Skip to content

lifestyle

ondas
spa day

Spa day: 6 dicas de como fazer em casa

17 de maio de 2023

Dedicar-se ao trabalho e aos estudos é essencial, mas, na mesma medida, é importante reservar um momento para cuidar de si mesma. Isso está longe de ser egoísmo — na verdade, é uma maneira eficiente de se tornar mais produtiva e de investir em sua autoconfiança e autoestima. Uma atividade simples que pode ser incluída em sua rotina para atender a essa finalidade é o spa day.

Quando falamos em spa, é comum imaginarmos grandes resorts, com uma experiência diferenciada, várias salas com massagistas e drinks chiques à disposição. Mas, com algumas adaptações, dá para fazer seu próprio spa day, no conforto de casa, e sem gastar muito.

Quer saber como? Continue a leitura.

O que é spa day?

Spa day é um dia dedicado a se embelezar, relaxar e cuidar de si mesma. Aliás, ele não precisa ser individual: você pode compartilhar a ideia e fazer um com as amigas, com o namorado, ou, até com sua mãe ou irmã.

A periodicidade você mesma decide. O mais importante é priorizar a experiência, desligando-se dos problemas e focando no seu descanso e diversão. Só assim você vai poder aproveitar o spa day por completo.

Um momento só seu

Desde a pandemia de covid-19, durante a qual o isolamento social era obrigatório e necessário, a nossa casa se tornou mais que um refúgio, não é? Tornou-se sinônimo de segurança e comodidade. Por ser o local onde muitas vezes passamos grande parte do tempo, é natural que adaptemos as nossas atividades para que elas possam ser realizadas dentro de seus limites.

Tratando-se do spa day, há empresas que disponibilizam a experiência, mas, geralmente, não se trata de um serviço de baixo custo, até pela quantidade de profissionais e o cronograma envolvido. Sendo assim, a opção mais atrativa é ter seu próprio spa day sem precisar sair de casa. Abrir um espaço na rotina para se cuidar é investir em qualidade de vida e em sua saúde mental.

Como fazer um spa day em casa?

Vamos propor um passo a passo para seu spa day, mostrando que é possível e prático criar esse dia só para você. Assim, se desejar adaptá-lo com outras sugestões, que incluam amigas ou namorado, é só incrementar. Confira abaixo!

Desligue-se das redes sociais

Rolar o feed por horas é tentador, não é? Porém, o spa day é uma boa oportunidade para descansar das redes sociais também. Esse detox é saudável, inclusive, para a mente desacelerar. Então, avise as pessoas que precisam saber que você estará off naquele dia e desative sua internet.

Prepare o ambiente

De qual cômodo da sua casa você mais gosta? É a sala de estar? Seu quarto? Seja qual for, prepare-o para esse dia. O mais importante é que seja um lugar tranquilo e aconchegante, onde você se sinta bem e confortável.

Providencie velas aromáticas, de acordo com as fragrâncias que mais gosta, ou ponha alguma essência no umidificador, caso tenha um. Se quiser, complemente com um incenso e modere a intensidade da luz. Alguns aromas relaxantes são lavanda e alecrim. Apenas com esses pequenos detalhes você já vai entrar no clima do spa day!

Tenha um banho relaxante

A água, por si só, já é um poderoso relaxante… Mas, para tornar esse momento mais completo e especial, esfolie seu corpo, dando mais atenção a regiões como cotovelos, joelhos e virilha, assim como às partes que sofrem mais atrito e tendem a ficar ressecadas.

Depois do esfoliante, passe um bom óleo corporal para selar a esfoliação. Paralelo ao tratamento corporal, você pode colocar o cronograma capilar em dia e cuidar dos cabelos também. Separe aquela máscara cujo tempo de ação é mais demorado e enluve mecha a mecha, após o shampoo. Está precisando renovar o corte? Aproveite para marcar um horário no cabeleireiro e dar up no visual.

Hidrate a pele

Spa day que se preze tem a hora do skincare, não é? O passo a passo é limpeza, hidratação e proteção solar. Caso use algum tônico, ele deve ser utilizado antes do protetor. Mesmo ficando em casa, é necessário passar, sim, o protetor, tá? — de preferência com cor, pois geralmente esse tipo protege contra a luz azul, proveniente das telas, que também agride nossa pele.

Uma ótima ideia para o spa day — inclusive, um símbolo desse dia — é a máscara facial. Se não tiver um produto específico para isso, faça uma caseira, com argila, de acordo com seu tipo de pele ou necessidade, e fique de olho no tempo de ação. Na hora da remoção, capriche na água para não ficar nenhum resíduo.

Rosto finalizado? Parta para o corpo. Pegue aquele hidratante cheiroso que você adora e reserva para ocasiões especiais e passe-o por todo o corpo, novamente priorizando as partes mais ressecadas, principalmente os pés.

Prepare um lanche

Que tal reservar a tarde para maratonar sua série favorita? Prepare uma pipoca com seu suco ou bebida favorita e dê o play! Priorize conteúdos mais leves, como tendências de moda, realities, comédias românticas e afins.

Se não estiver a fim de acompanhar nada na TV, resgate aquele livro que queria ler há tempos e prepare um chá para renovar a energia.

Descanse

Por último, mas não menos importante: descanse! Assim como o trabalho e o próprio autocuidado, o descanso precisa ser intencional, levado a sério e, se necessário, incluído na rotina diária. Se estiver com sono acumulado pela semana corrida, aproveite esse momento para deitar e relaxar, prolongando suas horas de sono para se preparar para a semana seguinte, sem pressa.

Está vendo como não é preciso gastar muito dinheiro para fazer seu próprio spa day? A ideia por trás desse dia é divertir e relaxar, quebrar a rotina cansativa da semana e tirar um período só para se dedicar a si mesma. Você vai ver que essa experiência vai deixá-la mais animada, descansada e satisfeita, impactando positivamente suas relações e a produtividade no trabalho.

A periodicidade do spa day fica a critério de quem o faz: tem quem prefira realizá-lo toda semana, geralmente aos domingos. Tem quem ache melhor a cada quinzena… enfim! O importante é não deixar de fazer, reconhecendo a importância desses momentos para a saúde mental!

Curtiu esse conteúdo e quer conferir mais dicas legais? Vamos descobrir como deixar o fundo das suas fotos mais criativo!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top