Skip to content

lifestyle

ondas
dicas para aproveitar o Carnaval

6 dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável

13 de fevereiro de 2023

 

Como aproveitar o Carnaval de forma saudável e proveitosa do início ao fim? — essa é uma dúvida frequente entre o pessoal que aguarda ansiosamente esse feriadão desde o início do ano. Afinal, são muitos dias de diversão, paquera, viagens, coreografias das músicas em alta, registros para as redes sociais, e por aí vai.

Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que mostram como fazer isso de forma fácil e descomplicada. Acompanhe o post para saber como se organizar para a folia!

Quem se cuida se diverte muito mais!

Garantir que a sua saúde e o seu bem-estar estejam em dia durante todo o período de festa e celebração é essencial para você conseguir curtir cada momento, mas isso traz também outros benefícios. Por exemplo, reduz a sua exposição a situações de perigo, evita que você tenha perdas materiais e também reduz gastos com imprevistos.

Quais as dicas para aproveitar o Carnaval sem perrengue?

Confira as dicas para aproveitar o carnaval com bem-estar e sem imprevistos que estraguem a sua folia. Por isso, tome nota de cada sugestão!

1. Dê preferência roupas leves e calçados confortáveis

Uma das primeiras dicas para curtir o Carnaval é usar roupas leves em todos os quatro dias de festa. Por exemplo, camisetas, regatas, shorts e bermudas. Peças desse tipo são excelentes para que você se movimente sem dificuldade e não sofra com calor excessivo. De quebra, ainda são fáceis de serem customizadas, viu?

Já no quesito calçado, prefira o tênis. Sandálias e chinelos são confortáveis, é verdade, mas podem se quebrar e sair dos seus pés durante o pula-pula. Isso sem falar que deixam os seus dedos expostos a pisões e machucados.

Por outro lado, os tênis, além de garantirem conforto, oferecem mais segurança e proteção para os seus pés. Sem falar que ajudam a amortecer os impactos ao saltar, andar, correr etc.

2. Beba bastante água!

Manter-se bem hidratado é essencial todos os dias — e isso é ainda mais importante no Carnaval. Afinal de contas, você vai pular, dançar, brincar, correr atrás de trio elétrico, etc.

Ou seja, vai se manter ativo por horas a fio, o que vai fazer você transpirar e ficar com sede. Por isso, sempre que possível, tenha uma garrafa de água em mãos. Dessa maneira, você alivia o calor e evita a desidratação.

3. Não exagere no álcool

Ao decidir beber alcoólicos neste Carnaval, redobre a atenção para não passar do ponto. Isso é importante não só para fugir da temida ressaca, mas também para a sua segurança e integridade! Para tanto, evite consumir álcool sem ter se alimentado adequadamente e não misture diferentes tipos de bebidas em um curto espaço de tempo.

Já nas ruas, não aceite copos ou garrafas abertas com drinks de estranhos e não se afaste dos seus amigos quando for beber. Assim, caso se sinta mal ou mesmo precise de ajuda, eles vão estar ao seu redor para lhe auxiliar e até mesmo levar você até um serviço de saúde.

Lembra da água que nós falamos acima? Intercalar um drink com uma garrafinha de água pode te garantir disposição e reforçar a hidratação!

4. Passe protetor para a folia ao ar livre

Vai curtir algum bloco de Carnaval ou festa ao ar livre durante o dia? Então antes de sair de casa passe protetor solar nas partes do corpo que estão à mostra, como braços, pernas, pescoço, ombros e, em especial, o rosto.

Muita gente esquece de fazer isso e permanece horas a fio exposta ao combo: sol + altas temperaturas. Como resultado, podem ter insolação, irritação, vermelhidão e/ou queimaduras. Portanto, previna-se para evitar esse tipo de problema para que ele não cause desconforto, afete sua autoestima e acabe estragando as suas celebrações.

5. Evite carregar mochilas ou bolsas no Carnaval

Aproveitar bem o Carnaval requer estar com o mínimo possível de coisas com você. Afinal, não se trata apenas de se precaver contra roubos e furtos, mas também contra a perda de objetos pessoais. Isso sem falar que não dá para pular e se divertir com todo o gás carregando mil e uma cosias, não é mesmo?

Portanto, nada de sair de casa com mochilas, bolsas, pochetes e outras opções que tomem espaço, representem um peso extra e ainda demandam que você fique de olho nelas para conferir se não foram abertas e/ou remexidas por terceiros.

No lugar, invista na doleira que, além de pequena e de não ter volume, pode ser usada debaixo da camiseta/camisa. Ela é ideal para você guardar apenas o necessário: como celular, identidade, carteira do plano de saúde, cartão de crédito e dinheiro em espécie.

Dica extra: se possível, desinstale os aplicativos de bancos ou coloque senhas e verificações duplas para acessá-los. Isso ajuda a evitar uma dor de cabeça a mais se algo acontecer com o seu celular.

6. Planeje-se antes de cair na estrada

Se você planeja viajar de carro no Carnaval para ir, por exemplo, a uma casa de praia ou aproveitar a folia em outra cidade, é importante se planejar para a viagem. Comece programando a revisão do veículo para garantir que está tudo ok para dirigir por horas a fio na estrada. Além disso, abasteça o tanque por completo para não ficar sem combustível.

Um terceiro cuidado que deve ser tomado é quanto ao trajeto. Se você já está familiarizado com ele, excelente. Caso contrário, pesquise por ele na internet para se informar como é a rota, se há locais que cobram pedágios, se há desvios ou obras ao longo dela e se há estabelecimentos comerciais no caminho — como postos de gasolina e restaurantes.

Assim, caso precisem parar para descansar ou comer, o que é provável de acontecer em viagens longas, você e os demais viajantes já terão uma ideia de onde fazer isso.

Por fim, cheque quais são os horários de pico no trânsito da sua região para saber em que períodos do dia as pessoas estão pegando a estrada. A partir daí é possível evitar engarrafamentos e usar apps de GPS para achar ruas e avenidas que levem mais rápido até a rota da sua viagem.

Como fazer boas recordações do Carnaval?

Para guardar boas memórias do Carnaval, aposte em eternizar os principais momentos desse período com o auxílio de uma câmera instantânea. Ainda mais ao viajar com a galera.

Por exemplo, registre a hora em que o pessoal se reúne para viajar de carro, a chegada ao local de destino, os looks e fantasias pensados para a folia, os programas turísticos, o comparativo do indo para a festa x voltando da festa, etc.

Sem dúvidas, você terá fotos criativas (que ficam um sucesso com ou sem uso de flash) e que contribuem para todo mundo reviver os bons momentos dessa aventura.

Gostou das dicas de como aproveitar o Carnaval sem abrir mão do bem-estar, do conforto e da segurança? Planeje-se para seguir à risca cada um delas e para compartilhá-las com seus amigos. Assim, eles também podem aproveitar ao máximo os quatro dias de festa com o mínimo de contratempos.

Veja como fazer fotos de paisagens e arrasar nos registros de Carnaval com a sua turma!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top