Skip to content

DIY

ondas
photobook

Como fazer um photobook? Confira as melhores dicas

26 de maio de 2023

Momentos marcantes exigem uma foto, não é? Mas, além deles, tem fases que precisam ser registradas de forma mais palpável! Já ouviu falar do photobook? Ele também é conhecido como fotolivro e é bastante comum em ocasiões como a formatura — seja do colégio, seja da faculdade — e durante a gestação.

Diferentemente do álbum tradicional, cujas imagens, em geral, são aplicadas aleatoriamente, no photobook, uma história é contada. É por isso que ele é, também, uma excelente dica de presente, principalmente para quem deseja emocionar o presenteado.

Se você é uma dessas pessoas, ou apenas deseja saber mais sobre esse tipo de álbum, confira os tópicos, a seguir.

O que é photobook?

O photobook ou fotolivro é um livro de fotografias. Seu grande diferencial é que, em vez de as fotos serem coladas nas páginas, elas são a própria impressão. Para conservá-las e aumentar seu brilho, é possível cobri-las com laminação, uma cobertura transparente de proteção.

Assim como a metalente representa uma tendência do futuro da fotografia, quando foram inventados, o uso dos fotolivros era considerado inovador e restrito aos profissionais que registravam. Vale destacar que se tratava de um negócio rentável, pois eram comumente oferecidos para impressão dos ensaios realizados anteriormente.

Ainda que o olhar do profissional seja bem-vindo, afinal, sua expertise contribui para que a história seja impressa de modo harmônico, a criatividade do solicitante é essencial, porque ele conhece a narrativa por trás dos registros.

A melhor parte é que, além das fotos, dá para acrescentar legendas, textos e tags, como as que usamos para decorar. Vale destacar que o foco do photobook são as imagens, então, é preciso bom senso para não exagerar na composição das páginas, para que não fique poluído e descaracterizado.

Como surgiu o photobook?

A origem do fotolivro é associada à primeira fotógrafa do mundo, a inglesa Anna Atkins. Vivendo no século XIX, ela foi incentivada por seu pai a investir em seu talento, em uma época que as mulheres tinham pouco ou nenhum espaço na sociedade, enquanto profissionais.

A habilidade de fazer registros atendeu a sua outra profissão: a de botânica. Anna criou o publicou o primeiro livro ilustrado, e se tratava de um guia botânico, com imagens de algas registradas por ela.

Sua obra é considerada atual e vale algumas centenas de milhares de dólares, hoje em dia. Chama-se Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions. Depois dele, ainda vieram mais dois volumes.

Quais modelos de photobook você pode escolher?

A popularização desse modelo de álbum fez com que a indústria fotográfica investisse em diversos tipos de registro para que os amantes da fotografia tivessem mais opções. Assim, cada um foi pensado para um propósito e necessidade. Conheça, a seguir.

Capa revista

Como o próprio nome indica, esse photobook tem a capa mais maleável, que lembra a de uma revista, impressa no papel couché premium 150g. Pela espessura básica, torna-se uma alternativa com melhor custo-benefício.

Seu acabamento é em grampo. São recomendados para lembranças de aniversário, apresentações de trabalho escolar e livros de receita.

Capa mole

Vai presentear uma amiga que está grávida ou quer registrar uma viagem especial? Escolha a capa mole. Ela é impressa em papel couché premium 210g, ou seja, é mais resistente que a capa de revista. Esse tipo se assemelha ao material encontrado nas livrarias. É uma ótima opção de presente!

Capa dura

A capa dura, naturalmente, dá um toque mais sofisticado a um álbum. A durabilidade é maior, por isso, tende a ser reservada para as fotos mais marcantes, como os registros de um batizado, casamento ou formatura.

Possui um ótimo acabamento e seu efeito é profissional. É um dos materiais mais pedidos (e vendidos) de um fotógrafo.

Capa dura — papel fotográfico

A versão mais premium realiza a impressão do material em papel fotográfico, que pode ser brilhoso ou fosco. Assim como a opção anterior, é indicado para ocasiões especiais, como um aniversário de 50 anos, ou a realização das bodas de um casamento.

Com acabamento superior, esse tipo ainda proporciona a abertura panorâmica 180º, que é aquela que dá para ver a foto inteira em duas páginas, sem comprometer com a lombada. Quando surgiu, seu uso era restrito aos profissionais.

Como fazer um photobook (estilo scrapbook)?

Agora, se a ideia é fazer um álbum customizado, que fique a sua cara, a melhor opção é trabalhar em uma colagem, criando um scrapbook. Esse é um livro com vários recortes personalizados. Tem quem prefira customizá-lo apenas com adesivos e tags. Mas o photobook pode ser mais original e lúdico.

O primeiro passo é definir o tema do scrapbook. Fez uma viagem recentemente? Tem uma data importante chegando? Essa definição vai ajudar a selecionar as imagens. Lembre-se de que uma das premissas do photobook é que conta uma narrativa.

Se vai registrar uma viagem ao exterior, por exemplo, comece com fotos do dia em que foi tirar o visto. Depois, inclua fotos da chegada ao aeroporto de partida e chegada.

Para facilitar, use um aplicativo para organizar. Só, então, passe para os momentos mais marcantes, a visita aos pontos turísticos, alguma experiência memorável que viveram durante a viagem, mas principalmente, registros que façam você lembrar como o período foi especial.

Uma sugestão é montar o scrapbook com fotos instantâneas. Elas dão um toque vintage às suas memórias. Se possível, misture os formatos e modelos, usando fotos editadas e originais, para deixar o álbum mais dinâmico!

Organize seus photobooks por temas

Como ensinamos no tópico anterior, o tema é uma das partes mais importantes a considerar. É uma decisão estratégica, também, porque, se for pensada antes mesmo dos registros, você vai poder trabalhar mais em sua composição, sendo mais intencional e já analisando quais filtros mais combinariam com cada um.

Essa organização é importante para quando decidir, no futuro, rever as fotos. Além de relembrar como montá-los, vai conseguir reviver cada momento, as pessoas com quem convivia, os lugares que visitou e as datas que foram marcantes em sua vida.

Que tal aproveitar sua Instax para fazer o material que vai compor o photobook? O uso dessa câmera é uma garantia de fotos originais e naturais, perfeitas para quem ainda está aprendendo a fazer seus próprios álbuns e começou a investir nesse hobby há pouco tempo. Você vai ver que é viciante registrar as memórias dessa forma!

Gostaria de ler mais conteúdos e dicas sobre como usar sua Instax? Assine nossa newsletter!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top