Skip to content

lifestyle

ondas
rotina de skin care

Entenda por que ter uma rotina de skincare ajuda na saúde da sua pele

19 de abril de 2023

Cuidar da pele significa cuidar da própria saúde. Se observar e iniciar uma rotina de skincare ajuda a prevenir e tratar espinhas, manchas, oleosidade, acne, poros dilatados e até doenças, como o câncer de pele.

Isso mesmo, cuidar do rosto é coisa séria! Por isso, é importante conhecer seu corpo e ter um acompanhamento profissional com dermatologista para estabelecer uma rotina para a sua pele. Com isso, você ganhará mais saúde, suavidade, hidratação e maciez para o seu rosto.

Continue a leitura e saiba mais sobre qual a importância da skincare!

O que não pode faltar em uma rotina de skin care?

Se você está aprendendo como fazer skincare, saiba que o primeiro passo é começar pelo básico. Sem dúvidas, o protetor solar é um dos itens mais importantes, já que ele protege o rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB.

Utilizar o protetor solar diariamente é fundamental para prevenir o câncer de pele, além de manchas e o envelhecimento da pele, causado pelo aumento de radicais livres no organismo.

Não pense que o produto é exclusivo para quem vai à praia durante o verão. O protetor solar deve ser usado diariamente, independentemente da estação do ano, de estar em um local aberto ou fechado. Outro cuidado importante é reaplicar o produto durante o dia ou quando o rosto entrar em contato com a água e o suor.

A boa notícia é que a indústria de cosméticos já disponibiliza produtos com mais de uma função, como base e protetor solar em um só item. Isso facilita a rotina e até garante mais economia para o seu bolso.

Quais os principais produtos?

Para facilitar a sua vida, vamos indicar um passo a passo com a ordem e os produtos ideais para a sua rotina de beleza. Mas saiba que todos os produtos escolhidos devem ser indicados para o seu tipo de pele, sela ela seca, mista ou oleosa. Confira!

Limpeza

O primeiro passo é remover todas as impurezas do rosto. Se ainda houver vestígios de maquiagem, use demaquilantes. Eles também ajudam a reduzir a oleosidade. Depois, lave o rosto com sabonetes à base de glicerina ou até sabonetes infantis, que permitem lavar o olho sem arder.

Com o rosto molhado, coloque o produto nas mãos e faça movimentos circulares na pele. Depois enxágue com água em abundância até retirar todo o produto e impurezas. Finalmente, seque o rosto com uma toalha delicada.

Esfoliação

A esfoliação deve ser realizada duas vezes por semana para retirar o acúmulo de células mortas presente na pele. Para isso, você deve prepará-la com um leve aquecimento para abrir os poros.

Você pode utilizar os vapores que vêm da água morna durante o banho ou mergulhar uma toalha limpa em água morna, fazendo uma leve compressão no rosto. Em último caso, use uma água termal e espere o efeito do produto por cerca de 3 minutos.

Depois, comece a esfoliação com o item indicado pelo seu dermatologista: físico, químico ou enzimático. Para facilitar a aplicação, use uma luva esfoliante e aplique o produto na pele com movimentos suaves e circulares. Deixe formar uma espécie de espuma, enxágue com água abundante e seque bem o rosto.

Hidratação e proteção

Existem inúmeros produtos hidratantes disponíveis no mercado, certamente você encontrará um apropriado para o seu tipo de pele e preferências pessoais, como textura, cheiro e tipo de absorção. Após a aplicação e secagem do produto, finalize com uma camada de protetor solar com o fator indicado pelo seu dermatologista.

Bônus: tratamento

As três etapas anteriores são obrigatórias na sua rotina diária. Mas se você deseja um efeito mais prolongado e intenso, invista em itens de tratamento facial, como tônicos, máscaras, séruns e géis refrescantes. Outra opção é marcar uma limpeza profunda com um profissional, deixando sua pele ainda mais nutrida.

Qual a importância de ter a skincare em dia?

Além da beleza, os cuidados com a pele estão diretamente relacionados ao bem-estar e ao cuidado mental. Quanto mais você investe na sua própria natureza, menos ficará refém de filtros em redes sociais e produtos sofisticados, como maquiagem HD. Deixar a pele livre, respirando e saudável é muito benéfico para o seu rosto.

Entre as vantagens de manter uma rotina de skincare, estão:

  • melhora da aparência;
  • uniformidade da pele;
  • prevenção de doenças;
  • prevenção ao envelhecimento;
  • tratamento de manchas e marcas de acne.

Se naturalmente a sua pele já está limpa, hidratada e protegida, cada vez menos você vai precisar de produtos de maquiagem no dia a dia. Na hora de aparecer em fotos, por exemplo, basta ter algum equipamento que favoreça a iluminação para fotografias, como um ring light.

Além disso, o bem-estar de uma pele bem cuidada contribui para o aumento da autoestima, do bom humor e até da sensação poder. Com isso, seus dias se tornam mais leves e agradáveis, assim como os seus relacionamentos pessoais, em casa e no trabalho.

Como incluir o skincare na rotina?

A rotina corrida é um grande empecilho para os cuidados diários. No entanto, existem vários mecanismos para facilitar a sua rotina de skincare. Uma delas é a localização dos produtos: procure deixá-los em local de fácil acesso, próximo a um espelho. Pode ser uma prateleira do banheiro ou uma bolsa. O importante é que os itens estejam sempre no mesmo lugar, de preferência na ordem de uso.

Outra dica é criar um mapa visual com os horários e ordem de aplicação dos produtos. Você pode até colocar um calendário embaixo para marcar com um “X” quando concluir a rotina do dia. É uma espécie de recompensa mental que estimula a continuidade. Para não ter erro ou esquecimento, crie alarmes no celular. Dessa forma, os resultados serão mais eficientes e perceptíveis, proporcionando aquela pele dos sonhos!

A saúde da sua pele é muito beneficiada com uma rotina de skincare organizada e constante. Com acompanhamento profissional e produtos adequados, a prática se torna mais eficiente e, consequentemente, mais fácil de seguir. Logo, a sensação de bem-estar estará presente em qualquer circunstância: de cara limpa, com maquiagem ou até em vídeos e fotos! Sentir-se saudável é a forma de beleza mais autêntica que existe!

Agora que você já sabe como adotar uma rotina de skincare, descubra como ajustar o tom de pele na fotografia!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top