Skip to content

dicas técnicas

ondas
fotografia contraluz

Fotografia contraluz: 4 dicas básicas

12 de abril de 2023

Fotografia contraluz é uma forma de desenhar o contorno dos objetos e pessoas retratados. Quer trabalhar bem esse conceito nas suas imagens feitas com a Instax? Trouxemos algumas dicas nesse texto.

Provavelmente, você já viu a contraluz ser usado em fotografias icônicas. A estética é perfeita para produções de fotos ao ar livre. E a técnica é essencial para quem topa o desafio de ser fluente no mundo da fotografia. Isso porque ela pode ser utilizada de forma central em uma foto, ou combinada com outros métodos.

Além disso, a contraluz facilita o entendimento mais amplo sobre o mundo das imagens. Ao compreendê-lo, você caminha para ter segurança e autonomia criativa nas suas produções.

Se você quer conseguir esse efeito, continue esta leitura e entenda, de fato, o que é a fotografia contraluz. Dessa forma, reconhecerá os melhores posicionamentos ara produzir a técnica, além de encontrar 4 dicas para produzir fotografia contraluz com a sua Instax!

O que é uma fotografia contraluz?

Fotografia contraluz é toda aquela que a fonte principal da iluminação está atrás do objeto fotografado. Quanto mais perpendicular a luz estiver, mais desenhará contornos no objeto.

Quando olhamos uma montanha no momento em que o sol está por trás dela, percebemos mais nitidamente os seus contornos e formatos do que os detalhes do solo, se há estradas ou cores indicativas de vegetação. Isso acontece por causa da contraluz, em que o objeto principal e outros da cena são iluminados na parte de trás. Assim, nossos olhos fotografam o objeto que está recebendo uma iluminação de fundo mais intensa do que fontes luminosas partindo de outra direção.

A fotografia contraluz é uma técnica muito utilizada para destacar formato de pessoas e objetos. Ela preenche volumes de forma homogênea ao criar as áreas de sombra. O que gera alto contraste na imagem. Por isso, há um risco de que, a depender da organização das formas, sombras e luzes, a foto se torne chapada, muito plana.

Alguns artistas, para amenizar esse efeito, usam uma luz de preenchimento, principalmente ao registrarem retratos. Isso permite que o fundo esteja iluminado e que o primeiro plano tenha suas cores e texturas registrados. Diferentemente do contraluz clássico, em que é marcante a grande massa sólida e escura formada pela sombra.

Quais os melhores posicionamentos?

A primeira questão para fazer uma fotografia contraluz é organizar a posição dos objetos ou pessoas. Para isso, é preciso entender qual é a fonte de luz principal.

Se for o sol, entenda que a intensidade pode mudar. Nesse caso, a dica é observar o clima do dia e utilizar um horário com luz mais constante, a depender da intenção para a foto.

Por exemplo, se você quiser, de fato, apenas a contraluz no seu máximo, sem criar gradientes de cor e luz para outras regiões da foto, o sol do início da manhã ou do final da tarde serve bem para o objeto. Ainda durante o dia, você consegue um contraluz quando está fotografando em ambiente interno, caso posicione a pessoa ou objeto de costas para uma janela.

Caso queira elaborar composições que mesclem contraluz e cores vivas e saturadas, a golden hour e a blue hour podem ser momentos perfeitos.

De outro modo, no caso de luzes artificiais, o controle para obter a contraluz fica mais fácil. Inclusive, a luz artificial é uma ótima forma de testar possibilidades para compor cenas.

Teste diferentes distâncias do objeto fotografado em relação à fonte luminosa. Você pode deixar “escapar” algumas frestas de luz em parte do contorno, além de tentar a contraluz em superfícies furadas.

Contraluz com Instax: quais as dicas importantes para a fotografia?

Quem já observou uma imagem incrível tirada na câmera instantânea, provavelmente, também desejou conseguir dominar as técnicas essenciais para arrasar nas produções. Pode ser uma boa foto para postar no Instagram, ou mesmo, inserir na decoração para home office!

Então, confira 4 dicas essenciais para isso.

1. Escolha uma fonte de luz dura

Lembra-se de que falamos que a contraluz acontece por meio de uma sombra bem marcada, dando volume ao objeto ou à pessoa fotografada? O nome técnico para esse tipo de fonte luminosa é a luz dura.

Com ela, torna-se possível distinguir contornos, produzindo contrastes bem marcados entre áreas de luz e sombra. Ainda sobre o exemplo da montanha, o sol funciona como uma luz dura.

2. Posição do objeto ou pessoa fotografada

Reforçamos mais uma vez a importância da posição do objeto ou da pessoa fotografada. Não apenas para fazer fotografias contraluz, mas de forma geral, a maneira de organização do cenário é essencial para bons resultados.

Isso porque o objeto ou a pessoa nunca vai aparecer em sua totalidade, mas sempre será a captura de uma parte. A luz que incide sobre eles é a responsável por fazer essa “divisão”, e capturar apenas uma parcialidade.

Só o olho humano tem capacidade para apreender “integralmente” as coisas. Em outras palavras, a luz é o que viabiliza o aparecimento dos objetos, logo, é preciso saber posicionar bem para obter o efeito desejado. No nosso caso, a contraluz, que deve acontecer quando a câmera “olha” para o sol e há um objeto no meio.

3. Evite que a luz chegue pela frente

Se o objeto não tapar a luz, os contornos podem não ficar nítidos. Por isso, é preciso evitar que a luz chegue pela frente para, só assim, reproduzir de forma total o efeito de contraluz.

Lembre-se de que mesmo com o avanço das tecnologias, que promoveram a construção da metalente, o uso de técnicas essenciais, como a contraluz, permanece.

4. Cuidado com o flash da Instax

Para não gastar os filmes à toa, quando for fazer fotos de contraluz, desative o flash da instax. Em cenários muito escuros, o flash, automaticamente, pode disparar. A não ser que a sua ideia seja produzir uma luz de preenchimento da contraluz, pois nesse caso o flash é muito indicado e ajuda a iluminar o objeto.

Por isso, organize-se para produzir fotos com determinados efeitos. Dessa forma, ao planejar, você pode configurar a câmera, escolher poses e pensar em cenários.

Sombras bem marcadas, com a luz dura nos objetos ou pessoas, de forma bem posicionada, são essenciais para a fotografia contraluz. Lembre-se de desativar o flash da instax e evite que a luz chegue diretamente no objeto a partir da câmera, se quiser o efeito de contorno.

Curtiu o conteúdo e quer saber ainda mais sobre as melhores maneiras de aproveitar sua Instax? Então, veja agora quais são os principais cuidados com o filme da sua câmera instantânea.

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top