Skip to content

Foto

ondas
fotos para redes sociais

10 dicas de como tirar as melhores fotos para redes sociais

03 de maio de 2023

Um dos principais segredos de um perfil com muitos seguidores, está no conteúdo, ainda mais quando se tratam de fotos para redes sociais. Para postar vídeos e fotos de alta qualidade, não é necessário ter aparelhos profissionais. Entretanto, é fundamental conhecer técnicas sobre o assunto e seguir algumas dicas valiosas que o ajudarão a obter ótimas imagens.

Com o objetivo de ajudar você a bombar o seu perfil, aumentando o número de seguidores, separamos as 10 principais dicas de como tirar as melhores fotos para redes sociais. Boa leitura!

Use e abusa da sua criatividade e conhecimento!

É importante que as imagens sejam criativas e chamem a atenção do público, independentemente de ser um perfil pessoal ou profissional. Vale destacar que quando nos referimos a redes sociais, estamos falando de Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, entre outras redes que conseguem posicionar as imagens de maneira atrativa.

Conheça a seguir dicas de fotografia essenciais para captar e editar imagens para redes sociais.

1. Evite excesso de zoom

Essa é uma ferramenta que não deve ser usada para fotos que serão postadas nas redes sociais, já que elas diminuem significativamente a resolução das imagens, fazendo com que elas fiquem tremidas, “pixeladas” ou até sem foco.

Contudo, caso você esteja utilizando um equipamento profissional com lentes especiais, não se preocupe, pois as câmeras possuem recursos que deixam as fotos com uma qualidade excelente. Porém, se a foto for tirada pelo celular, por melhor que seja o aparelho, não faça isso.

2. Selecione a luz

A iluminação é um elemento importantíssimo na criação de fotos que tenham qualidade para as redes sociais. Por isso, lembre-se de usar a luz natural o máximo que você conseguir, pois ela pode te ajudar bastante na produção de belas imagens.

Contudo, antes de analisar a luz, saiba qual é o seu objetivo com aquela foto. Com base nisso, veja se a iluminação é a mais adequada. Para ajudar nessa questão, confira algumas dicas a seguir:

  • Não fique de costas para a luz, pois a fotografia poderá ficar escura;
  • Caso você precise tirar fotos em um local escuro, veja se a figura ou objeto em foco está iluminando adequadamente, para não produzir sombras;
  • Evite fotografar superfícies espelhadas ou reflexos;
  • Não aponte a câmera do aparelho celular diretamente para o foco de luz, já que isso, normalmente, produz um efeito de “intensidade”, prejudicando a qualidade.

3. Explore o melhor ângulo

Aqui é importante se movimentar para encontrar o melhor ângulo, seja de um produto, pessoa ou até paisagem. Quando a fotografia é realizada de diferentes perspectivas e ângulos, é possível obter resultados bem distintos.

Evite o nível dos olhos, você pode conseguir um impacto muito maior ao mudar dessa posição. É possível escolher de baixo para cima, ou o oposto, por exemplo. Além disso, utilize a posição horizontal ou vertical. Mexer a câmera apenas um metro pode deixar a foto mais bonita do que você imagina.

Por fim, é importante destacar que o ângulo pode ser perfeitamente desalinhado ou alinhado. O recomendável é testar e comparar para obter os melhores resultados.

4. Atenção no cenário

O cenário é um elemento crucial para uma fotografia de qualidade, pois ele contribui na definição da imagem. Procure escolher locais com boa iluminação e que chame a atenção dos seus seguidores e tenha atenção à organização desse ambiente.

Para tirar fotos em espaços abertos, procure elementos que consigam impactar de forma positiva. Entretanto, tanto para fotos pessoais ou de itens, existem vários tipos de cenários que podem ser usados, como paredes coloridas, grafites, estantes com livros ou objetos decorativos, etc.

5. Veja se a lente está limpa

Por mais clichê que pareça, muitas pessoas esquecem de certificar se a lente da câmera está limpa ou não antes de utilizá-la.

Portanto, passe um pano seco e limpo sobre a superfície e evite utilizar produtos de limpeza corrosivos. Além disso, lembre-se de nunca esfregar um pano de forma bruta sobre a câmera do aparelho.

Hoje em dia, é possível encontrar produtos específicos exatamente para este tipo de higienização.

6. Utilize o recurso HDR

HDR ou “High Dynamic Range” é uma função de alto alcance dinâmico disponível na maioria das câmeras dos celulares smartphones.

Quando esta ferramenta é acionada, ela consegue capturar três fotos diferentes de um mesmo enquadramento, porém com intensidades de luz variadas. No final, o HDR junta todas as imagens resultando em uma ótima iluminação.

Vale lembrar que o recurso não deve ser utilizado para fotos em movimento, uma vez que a obturação pode acabar demorando um pouco.

7. Cuidado com as poses

As poses para fotos fazem uma diferença considerável no resultado final. Atualmente, as pessoas estão muito acostumadas a tirar fotos, sendo que a maioria delas tem o seu ângulo ou pose favorita. Porém, alguns detalhes ou posições podem deixar a fotografia muito mais valorizada e atrativa.

Se você tem o costume de fotografar pessoas, existem alguns aplicativos como o SOVS2 ou Posing App que podem ajudar você nesse tipo de técnica.

8. Saiba como usar o flash

O flash é um dos principais aliados dos fotógrafos, mas normalmente só deles mesmo. Isso graças ao fato dos flashes das câmeras profissionais serem mais potentes e dificilmente deixarem o famoso “olho de gato” nas imagens, diferente do flash da câmera dos smartphones.

Caso você tenha o hábito de tirar fotos à noite e ache necessário a utilização dessa ferramenta, prefira um ambiente que tenha iluminação artificial. Isso porque a dupla exposição de luz evitará os olhos de gato, além de deixar a fotografia mais iluminada.

De qualquer forma, lembre-se de utilizar o flash em uma situação que realmente for necessária.

9. Edite as fotografias para atribuir estilo

Existem diferentes formas de editar fotos que serão publicadas nas redes sociais, desde os softwares mais avançados, que é o caso do Photoshop, por exemplo, até as funções das próprias plataformas que normalmente são bem completas e fáceis de mexer.

Se você deseja ter mais recursos disponíveis, porém, não tem tanta familiaridade com essas funções, é possível ainda utilizar vários tipos de aplicativos que possuem diversas funcionalidades excelentes, como o Afterlight, Snapseed e o Pixlr.

10. Use formatos diferentes

Existem diferentes formatos de tirar fotos para as redes sociais e que são bastante úteis pelas inúmeras funcionalidades que apresentam: estamos falando da câmera Instax Mini.

Além de ser uma câmera instantânea, ela também serve para fazer autorretratos (selfies), captando a luminosidade no fundo da imagem e reduzindo o tempo de obturação por causa disso. Ou seja, é o produto ideal para você que deseja postar as melhores fotos nas redes sociais.

Como você pode perceber, para que as fotos para redes sociais sejam de qualidade e atraiam a atenção do público, é fundamental seguir as dicas trazidas aqui hoje. Certamente, essa prática trará mais engajamento e seguidores para as suas redes.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e aprenda agora mesmo como fazer o enquadramento de fotos!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top