue um óleo de sua preferência (pode ser de coco, argan, rícino etc.), separe o cabelo em mechas e passe o líquido, excluindo a raiz. Depois do tempo estimado, é só lavar normalmente, se possível, com um xampu sem sulfato, que preserve o tratamento. Uma alternativa é fazer antes de dormir para garantir resultados ainda melhores.

Se preferir fazer assim, não se esqueça de usar uma touca de cetim para proteger o travesseiro, ok? O material ainda ajuda a prevenir e controlar o frizz.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa de SOS. Quanto mais um cabelo precisa ser reconstruído, mais danificado e poroso ele está. Aqui, a disciplina e a paciência são muito importantes. Para reparar os fios, você vai precisar de componentes como queratina, colágeno e cisteína.

Um produto capaz de potencializar esse tratamento é o acidificante. Já ouviu falar dele?

Enquanto os processos químicos mantêm as cutículas dos fios abertas — tornando-os mais vulneráveis —, o acidificante serve para selá-las, permitindo que a ação da máscara dure mais tempo e auxiliando no equilíbrio do pH do cabelo. O momento de usá-lo é logo após o enxague da máscara.

Quais os cuidados com os produtos escolhidos?

Nem todo mundo consegue investir em uma linha internacional profissional, mas não é só isso que assegura a qualidade do seu cronograma. Levá-lo a sério e cumprir a cada lavagem é essencial para que funcione e apresente bons resultados no primeiro mês.

Na hora de comprar os produtos, pesquise resenhas na internet, converse com amigas que tenham o mesmo tipo de fio que o seu e considere o melhor custo-benefício. Vale lembrar que apenas você conhece seu cabelo e só a experiência vai evidenciar o que realmente funciona.

O que serve para alguns não necessariamente vai ter o mesmo efeito em você. Portanto, modere as expectativas e comece a pesquisar nas redes sociais com a mente aberta para o que vai encontrar.

Para finalizar, é importante destacar que, além do cronograma capilar, é preciso ter cuidados básicos, como não dormir com o cabelo molhado, não exagerar na hora de finalizar (excesso de creme pode causar problemas sérios, como a caspa) e evitar passar o dia com os fios presos ou com acessórios que marquem. Eles são indispensáveis para manter um cabelo saudável e bonito!

Vamos falar de moda, agora! Descubra quais estilos de roupa mais combinam com você.

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top