Skip to content

dicas técnicas

ondas
Leia este texto e aprenda de uma vez por todas como editar fotos como um profissional. Confira o passo a passo!

Passo a passo para editar fotos como um profissional!

17 de abril de 2023

Hoje em dia, no universo da fotografia digital, a prática de tirar fotos representa apenas metade do processo de criação fotográfico. O resto consiste em aperfeiçoar a imagem em programas para editar fotos.

Praticamente todas as fotos profissionais que você viu digitalmente passaram pela fase de edição. Muitas têm sua essência totalmente alterada para expressar a subjetividade desse mundo visual. Já outras fotografias são editadas com ênfase na correção de brilho, exposição, cor, entre outras. Ou seja, essa ferramenta garante que as imagens fiquem mais atraentes aos olhos de observadores

Se você deseja arrasar na edição de fotos, continue a leitura e conheça um passo a passo que te ajudará a editar fotos como profissional. Acompanhe!

Desenvolva um estilo pessoal

Antes de qualquer coisa, é fundamental desenvolver o seu próprio estilo de fotografia. Para isso, você pode pesquisar várias referências e decidir com quais delas existe mais identificação.

Em seguida, analise as imagens e procure elementos que te agradem e que fazem parte da composição de cada uma delas. Observe o antes e depois, caso tenha acesso, e após isso, faça a comparação. Veja se você gosta do tipo de edição, o que mudaria ou o que faria exatamente igual.

Assim, você conseguirá desenvolver o seu olhar fotográfico e evoluir rapidamente no objetivo de obter resultados profissionais em suas fotografias. É importante ressaltar que não existe uma forma única e correta de editar fotos, isto é, cada profissional faz do seu jeito.

Alguns fotógrafos costumam trabalhar com a vibração ou saturação das cores, enquanto outros profissionais preferem as fotos em preto e branco. Enfim, todo dia surgem novas possibilidades.

Porém, se você não sabe por onde começar, basta fazer alguns questionamento na hora de editar: o que eu realmente quero? O que eu mudaria nessa foto? A foto está inclinada demais? Eu gostaria que fosse mais escura ou mais clara? O brilho e a saturação estão bons? Essa imagem faria parte do meu álbum de fotos profissional?

Depois de descobrir e entender o que você realmente gosta, precisa ou quer, já pode ir para a próxima etapa: a edição de fotos.

Use programas e aplicativos

Atualmente, há muitas alternativas no mercado no momento de escolher o programa de edição de fotos. Entre eles, existem os mais comuns, que permitem ajustes básicos da imagem, e os mais avançados, que permitem alterar completamente a fotografia.

Em relação aos programas mais simples entre os fotógrafos, podemos citar o Capture One Pro, Adobe Photoshop e Adobe Lightroom. Todos eles oferecem a opção de você experimentar gratuitamente, antes de comprar de fato alguns desses programas.

Além disso, existem diversos aplicativos de fotografia tanto para iPhone (iOS) quanto para Android, incluindo opções gratuitas. Eles trazem diferentes tipos de recursos, como gerenciamento da galeria de fotos do dispositivo móvel, retoques em imagens, inúmeros filtros e ajustes manuais, perfeitos para postar em redes sociais.

Separamos algumas boas opções de aplicativos de edição de fotos para você instalar no seu celular. Confira!

Snapseed

Desenvolvido pelo Google, este é um dos editores de fotografias para celular mais conhecidos, com mais de 100 milhões de downloads na Play Store.

A principal vantagem em relação a outros serviços é que ele é totalmente gratuito, com vários recursos e ferramentas de edição, que são encontrados apenas na versão premium de outros aplicativos concorrentes.

Pixlr

Bastante conhecido no computador, o Pixlr também oferece uma versão para celulares, indicado para criação de colagens e correções de imagens. O aplicativo conta com várias funcionalidades, como filtros para dar mais personalidade e estilo às fotos, ferramentas para destacar cores, corte e redimensionamento de fotos.

Cymera

O Cymera é um aplicativo que se destaca bastante quando o assunto é “câmeras de beleza”. Ele disponibiliza alguns recursos como efeitos e filtros de realidade aumentada que simulam maquiagens, aplicam retoques no rosto para selfies e alteram cortes de cabelo.

O aplicativo ainda vai além dessa função, com opções para edição de fotos, recortes e adaptação para redes sociais.

VSCO

Para você que tem o hábito de postar fotos nas redes sociais, o VSCO é uma ótima alternativa, já que oferece inúmeros filtros. Este é um aplicativo que também pode ser utilizado como uma rede social para quem é fã de fotografia. Além disso, ele se destaca por oferecer efeitos retrô e diversos filtros para as imagens.

Photoshop Express

Editor de fotos mais conhecido do mercado, o Photoshop oferece uma versão adaptada para smartphone e uma versão gratuita. Embora não seja tão completo quanto sua versão para PC, este é um aplicativo que pode agradar desde pessoas que procuram por recursos mais simples até aqueles usuários mais exigentes.

Picsart

Contando com algumas ferramentas avançadas, o Picsart também é uma ótima opção para quem deseja um aplicativo com funcionalidades que focam na interação entre os usuários.

Além de espaço para edição, ele disponibiliza áreas para participar de desafios e compartilhar produções com a comunidade.

Lightroom

O Adobe Lightroom é uma excelente opção para criar efeitos profissionais nas fotos. Com a sua própria câmera e biblioteca, ele reúne inúmeras funções utilizadas na versão de computadores e permite desenvolver diversas composições em seu celular.

Libere a sua criatividade

Se alguma coisa despertou sua atenção, tenha coragem e aplique na sua edição de imagens. Não estabeleça limites para sua criatividade. É por meio de experimentos que você conseguirá compreender como cada fotografia sua será construída.

Como você pode ver no tópico anterior, a internet disponibiliza uma série de recursos gratuitos, basta utilizá-los. Entenda como funciona cada uma dessas ferramentas e como elas se comunicam. Uma ótima ideia é assistir bons vídeos e se inspirar neles.

Não se esqueça, o único estilo de edição é aquele que mais combina com sua essência. Não hesite em experimentar até encontrar o que te deixará feliz.

Não tenha medo de ousar nas cores

Ousar é descobrir se uma ação é ruim ou boa. Quando se trata de cores, ousar é entender como elas podem combinar com o seu estilo de edição. Vale ressaltar que assim como a iluminação, as cores são fundamentais na construção do estilo que você aplica nas fotografias.

Uma maneira de entender como as cores fluem bem nas fotos é observando como outros fotógrafos conseguem deixar suas edições inesquecíveis. Alguns softwares permitem que você explore como deseja editar suas imagens, seja com tons frios ou quentes, cores desbotadas ou saturadas.

Além disso, uma ótima recomendação é a fotografia Blue Hour. Uma tendência que tem conquistado muitos fotógrafos profissionais.

Utilize filtros e predefinições

Existem vários programas de edição de fotos ou mídia social que contam com filtros à disposição para serem usados a qualquer hora. Os filtros são parecidos com receitas de edição de imagens, já que possuem padrões de edição já prontos para serem aplicados nas imagens e conseguir uma certa aparência na sua foto.

Basta procurar e experimentar os inúmeros filtros integrados, e então, escolher qual deles se encaixa melhor com a foto que você deseja tirar. O simples fato de usar um filtro, pode fazer com que suas fotografias fiquem muito mais profissionais, mesmo que você não tenha tanto conhecimento para editar fotos.

Recorte a cena

Uma outra dica é a possibilidade de cortar uma imagem (retirar as bordas indesejadas) de maneira que combine com o seu objetivo.

Você pode modificar a ideia inicial da fotografia apenas usando essa técnica para obter o resultado almejado. A partir desse recorte, é possível deixar a imagem menor e até mesmo permitir que o principal assunto da cena ocupe uma parte maior no enquadramento.

Essa prática é muito utilizada entre os fotógrafos profissionais, já que os amadores costumam deixar bastante espaço ao redor do objeto principal.

Saiba como usar nitidez nas imagens

Uma informação que poucos sabem, porém, crucial no mundo da edição de fotos, é que a aplicação de nitidez é melhor utilizada no caso da atividade ser direcionada para fotografias impressas.

Infelizmente, muitas pessoas exageram na aplicação desta poderosa ferramenta, principalmente em fotografias que não são impressas. Portanto, lembre-se que exagerar na quantidade de nitidez, só deixará sua foto com pixels “supervisíveis”, fazendo com que ela pareça forçada.

Além disso, é importante destacar que a utilização exagerada de nitidez deixará a imagem granulada. Por isso, no momento da aplicação, entenda sua edição. A nitidez é um dos últimos instrumentos a ser utilizado, é necessário ter cuidado e um olhar treinado para saber como aplicar.

Experimente os ajustes simples

É normal e compreensível que você tenha uma certa ansiedade para usar alguns comandos. Porém, antes de utilizar, é importante experimentar antes os controles deslizantes básicos.

São comandos extraordinários responsáveis por deixar suas fotos com uma aparência incrível. Entre eles, podemos citar os controles de:

  • Saturação;
  • Vibração;
  • Claridade;
  • Sombras;
  • Realces;
  • Contraste;
  • Exposição.

Descubra como cada um deles afeta diretamente sua foto. Entender como funciona aquela predefinição e quais controles deslizantes foram utilizados é uma ótima descoberta. Assim, você consegue se sentir seguro para ajustar esses recursos em suas imagens.

Depois disso, é possível ainda iniciar uma exploração nas ferramentas, como o pincel de ajuste, filtro radial, filtro graduado, entre outros recursos.

Você pode conhecer um passo a passo com as principais dicas sobre como editar fotos. A partir disso, lembre-se de criar e explorar seu próprio estilo. Experimente sempre coisas novas, abuse desses recursos e sempre que errar, faça de novo.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite a visita em nosso blog e conheça 3 dicas de como fazer as melhores fotografias de paisagens!

Tags TAGS:

E aí, gostou? Conta pra gente!





relacionadas

Lamento, não encontramos nenhum post. Tente uma pesquisa diferente.

Saiba onde comprar

Saiba onde comprar

Scroll To Top