Skip to content

tendências

ondas
photo dump

Photo Dump no Instagram: entenda como funciona essa tendência

27 de julho de 2023

Se há uma rede social que sempre está se atualizando, com os usuários compartilhando novas formas de publicação de conteúdo, essa é o Instagram — sem dúvidas quanto a isso. Tanto é que, frequentemente, você se depara com trends internacionais para inovar o seu perfil e aquilo que compartilha com os seus seguidores. Uma das tendências mais badaladas do momento é o Photo Dump.

Você não está acompanhando essa proposta e não sabe como utilizá-la? Então, confira com atenção este post para saber tudo a respeito!

O que é Photo Dump?

Trata-se de uma tendência da rede que consiste em expor, por meio de uma única publicação, algumas das fotos tiradas em um determinado período — geralmente, o último mês, semestre ou ano — e que têm um significado especial para você.

Isso porque elas mostram, por exemplo, a sua evolução pessoal, os locais que visitou, as coisas que experimentou, as mudanças na sua vida ou mesmo as conquistas alcançadas nesse intervalo.

O ponto alto do Photo Dump é não se apegar a filtros, recortes ou colagens, entre outras opções de edição — deixando-as completamente de lado. Afinal, o ideal é que as fotos sejam mostradas tal como foram tiradas, pois os significados e as histórias por trás de cada registro é o que realmente importa.

Como utilizar o Photo Dump no seu perfil?

Agora que você entendeu o que é essa tendência, deve estar se perguntando como aderir ao Photo Dump. Pois saiba que ele pode ser publicado tanto no feed do seu perfil quanto nos stories.

No primeiro caso, você faz o chamado post carrossel, com o máximo de imagens que puder. Lembre-se de que esse recurso da plataforma permite, no máximo, 10 sequências.

Já no caso dos stories, há dois caminhos possíveis. O primeiro — e mais popular — é por meio das famosas caixinhas do Instagram, que pedem para os usuários publicarem os próprios Photo Dumps. Ao optar por essa alternativa, você monta uma grade com até seis imagens (o máximo permitido), atende ao pedido da caixinha e a republica nos seus stories.

O segundo caminho é para quem não quer ficar dependente desse mecanismo. Basta lembrar que não é sempre que você vai ver seus amigos e pessoas que seguem compartilhando esse tipo de caixinha em específico, não é verdade?

Portanto, você monta o seu story por meio da ferramenta de layout, dividindo a tela em seis blocos para registros diferentes. Após fazer a seleção de imagens, é possível finalizar com a hashtag #PhotoDumb, para indicar do que se trata a publicação.

Como fazer Photo Dump no Instagram?

No primeiro tópico, mostramos como publicar o seu Photo Dump — seja no feed, seja nos stories. Agora você vai conferir algumas dicas para definir a composição e ter uma sequência de imagens realmente significativa. Tome nota!

Decida o tipo de Photo Dump que você fará

O primeiro passo é bater o martelo sobre o tipo de Photo Dump que você vai fazer. Isso porque existe uma diversidade grande quando falamos dessa trend.

Há quem faça publicações mensais, por exemplo. Nesse caso, a sequência pode ser de diferentes vivências do mês, indo desde um encontro com os amigos até a entrada na faculdade dos sonhos. Já o Photo Dump anual vai contar uma foto que resuma ou traga o principal acontecimento de cada mês.

Por outro lado, há o mensal do trabalho, que já tem uma pegada mais temática: o foco está em mostrar os principais momentos, desafios e descobertas da experiência profissional — algo ainda mais marcante quando você está começando no emprego.

Não se preocupe em escolher apenas imagens com pessoas

Lembre-se de que não se trata de mostrar, exclusivamente, você e outras pessoas próximas (como amigos e familiares). Isso pode ocorrer, mas não é uma imposição. Objetos, coisas e animais (como os pets) também podem fazer parte das suas sequências de imagens.

Por exemplo, você pode inserir uma fotografia daquele livro que mexeu com os seus sentimentos e entrou para o seu ranking de melhores leituras, do lugar turístico que visitou nas suas férias, daquele prato que não saboreava há muito tempo e marcou sua infância — e por aí vai.

Busque criar uma linha cronológica no Photo Dump

Vale a pena fazer uma sequência de registros que sigam uma linha do tempo no Photo Dump, de acordo com as vivências que você teve no período em questão.

Isso é muito bacana não só para você recordar no futuro como foram esses dias, mas para criar uma narrativa visual para os seus seguidores. Assim, eles vão entender melhor o por quê da seleção de imagens, e as mudanças e transformações que você apresenta entre elas.

Como vimos, o Photo Dump é uma tendência que busca ir além do mero compartilhamento de imagens ou da criação de um feed muito editado. A ideia é celebrar momentos especiais e eternizar memórias importantes. Portanto, comece a aderir a essa tendência e dê um novo significado às suas publicações!

Curtiu o post e quer caprichar na escolha dos registros para o seu perfil? Então, veja 10 dicas de como tirar fotos para as redes sociais!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top