Skip to content

tendências

ondas
Perigos da internet: saiba se proteger!

Perigos da internet: saiba se proteger!

31 de agosto de 2023

Nem todo mundo está ciente dos perigos da internet. Uma das explicações para isso é o fato de que, como as interações acontecem a distância, existe a falsa sensação de segurança. Inclusive porque muitas vezes o ambiente virtual é acessado em casa.

No entanto, não podemos nos esquecer de que a internet é aberta para todos os tipos de pessoas, e isso inclui criminosos e mal intencionados. Então, é preciso se precaver ao máximo para não acabar se expondo demais e se tornando uma vítima.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para debater um pouco mais o assunto, mostrando quais são os perigos do ambiente virtual. Também deixamos algumas dicas de segurança na internet e redes sociais para garantir a sua segurança. Acompanhe!

Como é o uso da internet pelos jovens?

Todas as pessoas estão expostas aos perigos da internet. Porém, crianças e adolescentes correm um risco ainda maior, em função da inexperiência e, muitas vezes, também da inocência e ingenuidade.

A quantidade de jovens que acessam a internet é grande aqui no Brasil. Em 2022, 92% das crianças e dos adolescentes com idade entre 9 e 17 anos haviam acessado a internet. Essa parte da população costuma utilizar o ambiente virtual para as mais diferentes atividades.

A principal delas é ouvir música, resposta dada por 87% dos respondentes da pesquisa TIC Kids Online Brasil. Já 82% dos respondentes disseram assistir a vídeos, séries ou filmes. 80% também usam a internet para estudar, fazendo pesquisas para trabalhos escolares. Ainda outros 79% enviam mensagens instantâneas, 65% usam a internet para fazer pesquisas por sua própria vontade e 32% usam para conversar por chamadas de vídeo.

Além desses usos, os jovens também estão nas redes sociais, e a principal delas é o Instagram, com 64% deles. O Tik Tok vem logo em seguida, com 60%, e o Facebook com 47%. O WhatsApp é muito utilizado, sendo acessado por 78% dos jovens.

Por isso, eles também precisam saber como se proteger nas redes sociais e na internet de modo geral, uma vez que são usuários assíduos do ambiente virtual.

Alguns riscos comuns no ambiente virtual

É importante ressaltar que não são apenas os jovens que estão expostos aos perigos da internet. A partir do momento em que uma pessoa acessa o ambiente virtual, se ela não for cautelosa, já corre diversos riscos e pode se tornar vítima de crimes dos mais variados tipos.

A seguir, falamos sobre alguns desses perigos para você entender melhor os cuidados a serem tomados nas redes sociais, na hora de acessar sites, blogs e outros ambientes online.

Golpes financeiros

Os golpes financeiros são muito comuns e um dos principais perigos da internet. Os criminosos estão se aperfeiçoando cada vez mais, então, se não prestarmos atenção, é fácil cair em um golpe desse tipo.

Algumas modalidades são, por exemplo, envio de boletos falsos, anúncios de promoções e descontos em sites e lojas virtuais que não existem, clonagem de cartão de crédito, e-mails falsos vindos de bancos e outras instituições financeiras, entre outros.

Vírus

Mesmo com os programas de segurança que podem ser instalados em celulares e computadores, os vírus continuam sendo um dos principais perigos da internet. Eles infectam os dispositivos quando navegamos em sites pouco confiáveis ou clicamos em determinados links.

É muito comum a contaminação acontecer ao clicar em um link compartilhado por e-mail falso. Você pode receber, por exemplo, a notificação de um órgão importante, um aviso de que uma conta foi invadida e até mesmo um link para conferir o seu Imposto de Renda, a entrega de uma encomenda, entre muitos outros. Ao clicar nesses links, acontece o download automático dos programas maliciosos que roubam seus dados e informações.

Vazamento de informações pessoais

Esses vazamentos podem acontecer também na hora que você clica em links criados pelos cibercriminosos, e ainda quando são acessados sites pouco confiáveis ou quando utilizamos redes de internet abertas.

Porém, uma causa bastante comum desse perigo é o uso de senhas fáceis de decifrar. Por isso, é muito importante criar senhas difíceis para acessar seus aplicativos, principalmente de bancos e carteiras digitais. Mas isso também vale para os sites em que você tem contas, seus cadastros em lojas virtuais e até mesmo para o seu perfil nas redes sociais e caixas de entrada de e-mail.

Bullying

Ao contrário do que muita gente pensa, o bullying não acontece somente com crianças e adolescentes. É verdade que ele é muito comum entre os jovens, mas pessoas adultas também podem ser vítimas desse tipo de crime virtual.

O bullying acontece quando as pessoas usam a internet para propagar mensagens de ódio e de discriminação e para promover o constrangimento de alguém. O nível de violência costuma ser alto e os agressores são persistentes, fazendo com que a vítima sofra ataques constantes, durante muito tempo e com grandes proporções.

Por isso, esse é um tema debatido nas campanhas de Setembro Amarelo. Afinal, um dos cuidados a serem tomados nas redes sociais é evitar a exposição excessiva para não acabar sofrendo bullying, ou mesmo ter atenção aos comentários feitos e aos conteúdos compartilhados para não integrar o grupo de agressores.

O bullying e os cancelamentos que acontecem nas redes sociais e na internet afetam de forma significativa a saúde mental das pessoas. Dependendo das agressões, elas podem refletir até mesmo nas relações fora da internet, aumentando os casos de depressão, que podem levar ao suicídio.

Extorsão

Os casos de extorsão também são bastante comuns na internet. Um dos mais famosos é aquele que acontece pelo WhatsApp. Os criminosos clonam o número de alguns usuários e enviam mensagens para os seus contatos pedindo dinheiro.

Mas as extorsões também podem acontecer como uma forma de chantagem. O criminoso tenta obter dinheiro da vítima, por exemplo, dizendo que sabe de um segredo ou que tem fotos e imagens constrangedoras. Existem também aqueles que fazem ameaças de ferir a família ou os amigos.

Como se proteger desses perigos?

Agora que você já sabe quais são os perigos do ambiente virtual, chegou a hora de descobrir como não se tornar mais uma vítima. A seguir, fizemos uma lista com dicas de segurança na internet e redes sociais que são válidas para pessoas de todas as idades. Confira!

  • Use senhas fortes, mesmo que você não consiga decorá-las. Você pode fazer anotações em um local seguro para lembrar depois.
  • Prefira usar senhas diferentes nos sites que você usa e nos seus aplicativos de banco porque, se uma delas vazar, as demais estarão protegidas.
  • Instale um bom antivírus no seu computador e também no seu celular e mantenha esse programa atualizado.
  • Use um sistema de criptografia nos e-mails para que as conversas fiquem protegidas e as informações não vazem.
  • Quando não estiver utilizando o microfone e a câmera dos seus dispositivos, faça o bloqueio deles. Muitos aplicativos usam esses recursos para monitoramento.
  • Evite clicar em mensagens e links de remetentes e endereços desconhecidos.
  • Procure não fazer download de arquivos de fontes que você não conhece.
  • Tenha cuidado ao aceitar novas solicitações de amizade, preferindo manter contato apenas com pessoas de confiança.
  • Evite o excesso de exposição na internet e nas redes sociais, preferindo fotografias e postagens neutras e que não mostrem a sua rotina.
  • Procure não compartilhar fotos e imagens íntimas na internet.
  • Prefira navegar no modo anônimo para evitar que o seu comportamento na internet seja monitorado.

Como explicamos, o meio virtual é um espaço aberto para qualquer pessoa, por isso, todos nós estamos expostos aos perigos da internet. O ideal é adotar medidas para garantir proteção e usar a web da melhor forma e com o máximo de segurança.

Já que todos nós corremos riscos na internet, compartilhe essas informações nas redes sociais para que outras pessoas estejam atentas também.

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top