Skip to content

tendências

ondas
fotografia de moda urbana

Fotografia de moda urbana: conheça o estilo!

12 de dezembro de 2022

A fotografia de moda é não só uma forma de expressão e criatividade, mas uma ferramenta de informação. Para criar um conceito de fotografia de moda urbana é preciso tomar duas principais decisões: quais informações de moda serão reportadas e em qual locação serão capturadas. O ensaio pode ocorrer em ambientes externos e internos.

Para pertencer ao gênero de fotografia de moda urbana é preciso escolher um cenário que remeta ao urbanismo, com cores e texturas mais ásperas e acinzentadas, tons escuros e atitude despojada. Montar um mood board de referência ou uma pasta no Pinterest pode ajudar a direcionar e materializar melhor suas escollhas.

Esse estilo urbano carrega características que são atemporais, embora tenha surgido há 50 anos. Na TV, o que mais encontramos são referências fashionistas a esse modo de vestir. Séries como Sex and the City e filmes, como O Diabo veste Prada, são ícones do lifestyle urbano.

Vamos falar sobre isso? Aproveite os próximos tópicos!

O que é moda urbana?

Moda urbana é a moda de rua, também conhecida como streetstyle. Ela surgiu nos Estados Unidos, em bairros de periferia de cidades como Nova Iorque. Artistas de hip hop estavam ascendendo e, com eles, um estilo completamente autêntico e diferente do que as pessoas estavam habituadas a ver por aí.

Nike e Adidas foram marcas que quiseram surfar na onda e, por isso, ainda hoje, podemos perceber grandes nomes, na arte e no esporte, sendo associados a elas. Os tênis são um dos principais pontos dessa moda, juntamente ao uso de acessórios marcantes, como colares, relógios e bonés.

A ideia por trás de seu nascimento era ostentar, mesclando o suburbano com o extravagante. Por isso, os traços não eram nada discretos.

A intenção era chamar a atenção, ser ousado e chamativo. Uma das grandes heranças desse estilo é a mistura de vários outros, com múltiplas possibilidades, respeito às culturas e a priorização do conforto.

Quais são as características da moda urbana?

A moda urbana se caracteriza não mais pela ousadia, pelo contrário, traz consigo um ar mais clean, seguindo a máxima do “menos é mais”. Quem é adepto desse estilo — que é um dos sete estilos universais — se preocupa em mostrar modernidade e coerência por meio do que veste.

Como qualquer estilo, o urbano reúne alguns elementos de outros, como o casual. Os itens são mais despojados e os looks transmitem autoconfiança, personalidade e liberdade.

As peças oversized, como as calças boyfriend, fazem parte da herança dos anos 1970 e 1980. Você se lembra de quando o conforto se tornou uma prioridade? Foi nessa época.

Em relação às cores, as mais escuras são as consideradas essenciais. Visto que o contraste é um dos objetivos, quem se identifica com esse estilo se preocupa em alternar peças e acessórios, como o preto e o dourado. Cores neutras, como o cinza e o marrom, ajudam a montar o guarda-roupa.

Você já deve ter percebido nas fotografias de moda urbana que as estampas ficam em segundo plano. Quem segue esse estilo prefere investir em estampas mais discretas, de preferência geométricas, com linhas e padrões, que combinam com as formas concretas e retas das grandes cidades.

Por fim, vamos falar dos cortes! As peças urbanas evitam marcar o corpo. Então, os looks são compostos por calças largas de alfaiataria, blusas de gola alta e camisas sociais.

Enquanto nos anos 1980 era mais comum usar tênis esportivo, dessa vez, os tênis brancos ganham a cena e são os mais utilizados. Eles acompanham peças de moletom, jaquetas de couro, botas coturno e acessórios minimalistas.

Como fazer fotografia de moda urbana?

Para registrar esse estilo, não basta sair com uma câmera na rua procurando os melhores looks. Aspectos como a iluminação e a exposição são relevantes para que o trabalho seja perfeito. Confira os próximos tópicos e entenda o que levar em conta para assegurar bons registros.

Ambiente

Falou em fotografia de moda urbana, pensou em rua, não é mesmo? É verdade! No cenário urbano a rua é o grande símbolo, então, sempre carrega simbolicamente esse estilo de vida. Mas não é preciso ir à rua para construir essa estética.

Afinal, é totalmente possível criar um cenário em estúdio Nesse ambiente, você tem mais controle da iluminação, evitando sombras indesejáveis e até mesmo problemas logísticos — como a troca de roupa ou a presença de outras pessoas no ambiente.

Modelos

A moda se tornou cada vez mais plural. Então, para combinar com esse estilo de fotografia, é essencial que os modelos espelhem essa pluralidade. Os looks de streetstyle demandam autenticidade e autoconfiança. Procure pessoas que demonstrem isso ou se prepare para direcioná-las na hora dos cliques.

Lembra que falamos do Pinterest? Tenha sempre uma pasta que possa compartilhar com seus modelos, para mostrar as inspirações e poder dirigir as ações e poses de forma mais prática.

Equipamento

Os modelos Instax, da Fujifilm, são ótimos para esse tipo de ensaio. Os do tipo SQ, inclusive, permitem que as fotos sejam editadas na hora, com uma variedade incrível de filtros, e ainda permitem que você tenha um registro único em formato analógico. A estética analógica traz um apelo nostálgico e cool para esse cenário urbano. E com os recursos da SQ, é possível incluir elementos digitais nesse processo: o melhor de dois mundos.

Edição

A fotografia de 2022 nem sempre se limita a filtros. Até porque esses recursos mexem na imagem como um todo, e a edição engloba todo e qualquer ajuste, por menor que seja.

Fotógrafos têm um olhar apurado para o que precisa ser modificado. Quanto mais se profissionalizam, maiores as chances de essas mudanças serem imperceptíveis.

Se forem fotos informais, dá para recorrer aos aplicativos de foto, que existem aos milhares nas lojas de apps. Iluminação, brilho, contraste, e muitos outros aspectos podem ser configurados por lá. Contudo, se for algo mais específico, talvez seja melhor recorrer aos softwares profissionais.

Captar os looks de rua permite que se conheça mais sobre a cultura de um local. O que se vê na região Centro-Oeste, por exemplo, é completamente diferente do que se encontraria no Nordeste. O clima, os gostos, as preferências, vários pontos influenciam a forma como as pessoas se vestem — e isso se percebe facilmente quando chega a hora de registrar.

Por isso, a fotografia de moda urbana vira negócio para dezenas de fotógrafos e, até mesmo, para quem o faz de maneira informal. Vale a pena conhecer a fundo esse estilo de foto.

Agora, que tal aprender dicas básicas de iluminação para fotos? Confira!

Tags TAGS:

1 Comment

  1. Fotógrafo Thiago Costa em 4 de setembro de 2023 às 11:15

    Excelente POST! As pessoas procuram muito fazer fotos sociais em cenários urbanos. As ruas ganharam um novo olhar e os fotógrafos estão cada vez mais adaptando para o estilo Lifestyle de fotografia. O que é ótimo para aquecer o mercado que vem influenciado pela onda das redes sociais. Parabéns pelo POST!!!

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top